A educação como instrumento transformador da sociedade

educação

O que é preciso para a educação ser um instrumento transformador da sociedade?

Infelizmente a educação pública não é muito valorizada no Brasil. E quando é ofertada, muitas vezes não é de qualidade. Isso implica negativamente na vida das pessoas e contribui mais ainda para desigualdade. A escola muitas vezes é reprodutora de desigualdade. Como o aluno vai ser sujeito da sua educação, se não há meios para promover essa educação? A qualidade das escolas não são as melhores, infraestrutura inadequada. As políticas públicas têm um papel importantíssimo, pois todos tem direito a uma educação de qualidade.

Por isso é importante que todos lutem por uma educação de qualidade e de mais oportunidades para todos. A comunidade, escola, pais, alunos e professores devem lutar por condições melhores e uma educação ideal para todos. Só assim a educação vai ganhar a devida valorização que merece. Por isso que a educação é instrumento de transformação da sociedade, por esse motivo devemos batalhar por uma educação de qualidade.

Esse tema é extremamente importante para ser refletido atualmente. Como dizia Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. A educação é fonte de sabedoria e de melhores condições para mudar a vida das pessoas e com isso, a educação transforma o mundo ao nosso redor através das pessoas. A educação move o futuro, é resultado de aprendizado e principalmente da prática. Com isso a educação é a base de transformação, é capaz de tornar tudo diferente.

Como a educação pode transformar a vida das pessoas? Nesses tempos difíceis que enfrentamos, as pessoas tem buscado mais se aperfeiçoar. A chave para essas reflexões, é a educação.  E o mais importante, quais possibilidades a educação pode trazer para a vida das pessoas? A educação pessoal e profissional é um processo de transformação. É preciso buscar se aprimorar, ter um olhar além do nosso tempo, pensar mais amplo. Não apenas se limitar, mas procurar ir além.

Quando procuramos nos aperfeiçoar, como ler livros e tomar novas atitudes, isso pode voltar de forma positiva no futuro. Conhecimento nunca é demais. Buscar especializações, se qualificar e inovar seu futuro profissional através da educação. As pessoas não alcançam o sucesso muito rapidamente, isso é um processo de transformação e busca por um futuro melhor. E isso só é possível com a educação.

Mesmo diante das dificuldades de um ensino precário, falta de condições e até mesmo pouca motivação, não é impossível. Esperar a condição ideal para começar algo, talvez não faça nunca. Porque talvez essa condição nunca estabilize, pode aparecer sempre um obstáculo. A melhor condição é você que faz. Existem impedimentos, mas não é impossível. É importante tomar a decisão de mudar, começar e melhorar a cada dia. O fruto dessa atitude é uma vida com mais qualidade e a chave para esse sucesso é a educação.

Esse profissional do futuro é aquele que não se acomoda, que tem sede por conhecimento, por aprender cada dia mais e que é crítico. Que inova, diversifica e procura ser criativo. O futuro está bem na nossa frente, cheio de oportunidade. Muitas das vezes não é fácil, mas o fundamental é persistir e resistir diante das dificuldades.

As oportunidades estão para quem insista em novas chances, novas ideias. Que seja criativo, que faça mais do que se pede, de forma inteligente e original. Esse é o profissional do futuro, e só é possível com a educação. Algumas pessoas estão acostumadas ao fácil, a pouco esforço, a não se esforçarem por um futuro melhor e com isso estão acomodadas.

Por isso a uma certa dificuldade das pessoas em buscar condições melhores para seu futuro. Não saem da sua zona de conforto e tem medo de ariscar. Mas esse é o grande desafio. Tantas pessoas arriscaram e hoje são vitoriosas, fruto da sua persistência e dedicação. Que acreditaram que a educação é capaz de transformar.  Tenha um olhar de vencedor, confie na educação.

“A educação não transforma o mundo. A educação transforma as pessoas. Elas transformam o mundo.” Essa frase dita por, Paulo Freire é muito importante, porque a educação só é possível quando as pessoas tomam a decisão que a educação é a única que pode mudar sua vida e a partir dela mudar o mundo. Uma não anula a outra, mas complementa. As pessoas não precisam conquistar o mundo, mas o seu mundo. Confie na educação como agente de transformação da sua vida.

 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...