Avaliação de alunos: dicas para analisar a participação nas aulas

criança em ambiente escolar desenhando - como avaliar os alunos

O que é avaliação?

Antes de sabermos como avaliar os alunos, devemos saber que a avaliação não é somente para avaliar o educando, mas também observar o todo, do ambiente escolar. E também verificar quais dificuldades existe na instituição e no processo de aprendizagem voltado para teoria e prática. É importante salientar a qualidade do ensino. O professor tem que saber se o aluno está aprendendo e também deve refletir sobre seu processo de ensino, se é efetivo ou não.

A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação as quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar. (LIBÂNEO, 1994, p. 195).

É importante salientar que a avaliação não acontece somente ao final do processo de conhecimento, mas ao longo da aprendizagem do aluno. A avaliação é contínua, processual e transformadora. Acontece situações voltadas para autoavaliação e também avaliação em grupo. Quando acontece isso, há uma troca de experiências e interação entre professores e alunos.

 

Como avaliar os alunos?

Não há fórmulas para uma boa avaliação, mas uma boa avaliação é de suma importância para saber se realmente o aprendizado dos alunos está sendo de maneira efetiva. Porque a avaliação acontece no andamento do processo ensino aprendizagem.

Quando o professor observa a participação dos alunos em sala de aula, dessa maneira está analisando o seu desempenho e como proceder diante de alguma dificuldade. Pois, se o aluno apresenta algum problema no processo de aprendizagem na sala de aula e não for mediado pelo professor, o seu desempenho pode ser prejudicado.

Por isso, é importante que o professor saiba como avaliar os seus alunos. É fundamental que a avaliação seja planejada de maneira eficiente. Pensando nisso, nesse artigo vamos dar dicas para analisar a participação das aulas. Você sabe quais são as melhores práticas para analisar a participação dos alunos? Confira nesse artigo algumas dicas de como avaliar os alunos. Boa leitura!

 

  1. Observe a participação em grupos

Observar a participação em grupo é uma boa estratégia de como avaliar os alunos em sala de aula. Porque a partir disso, o professor pode observar se nesse processo os alunos tem capacidade de argumentação, proatividade e liderança. Caso o aluno tenha dificuldade o professor também pode mediar o aluno para que ele supere suas dificuldades. Porque até então, a escola é o lugar de aprender e de superação de obstáculos.

O educador também pode ajudar com os grupos, incentivando, dando dicas e tirar dúvidas caso alguma equipe precise. No andamento da participação em grupos, o professor pode avaliar os alunos fazendo perguntas, avaliar a participação de cada aluno e também nas atividades em grupo que o professor pode passar.

 

  1. Debates em sala de aula

Os debates em sala de aula também é uma ótima escolha de como avaliar os alunos, além de promover uma participação significativa da turma. O debate em sala de aula, é uma excelente estratégia para avaliar o aluno, promove a formação de opinião do educando, pensamento crítico e o contato com outras opiniões. Nesse método de como avaliar os alunos o professor pode fazer com que a turma aborde nos seus debates sua própria realidade e a reflexão diante de outras realidades na sociedade.

Uma escola progressista precisa estabelecer um clima de troca, de enriquecimento mútuo, em que todo é relacional, transitório, indeterminado e está sempre em processo. Caracteriza-se por ser uma instituição libertadora, democrática, dialógica e critica. Apresentando-se como local de problematização, para a compreensão do real no qual se defende a importância dos conteúdos abertos as realidades sociais. (BEHRENS, 2005, p.80).

Dessa forma, o educador possibilita que o educando participe também afetivamente do que acontece ao seu redor. Que argumente, questione o que acontece a sua volta. Pois, contribui muito na construção do aprendizado e no pensamento crítico dos alunos. O professor pode avaliar a capacidade de argumentação, os assuntos que serão abordados além do que pedido para o debate e também se a participação foi efetiva na turma.

 

  1. Proporcione feedbacks ao fim de cada avaliação

A avaliação é importante para constar se o aluno aprendeu sobre os assuntos abordados ao longo do período letivo da escola. É importante que além da nota da avaliação, o professor também explique porque o aluno obteve aquela nota. Como dedicação aos estudos e a participação nas aulas que é muito importante.

Quando o professor passa os feedbacks para cada aluno sobre sua postura diante das avaliações, ele pode estar promovendo meios para que o aluno melhore ao longo do semestre. O educador deve incentivar seus alunos para eles serem motivados a se aprimorar cada vez mais.

O professor também tem que prestar atenção se o aluno aprendeu ou não. A avaliação é um meio para isso, caso o aluno não consiga atingir as metas propostas o educador pode ajudar os alunos diante das suas dificuldades. E assim promover caminhos para que o aluno consiga aprender.

 

  1. Disponha para o aluno uma autoavaliação

Essa é uma oportunidade para que o aluno reflita sobre seu processo de aprendizagem ao longo do semestre. Além de possibilitar que o aluno reveja suas dificuldades, onde tem que melhorar e também uma maneira de possibilitar que o indivíduo tenha mais autonomia diante do seu processo como aluno e protagonista do seu aprendizado.

Se você tem dúvidas de como avaliar os alunos essa é uma boa escolha. Pois, instiga a participação dos educandos no seu processo de aprendizagem. Outras características de avaliação que também pode ser abordada nesse método de avaliação é possibilitar o aluno a especificar os problemas apresentados na instituição de ensino e a qualidade. Dessa forma, a escola tem a oportunidade de melhorar para oferecer uma melhor infraestrutura para que ninguém saia prejudicado.

 

  1. Diferentes tipos de atividades

O professor pode avaliar o aluno de maneiras diferentes e diversificar nas atividades. Oferecer outras atividades para a turma pode influenciar ainda mais a participação em sala de aula. Atividades não é apenas exercícios e provas, existem outras formas de como avaliar os alunos. Como apresentação em grupos, seminários, estudos dirigidos e atividades voltadas para o meio artístico. Essas são maneiras de os alunos aprenderem de forma mais dinâmica e participativa.

Dessa maneira, o professor tem melhores estratégias para instigar a participação e de como avaliar os seus alunos em sala de aula. Esse post, oferece meios eficientes para isso acontecer. Então, coloque essas técnicas pedagógicas em prática e tenha bons resultados.

 

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Referências

BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma emergente e a prática pedagógica. 4ª Edição, Curitiba, PR: Editora Universitária Champagnat. 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 2ª edição.

 

Autor

Izabel Barros

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