Escola, espaço de aprendizado

Você sabia que 15 de março é o Dia da Escola? Pois é! No nosso calendário há um dia reservado para homenagear essa instituição tão importante para a formação de crianças e jovens de todo o país.

Mas quando surgiu a ideia de reservar uma data específica para comemorar a existência da escola? E mais, quando surgiu a primeira escola? São essas entre outras curiosidades que vamos desvendar nesse artigo! Boa leitura!

Dia da Escola! Qual a origem da palavra escola?

A palavra “escola” vem do grego scholé, que significa “lugar do ócio”. Isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir.

O modelo de escolas que vemos hoje foram fundadas no século 12, na Europa. Antes, na Grécia antiga, as crianças eram educadas de um modo informal, sem a divisão que existe na escola da atualidade.

Na Europa medieval apenas os membros da igreja e poucos nobres tinham acesso ao conhecimento.

A iniciativa dos filósofos foi responsável pela “abertura” de vários centros de ensino, no entanto, eram os discípulos do filósofo fundador que levavam as escolas adiante. Cada um dos discípulos, valorizava uma área do conhecimento.

A arte da eloquência, ou seja, a arte de se expressar bem, era dirigida na escola de Isócrates, um exímio orador.

Já as escolas multitemáticas, que contemplam as disciplinas básicas que temos hoje, como matemática, ciências, história e geografia, só surgiram entre os séculos 19 e 20.

Certo! Mas como era passado o ensino antes do surgimento da escola?

Os pais eram os responsáveis de passar o conhecimento para os filhos. O saber era passado de pai para filho. Um tipo de educação domiciliar que temos atualmente. Claro que para os pais que escolheram essa modalidade de ensino, hoje, é muito mais possível, visto que tem a tecnologia a seu favor.

As primeiras formas de ensino surgiram entre 2400 a 4000 a.C. E por volta de 4000 a.C, os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme, considerada uma das primeiras formas de escrita.

Apenas no séc. 4 a.C é que surgem as primeiras “escolas” no sentido de haver um mestre que ensinava gramática, física, música, poesia e eloquência, mas não existia sala de aula no modo atual.

Por que o Dia da Escola é comemorado?

O Dia da Escola é comemorado no dia 15 de março. A data surgiu para celebrar a importância dessa instituição para todos, estudantes, professores e sociedade em geral.

A escola é um dos locais onde as crianças intensificam a convivência social. Lá elas podem colocar em prática regras e normas aprendidas em casas e as que são aprendidas no próprio ambiente escolar e que são essenciais para o desenvolvimento como seres humanos.

Esse dia é comemorado pelo que a escola representa e pela sua função educativa. Apesar de que atualmente podemos adquirir o conhecimento por diversos meios, como TV, rádios e, em especial, na internet, dentro do seio familiar, mas é por meio da escola que todas essas orientações e informações são sistematizadas, contribuindo, assim, para o aprendizado pessoal, profissional e social.

Adquirir uma boa formação escolar é essencial para a vida do indivíduo, seja no âmbito profissional ou social. Por isso a importância de se ter essa data no calendário nacional, ela permite relembrar o papel que a escola tem no desenvolvimento de todos os indivíduos.

O Dia da Escola e quando surgiu a primeira escola do Brasil?

O colégio dos jesuítas

A primeira ideia de escola surgida aqui no Brasil veio com os padres Jesuítas no período de colonização dos portugueses nas terras brasileiras.

Os Jesuítas, em 1549, tiveram a missão de catequizar os indígenas, únicos habitantes, na época, das terras tupiniquim. No entanto o ensino não se limitava a aspectos religiosos, pelo contrário, eles foram responsáveis pela a educação do Brasil por mais de 200 anos. Lá era ensinado a ler, contar e escrever.

A primeira escola primária brasileira foi fundada em Salvador, em 1549, pelo padre Manuel Da Nobrega. No ano seguinte, o jesuíta Leonardo Nunes chegou a São Vicente, litoral de São Paulo. Na cidade ele construiu um pavilhão de taipa no qual funcionava também uma escola primária. Em 25 de janeiro de 1554, foi inaugurado o Colégio Jesuítas da Vila Piratininga, data hoje comemorada como da fundação de São Paulo.

Mas em 1759, os jesuítas foram expulsos, deixando um vazio que foi tentado ser preenchido por diversas formas, mas sem êxito.

Apenas no começo do século seguinte, em 1808, com a mudança da sede do Reino de Portugal e a vinda da família Real para o Brasil-Colônia, a educação e a cultura tomaram um novo impulso, com o surgimento de instituições culturais e científicas, de ensino técnico e dos primeiros cursos superiores, como os de medicina nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.

Dicas para trabalhar o dia da escola

Para valorizar essa data na sua escola, nada como umas atividades práticas sobre essa instituição.

1- Mural do dia da escola.

Os alunos poderão criar um mural contando a história da escola onde estudam. Procurar imagens da escola desde o início da fundação até a atualidade e colar no mural.

Também poderão colar fotografias dos eventos que ocorreram, fotos com amigos e professores, brincadeiras realizadas no recreio, ou outras que a turma considere importante.

O mural poderá ser exposto na data em que é comemorado o dia da escola e deixá-lo anexado por um período além da data comemorativa.

2- Confraternizar-se com a família

Não é comum a escola convidar os pais para comemorar o dia da escola, na escola. Mas é uma atividade bem interessante fazer uma breve confraternização com as famílias nesse dia.

A escola poderá pedir para que os pais enviem com antecedência vídeos dos filhos dizendo qual a importância da escola na vida do aluno, da família. Depois marcar uma data para que esses vídeos sejam expostos e que todos assistam juntos.

Essa programação poderá ocorrer no final de cada turno. Nessa ocasião os pais poderão levar pratos culinários e compartilharem uns com outros. Essa é uma forma de aproximar as famílias da escola.

3- Túnel do tempo

Outra maneira de comemorar o dia da escola é a instituição elaborar um túnel do tempo. Essa atividade deverá ter a participação dos alunos e professores.

Nos corredores da escola serão anexadas fotografias na ordem cronológica, desde a fundação da escola aos dias atuais. Essa atividade parece com a da sugestão 1, mas nessa os pais ou responsáveis serão convidados a entrar na, e alguns alunos irão contando para eles a história da escola, como se fosse um guia turístico.

4- A árvore da escola

A árvore da escola é outra atividade bem simples, mas produtiva para trabalhar o dia da escola. A ideia é desenhar e colar na recepção da escola uma árvore com uma copa grande. Os professores deixarão os frutos para serem colocados pelos alunos que irão escrever dizendo por que eles gostam da escola, por que a escola é especial para eles?

Caso algum aluno relate que não gosta da escola, essa será a oportunidade de se avaliar e ver quais mudanças a escola deve aderir, de modo que todos se sintam acolhidos e vejam essa instituição como importante para a sua vida.

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui! 📚

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 😉

Referências:

Dia da Escola- Origem e aspectos gerais dessa data. Estudo prático. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/dia-da-escola-origem-e-aspectos-gerais/  Acesso em: 1 de mar. 2023.

História de como surgiram as escolas no Brasil. Objetivo Caucaia. Disponível em: https://www.colegioobjetivocaucaia.com.br/post/hist%C3%B3ria-de-como-surgiram-as-escolas-no-brasil . Acesso em: 6 de mar. de 2023.

Qual foi a primeira escola? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-foi-a-primeira-escola/  Acesso em: 1 de mar. 2023.

15 de março- Dia da escola. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-escola.htm Acesso em: 2 de mar. de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *