A alfabetização de crianças com Síndrome de Down

Para alguns profissionais pode ser um desafio, mas também é uma experiência enriquecedora para ambos.

Como alfabetizar crianças com Síndrome de Down?

Os pais e professores de crianças com Síndrome de Down, podem ter dúvidas de como alfabetizá-las. O processo é diferente, mas não é impossível. O importante é adaptar de acordo com a necessidade da criança. Não olhar somente para as limitações, mas criar múltiplas possibilidades para ela conseguir ser alfabetizada.

O importante é respeitar as diferenças e entender que cada criança possui suas necessidades. E a partir disso procurar maneiras de auxiliar cada uma para que desenvolvam da melhor forma. A criança com Síndrome de Down, pode apresentar um processo lento no processo de alfabetização. O importante é ter paciência e ajudar ao máximo essa criança para que ela alcance suas potencialidades.

Veja a seguir algumas dicas para ajudar na alfabetização de crianças com Síndrome de Down. Boa leitura!

Educação inclusiva na escola

Primeiro, é importante considerar a inclusão de crianças com necessidades especiais, visto que, é um aspecto fundamental no ambiente escolar. De acordo com a lei, a inclusão no Brasil deve ser praticada e inserida nas escolas. Pois, tem como finalidade, uma educação para todas as crianças.

Infelizmente a inclusão nas escolas ainda apresenta desafios. Além da falta de preparação e apoio que são essências. Contudo, os professores, pais e a equipe multidisciplinar têm encontrado meios para driblar os obstáculos e promover uma educação mais inclusiva. Apesar das dificuldades presentes na instituição de ensino.

Pensando além da inclusão, é primordial destacar a importância de conhecer a particularidade de cada aluno e suas respectivas necessidades. Pois, é importante abordar esses aspectos no planejamento pedagógico. Salientando que cada aluno aprende no seu tempo. Dessa forma, as estratégias podem ser adaptadas conforme a necessidade de cada aluno.

Dificuldades de crianças com Síndrome de Down

É importante saber quais são as dificuldades da criança com Síndrome de Down, para saber como proceder e se possível adaptar de acordo com a necessidade de cada uma. Algumas dessas dificuldades são: problemas com audição, habilidades de memória e resolução de problemas. Pois, essas habilidades são importantes para aprender a ler e escrever. Uma depende da outra.

As crianças com Síndrome de Down, tem dificuldade com a linguagem, consequentemente, dificultando a alfabetização. As crianças com Síndrome de Down, tem dificuldade no som da letra, apesar da a questão visual não ser um problema.

Além disso, para alcançar as etapas de alfabetização é importante considerar outras habilidades para aprender a ler. E as crianças com Síndrome de Down, possui dificuldades em algumas áreas essências para chegar na etapa de alfabetização. Como:

  • Atenção;
  • Noção de imagem corporal;
  • Orientação espacial e temporal;
  • Coordenação motora.

Cada aluno tem sua particularidade e o professor deve identificar e adaptar de acordo com a dificuldade do aluno em questão.

Como acontece o aprendizado de crianças com Síndrome de Down?

O mais importante a ser considerado, é que a criança aprende quando há um ambiente favorável, estimulador, prazeroso e, ao mesmo tempo, divertido. Usar estratégias inovadoras e mais lúdicas para chamar a atenção da criança. Sendo assim, o professor pode utilizar essas estratégias:

  • Apresentar jogos, músicas e outras atividades divertidas como estratégia para alfabetizar crianças com Síndrome de Down;
  • Atividades lúdicas que a criança possa manusear e entender como funciona. Dessa forma, instiga a curiosidade do aluno e a participação;
  • Trabalhar por etapas e de acordo com que a criança for aprendendo. É importante ter paciência e ajudar sempre quando for preciso, pois, cada criança tem o seu tempo.

Estratégias de alfabetização

Uma das estratégias que traz mais benefícios, é trabalhar a palavra inteira com a criança de acordo com o método global. Já as letras e os sons devem ser trabalhados logo em seguida na alfabetização de crianças com Síndrome de Down.

Outra estratégia que pode ser usada em sala de aula com as crianças é usar lápis mais grosso, com apoio para os dedos, para trabalhar a escrita das letras de forma maior. Pois, as crianças com SD podem manifestar hipotonia muscular, que pode levar a dificuldade com a coordenação motora fina.

Essas são estratégias importantes para ajudar na alfabetização de crianças com Síndrome de Down. Para alguns profissionais pode ser um desafio, mas também é uma experiência enriquecedora para ambos.

Como proceder na escola e em casa?

É importante salientar a inclusão, pois, a interação social é primordial para o desenvolvimento da criança com Down. O professor deve promover atividades que envolva uma interação social. Procurar estimular a interação com os outros alunos sempre.

Outro tipo de interação que não pode faltar é a da família com a escola. É fundamental que ambos tenham contato constante para ajudar a criança com SD. A equipe multidisciplinar é essencial também, pois podem orientar sempre que possível para promover uma educação de qualidade e mudar algo que não está funcionando, se for o caso.

Atividades que podem ser feitas em sala de aula com crianças com Síndrome de Down

É fundamental adaptar as atividades no contexto da criança, uma dica é fazer voltado para o que ela gosta. Assim, será mais divertido e prazeroso de manter a participação do aluno. Segue alguns exemplos de atividades lúdicas para trabalhar a alfabetização de crianças com Síndrome de Down:

Dessa forma, o mais importante é considerar o processo de ensino aprendizagem da criança com Síndrome de Down. Como ela está se desenvolvendo, superando suas dificuldades, construindo sua autonomia e potencializando suas habilidades. Por isso, é fundamental acompanhar o desenvolvimento da criança de perto.

 

 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Eduarda Ribeiro

Eduarda Ribeiro

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...