A importância da educação sexual na escola

jovem professora branca em frente ao quadro branco dando aula sobre educação sexual

A importância da educação sexual na infância e adolescência

Geralmente, os pais têm uma certa resistência para falar com seus filhos a respeito da educação sexual, mas é uma questão muito importante que deve ser apresentada com responsabilidade.

É importante discutir de forma apropriada no contexto infantil, pois, pode ser esclarecedor para as crianças. Além disso, conversar sobre essa temática com a criança ajuda proteger de abusos e violência sexual.

Por isso, é fundamental ter uma preparação para falar sobre o assunto. Porque as crianças podem apresentar questionamentos e dúvidas. O importante é abordar de forma simples e não fugir da questão.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para mostrar a importância da educação sexual e o dialogar sobre o tema. E também a contribuição que a escola pode oferecer, debatendo com as crianças, adolescentes e com os pais. Boa leitura!

O que é educação sexual?

Algumas pessoas pensam e divulgam, que o objetivo da educação sexual é ensinar a prática da relação sexual. O propósito da educação sexual é orientar as crianças e adolescentes a entender suas emoções, reconhecerem o corpo, compreender os próprios limites e dos outros também, como se proteger e como ter relacionamentos saudáveis.

Então, educação sexual trata-se de saúde, sentimentos, relações interpessoais e conhecer o corpo (ciência). Outro benefício que a educação sexual traz, é a proteção e a prevenção das crianças e adolescentes.

Conforme a idade, as crianças e adolescentes precisam entender onde é adequado serem tocadas, que as partes íntimas não podem ser tocadas sem permissão, distinguir convites inapropriados, compreender e diferenciar o afeto e abuso e a importância de comunicar quando vivenciarem algo inadequado.

Como debater sobre a educação sexual?

É importante salientar, que para cada faixa etária têm um limite de como abordar a temática. Então, a partir disso, defina o limite que pode ser debatido em sala de aula. Há inúmeras formas de conversar sobre esse tema com os alunos, por exemplo de maneira lúdica. O importante mesmo, é debater sobre a educação sexual de forma simples e esclarecer as prováveis dúvidas que os alunos tenham.

A hora do banho é um excelente momento para dialogar com as crianças a respeito do corpo. Enfatizar que não é permitido tocar no corpo dela sem permissão, e quem são as pessoas que podem ajudar no banho ou outros cuidados íntimos. Assim, a criança vai aprendendo mais sobre a educação sexual até mesmo no banho.

Esse tema tem muita importância. E os educadores, e pais devem escutar sempre as crianças e os adolescentes. Procurar tirar as dúvidas que possam existir, orientar para que tenham uma comunicação ativa e ensinar a não guardar segredos dos pais ou responsáveis.

Diante da insegurança dos pais, é fundamental que a escola procure oferecer um ambiente que os responsáveis possam dividir experiências, que sejam escutados e tenham uma orientação sobre a temática. Portanto, é primordial que a escola seja um ambiente acolhedor e esclarecedor para a família. É importante também que a escola aconselhe os pais a terem uma comunicação ativa com o seu filho. Para que a criança ou adolescente não procure informações em fontes inadequadas.

Quando a criança e o adolescente sente que pode confiar, a comunicação é mais afetiva. Outro ponto, é orientar os pais sobre os conteúdos inapropriados que existe na internet. Pois,  é essencial acompanhar o acesso da criança ou adolescente.

A instituição de ensino quando toma essa iniciativa, possibilita que os pais tenham mais tranquilidade. Pois, o ambiente escolar está possibilitando que a criança e adolescente tenha uma educação sexual, se conheça e se proteja.

Benefícios da educação sexual

Além dessa temática ser muito importante, também traz inúmeros benefícios. Como a criança e o adolescente passam mais tempo na escola, é onde aprendem e interagem socialmente. É fundamental que a instituição de ensino aborde sobre educação sexual. Pois, a escola é um lugar de aprendizado, de tirar dúvidas, refletir e debater. Por isso, que o ambiente escolar é extremamente essencial, para criança esclarecer as dúvidas.

  • A educação sexual permite que a criança possa distinguir quando alguém está sendo abusivo. Pois, a educação é um dos principais caminhos para combater à violência sexual;
  • A temática abordada é para que a criança e o adolescente compreenda o seu corpo.
  • Impede que a criança tenha contato com o tema, de maneira inadequada, como na internet ou entre amigos.
  • É mais aconselhável que a criança e o adolescente tenha conhecimento da educação sexual no ambiente escolar, do que descobrir sobre o tema por meio de pornografia, ou entre amigos. Também ajuda a identificar e denunciar um episódio de abuso. E até mesmo se defender.
  • Tratar essa temática na infância ajuda crianças e adolescentes, quando estiverem adultos. Dessa forma, tornam-se sexualmente responsáveis, pois, quando o assunto é abordado e discutido abertamente, evita inúmeras consequências, como: gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e uma vida sexual precoce.

Contudo, debater sobre a educação sexual é o dever da instituição de ensino, dos pais e da sociedade como um todo. Pois, essa temática é importante ser dialogada com as crianças e adolescentes, para que elas tenham autoconhecimento.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

 

Referência: A importância da educação sexual na infância e na adolescência. Blog casa escola, 2021. Disponível em: < https://blog.casaescola.com.br/educacao-sexual-na-infancia/amp/>. Acesso em: 07 de fevereiro 2022.

Autor

Kelly Silva

Kelly Silva

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...