O que é um coordenador pedagógico?

O coordenador pedagógico é o profissional que atua em situações educacionais, promovendo elos entre aluno, escola e família. Ele tem o objetivo de vincular e garantir que todos que estão envolvidos no processo de aprendizagem estejam voltados para o objetivo de colocar o projeto Político Pedagógico em prática.

Outra finalidade do coordenador pedagógico é identificar os principais desafios e dificuldades que estão presentes na realidade da instituição de ensino. Então, é através dessa identificação que o coordenador pedagógico pode desenvolver soluções para modificar essa situação e melhorar as metas, projetos, propostas e a qualidade de ensino da escola.

Qual o papel do coordenador pedagógico na escola? 

Antes mesmo de conhecer a função do coordenador pedagógico é importante compreender o papel desse profissional no ambiente escolar. Além disso, existem diversos benefícios desse cargo. Acompanhe!

É de extrema importância que a coordenação pedagógica e a gestão escolar tenham um bom relacionamento dentro da escola para oferecer um ensino de qualidade para os alunos. Então, para que isso aconteça de forma efetiva é fundamental saber como o coordenador pedagógico deve proceder em determinadas circunstâncias.

Portanto, o coordenador pedagógico deve ter uma postura imparcial dentro do ambiente escolar, pois é esse profissional que facilita a comunicação e a interação com todos os envolvidos.

Ficou curioso para saber mais sobre essa profissão? Então, continue acompanhando o artigo. Boa leitura! 

Qual o papel do coordenador pedagógico na escola? 

1. Acompanhar o desempenho dos alunos

O papel do coordenador escolar é acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos de forma individualizado no ambiente escolar. Além disso, o coordenador pedagógico tem outro papel que é fazer uma avaliação do desempenho dos alunos e procurar a causa das dificuldades desses estudantes.

2. Selecionar os métodos e materiais a serem utilizados

O coordenador pedagógico tem a responsabilidade de selecionar as metodologias de aprendizagem e recursos que serão utilizados na escola. Um dos objetivos mais importantes desse profissional é possibilitar que a instituição de ensino tenha ferramentas inovadoras, atrativas, metodologias ativas, entre outros recursos que ajude no desempenho da escola como um todo. 

Por fim, outro papel que esse profissional exerce é selecionar livros e materiais didáticos que serão utilizados pelos alunos consoante ao projeto pedagógico do ambiente escolar.

3. Acompanhar o desempenho dos educadores

É importante que o coordenador pedagógico acompanhe o rendimento dos educadores em sala de aula para que os objetivos sejam alcançados.

Esse profissional também tem o papel de avaliar a prática e a metodologia do professor com a finalidade de identificar os pontos fortes e fracos.

Lembrando que é importante o coordenador pedagógico dar feedbacks positivos e não apenas negativos. Essa prática não é para julgar o professor, mas para melhorar sua prática de ensino.

4. Manter uma comunicação democrática com todos os colaboradores 

Outro papel de extrema importância é a colaboração de todos que compõem a escola no processo de aprendizagem dos estudantes. Nesse caso, o coordenador pedagógico tem o papel de identificar as necessidades e interesses de forma individual para solucionar as possíveis dificuldades que possam acontecer. Sendo assim, é possível contribuir muito no ambiente escolar e fortalecer o processo de ensino aprendizagem dos estudantes.

5. Estruturar o projeto político pedagógico da instituição de ensino

O projeto político pedagógico da instituição é o que vai orientar todas as atividades que vão acontecer durante o ano. Então, é papel do coordenador pedagógico desenvolver um projeto de acordo com as necessidades da comunidade escolar. Além disso, é o coordenador pedagógico que define o método de avaliação a ser utilizado, a estrutura das aulas e o currículo exigido.

É importante salientar que a construção do PPP não é meramente individual, mas construída coletivamente. 

6. Possibilitar uma formação continuada para os professores

É importante que a coordenação pedagógica possibilite uma formação continuada para os professores, principalmente, incentivar que o corpo docente procure uma especialização. 

Conheça um pouco sobre a rotina de um coordenador pedagógico:

  • A condução de reuniões

  • Revisão de documentos

  • Preenchimento do diário de classe

  • Elaboração de relatórios

  • Interação constante com o corpo da escola e com a família do aluno

  • Assegura o bom andamento das atividades pedagógicas

  • Fornece apoio a direção da escola

Como a tecnologia pode apoiar o papel do coordenador pedagógico?

Bom, as tecnologias já são uma realidade para muitos, visto que é uma ferramenta que facilita muito o processo de aprendizagem. Além de ser um recurso que favorece a socialização e otimiza o tempo das pessoas. A maioria das escolas já utilizam as tecnologias no seu dia a dia.

Então, é importante que o coordenador pedagógico utilize essas ferramentas para potencializar o processo de aprendizagem dos alunos de forma inovadora e para otimizar a comunicação com os professores, pais de alunos e com a direção. 

Portanto, o papel que o coordenador exerce é fundamental para o andamento da instituição de ensino. Sendo assim, as inovações digitais devem fazer parte do cotidiano da sala de aula para fortalecer a aprendizagem dos estudantes.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá!

Referências 

FERREIRA, Felipe. Qual o papel do coordenador pedagógico na escola? Entenda agora! Proesc, 2018. Disponível em: https://www.proesc.com/blog/qual-o-papel-do-coordenador-pedagogico-na-escola/#:~:text=O%20coordenador%20pedag%C3%B3gico%20%C3%A9%20aquele,ensino%20oferecido%20a%20seus%20alunos. Acesso em: 13 de jan. 2023.

Tudo o que você precisa saber sobre coordenador pedagógico: função, rotina e prática. Tutor Mundi. Disponível em: https://tutormundi.com/blog/coordenador-pedagogico-funcao-rotina-pratica/. Acesso em: 13 de jan. 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *