Entenda a importância de ciências na Educação Infantil

O ensino de ciências na Educação Infantil possibilita que as crianças conheçam o mundo ao seu redor.  Além disso, tem outros diversos motivos que tornam o estudo de ciências extremamente importante, pois explica quase tudo à nossa volta.

E para você compreender ainda mais a importância de ciências na Educação Infantil continue acompanhando o artigo. Boa leitura!

Por que ensinar ciências na Educação Infantil?

Antigamente, nas escolas não era ofertado o ensino de ciências para todas as classes. A educação infantil era uma dessas, infelizmente. O eixo Natureza e Sociedade presente no RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) foi criado quando a Educação infantil foi declarada pela LDB como a primeira etapa da educação básica. Além disso, o PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) contém o mesmo objetivo deste ensino. Diante disso,  as ciências naturais ganharam espaço nas instituições de ensino.

Muitas vezes o ensino de ciências na Educação Infantil é abordado como desnecessário, mas não é bem assim. A partir do momento que é considerado para ser desenvolvido na sala de aula estamos estimulando a criatividade da criança. Esse é um dos diversos benefícios que o ensino de ciências promove, como também possibilita a consciência crítica da criança. Diante disso, o aluno vivencia experiências que serão de grande valor no futuro para compreender o que é uma participação ativa na sociedade e a importância de respeitar o planeta terra.

As crianças da Educação Infantil são naturalmente curiosas, investigadoras e observadoras. Então, é essencial que o professor invista em diversos estímulos, pois são extremamente importantes para a criança se desenvolver. 

Você sabe como trabalhar ciências na Educação Infantil? Primeiramente, é importante considerar os conhecimentos prévios que o aluno tem. Para proporcionar que as crianças explorem, investiguem por meio de experiências no espaço que ela está inserida. Confira algumas atividades para trabalhar ciências na Educação Infantil:

  • Exploração do próprio corpo;
  • Imitar sons de animais;
  • Atividades investigativas e cooperativas;
  • Levantar questionamentos.

Além disso, é importante escutar as inúmeras curiosidades que as crianças apresentam na sala de aula. E a partir disso, ajudar e ensinar os alunos a explorar determinadas situações. É fundamental trabalhar de acordo com a idade de cada criança para que ela aprenda conforme a fase que ela esteja. Dessa forma, os alunos através da ciência têm várias possibilidades de conhecer o mundo ao seu redor.

As crianças desde o início de seu processo de escolarização apresentam grande interesse pelos fenômenos naturais e pela busca de explicações dos como e porquês as coisas são como são. As aulas de ciências, em geral, são as mais concorridas no sentido da movimentação das crianças com o aprendizado, principalmente se elas são colocadas diante de situações desafiadoras, contextualizadas e abertas de modo a permitir a busca de respostas para satisfazer suas curiosidades (LIMA; LOUREIRO, 2013, p. 15).

Para deixar o ensino de ciências mais estimulador, e que as crianças consigam tirar o máximo de aproveito das diversas possibilidades que as ciências naturais trazem instigue a criança a:

  • buscar
  • refletir 
  • pesquisar
  • questionar
  • dialogar

Para criança conhecer o mundo a sua volta é importante possibilitar meios para que o aluno vivencie essas experiências na sala de aula. Evite utilizar apenas o conteúdo como ponto central para aprender, pois o objetivo principal das ciências é a investigação. A partir disso, o aluno pode ter o entendimento e o questionamento das diversas transformações da sociedade. 

3 motivos para ensinar ciências na Educação Infantil:

1. A criança compreende melhor a forma de ver o mundo 

Cada pessoa tem sua forma particular de compreender o mundo, mas quando as crianças estudam determinados assuntos de ciências elas têm possibilidade de enxergar de outra forma, de outro parâmetro. 

É na Educação Infantil que a criança vai ter os primeiros contatos com o ensino de ciências. Então, elas têm a possibilidade de conhecer novos conhecimentos. A partir disso, para a criança será uma observação completamente nova.

2. Estimula o pensamento

O pensamento é algo natural para o ser humano, mas quando estudamos ciências a criança consegue pensar melhor. E isso é possível através de questionamentos que despertam a curiosidade dos pequenos. Então, o ensino de ciências na Educação Infantil é extremamente importante para estimular o pensamento crítico da criança.

3. Aproxima da ideia de conscientização

Primeiramente, para a criança ter uma conscientização em relação ao planeta é importante explicar para ela a importância da preservação. É a partir do ensino de ciências que será possível essa aproximação e entendimento.

É na Educação Infantil que os pequenos terão os primeiros contatos com os conhecimentos que a ciência traz. Então, é fundamental trabalhar essa questão, pois quando a criança é ensinada desde pequeno a relação ao respeito à natureza será possível que ela internalize essa importância até a vida adulta. 

Por isso, é essencial o ensino de ciências na Educação Infantil, pois é quando ela tem os primeiros contatos com os diversos conhecimentos que a ciência explica. E cada um tem sua devida importância para sociedade e para formação do pequeno.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá!

Referências:

A importância do ensino de ciências na Educação Infantil. Escola florescer, 2020. Disponível em: https://escolainfantilflorescer.com.br/2020/07/08/a-importancia-do-ensino-de-ciencias-na-educacao-infantil/#:~:text=Ensinar%20ci%C3%AAncias%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Infantil,crian%C3%A7as%20aprendam%20a%20conhecer%20. Acesso em: 14 de out. 2022.

Importância da ciência para as crianças. Cursos IPED. Disponível em: https://www.iped.com.br/materias/reforco-escolar/importancia-ciencia-criancas.html. Acesso em: 14 de out. 2022.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; LOUREIRO, Mairy Barbosa. Trilhas para ensinar ciências para crianças. 1ª ed. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *