14 de novembro: Dia Nacional da Alfabetização

Atividades de alfabetização

Quando é celebrado o Dia Nacional da Alfabetização?

O 14 de novembro é a data oficial para comemorar o Dia Nacional da Alfabetização no Brasil. Esse dia é para ressaltar ainda mais a questão da alfabetização e sua importância na sociedade brasileira. Ler e escrever são questões básicas que cada indivíduo precisa saber para seu processo de alfabetização (iremos sugerir alguma atividades de alfabetização).

Também tem o caso dos analfabetos funcionais que lê, mas não consegue interpretar o que leu. Isso também é uma questão sobre a alfabetização. Então, não é uma questão de ler escrever, mas também de interpretação. Diante disso, essa data afirma a importância e a necessidade de uma educação mais acessível para todos.

O Dia Nacional da Alfabetização foi criado a partir de 14 de novembro de 1966. Em homenagem ao Decreto n° 19. 402, dia que fundou o Ministério da Educação em 1930. Essa data tem como objetivo representar sobre os desafios e as desigualdades ainda presentes na nossa sociedade e a importância de acabar com o analfabetismo no Brasil. Pois, a alfabetização é essencial para o desenvolvimento do nosso país.

De acordo com pesquisas baseado no ano de 2019, a taxa de analfabetismo do Brasil chega a 6,6. Existem cerca de 11 milhões de analfabetos no Brasil. Infelizmente é um número muito alto de pessoas que não são alfabetizadas, e esse aspecto só contribui para desigualdade social do nosso país. Dados bastante negativos que poderiam ser mudados, mas a questão de investimento e qualidade da educação ainda deixa a desejar. Por isso, é fundamental salientar a importância sobre a discussão desse problema nacional que envolve o analfabetismo.

Pensando nessa data tão fundamental, preparamos esse conteúdo salientando a extrema importância da alfabetização no nosso país. Diante disso, boa leitura!

A importância do Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização é uma data muito significativa, porque realça a importância na vida das pessoas. O acesso à educação permite que o indivíduo consiga melhores condições de vida.

É por meio da alfabetização que as pessoas se tornam mais cientes dos seus direitos e lutarem por ele. Esse aspecto é muito essencial, porque dessa forma as pessoas vão exercer sua cidadania de forma mais eficiente e consciente. Além disso, é por meio da educação que são formados cidadãos mais qualificados para exercer diversas profissões importantes no nosso país. Quando o país investe na educação, significa dizer que ele está investindo na sociedade. E com isso, contribuindo com o desenvolvimento do país.

A alfabetização é um processo importante é contínuo para evitar uma sociedade desigual. Quando há meios para uma alfabetização e escola de qualidade. Por isso, é importante que as políticas públicas promovam uma educação mais eficiente. Desse modo, é possível reduzir a desigualdade social na sociedade.

Oferecer uma educação de qualidade é a chave para a efetivação de uma boa alfabetização e a redução de números de tantos analfabetos no nosso país. Sem investimento do poder público, essa questão só tende a aumentar e os únicos prejudicados são os brasileiros. Pois, para transformar uma sociedade mais justa é preciso primeiro promover uma educação digna.

O Dia Nacional da Alfabetização tem uma grande relevância, pois essa data é para salientar ainda mais a importância de refletir e debater a respeito dos nossos direitos de uma educação de qualidade. É importante que o poder público procure se empenhar sem promover uma educação digna para toda população. A BNCC salienta que a criança tem o direito de ser alfabetizada até o segundo ano do ensino fundamental.

Alfabetização: o papel da escola e do professor

O papel da escola é muito importante para a alfabetização de cada indivíduo. O ambiente escolar deve também dar condições para que esse processo aconteça. Promover meios criativos e inovadores para ajudar no desenvolvimento dos indivíduos. A alfabetização só é possível quando pais, professores e escola se unem para auxiliar no crescimento intelectual do sujeito.

O processo de alfabetização inclui muitos fatores e, quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, de como uma criança se situa em termos de desenvolvimento emocional, de como vem evoluindo o seu processo de interação social, da natureza da realidade linguística envolvida no momento em que está acontecendo à alfabetização, mais condições terá esse professor de encaminhar de forma agradável e produtiva o processo de aprendizagem, sem os sofrimentos habituais (CAGLIARE, 2010, p.17).

Os professores alfabetizadores são aqueles que estão em constante formação, buscando e estudando sobre alfabetização e maneiras de oferecer melhores condições de ensino. Que instigue seus alunos a novas experiências. No passado o professor era visto como um mero transmissor de conhecimento, mas atualmente ele é visto como um mediador do conhecimento.

Os pais como incentivadores para alfabetização

Os professores podem dar início no processo de alfabetização, mas os pais devem ser os incentivadores. Estimular a criança no processo de leitura, oralidade, verbalização e ampliação do vocabulário. Esses aspectos vão ajudar ainda mais o desenvolvimento da criança na escola.

Outra questão que ajuda e é de extrema importância é a leitura, os pais devem ler para seus filhos e incentivar esse processo de leitura em casa. Aspectos que vão impactar positivamente no processo de educação e alfabetização desses indivíduos.

Atividades para auxiliar na alfabetização

Leitura

Crianças lendo

Bingo de palavras

Bingo das palavras

Lata das letras

Lata das letras

Jogos de vogais

Jogos das vogais

 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

 

Você se interessou e gostaria de receber atividades inéditas para alfabetização? Basta assinar a nossa newsletter para receber todo o material exclusivo em seu e-mail, clicando aqui!

 

Referências:

CAGLIARI, L. C. Alfabetização &linguística. São Paulo: Scipione, 2010.

 

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...