Currículo escolar: tudo o que você precisa saber!

Um dos principais documentos que constituem o trabalho da escola e a prática docente é o currículo escolar, visto que é uma orientação dentro do processo de ensino e aprendizagem vivenciada no decorrer do dia a dia escolar.

O currículo escolar é o documento que vai ser utilizado pela escola para determinar os conhecimentos que serão abordados no decorrer do dia a dia educacional. 

Esse documento pode ser usado como orientação para o núcleo gestor e planejamento do conhecimento escolar. Diante disso, vai disponibilizar sobre os conteúdos que serão abordados e como serão ensinado aos alunos em sala de aula, também determina quais estratégias de aprendizagem a escola vai optar.

É organizado conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecida pelo Ministério da Educação, entretanto o currículo não deve ser inalterável, mas dinâmico, que seja adaptado de acordo com a realidade de cada um e contenha metodologias e propostas pedagógicas.

Portanto, a BNCC é um documento de caráter normativo. Significa dizer, que determina os conteúdos fundamentais que todos os alunos devem aprender, independentemente, de escolas públicas ou privadas. Em suma, é um guia para cada escola elaborar seu currículo escolar.

Pensando nisso, o artigo de hoje vai abordar a importância do currículo escolar na educação e como organizar de acordo com o contexto escolar. Boa leitura!

Qual é a importância do currículo escolar?

Como já foi mencionado, o currículo escolar é e deve ser adaptado no decorrer do ano letivo, visto que tem o objetivo de atender as necessidades dos estudantes e do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino. Além disso, ele é fundamental para o processo de aprendizagem, dado que ajuda na orientação do trabalho dos docentes.

O currículo escolar é extremamente importante, visto que engloba os conteúdos e disciplinas que serão apresentados no decorrer do ano letivo pela escola, determina os objetivos de aprendizagem em cada estágio é uma sequência lógica para a construção do conhecimento.

Você sabia que o currículo não é somente teoria? Pois bem, é tudo aquilo que vai ser ensinado para os alunos. Não se reduz somente a isso, mas é relacionado a partir de questões sociais, a comportamentos e valores que serão apresentados através dos conteúdos na sala de aula. Recapitulando, é uma junção entre sociedade, escola e cultura. Em vista disso, é importante que o currículo siga as mudanças que acontecem no mundo, pois é essencial manter-se atualizado sobre esses aspectos.

No currículo escolar é incluso outros três modelos, confira:

  • Currículo social: preparado de acordo com a realidade dos estudantes e do ambiente escolar. Considerando as necessidades consoante o aspecto cultural.
  • Currículo oculto: implica as ações, comportamentos, atitudes e valores que são abordados nos conteúdos vistos em sala de aula de forma implícita. 
  • Currículo estruturador: interliga as disciplinas em uma abordagem interdisciplinar. 

Como organizar o currículo escolar?

É importante ter muito cuidado durante a construção do currículo escolar, visto que ele é uma orientação de todo o processo de ensino. 

Confira alguns pontos importantes que são interessantes para a construção do currículo escolar.

1. Investir em novas práticas

É essencial que a escola busque sempre se atualizar sobre o que as outras instituições fazem. Outra questão que não pode ser esquecida é acompanhar o progresso das tecnologias, visto que os alunos já estão dentro desse meio tecnológico. Por isso, é importante aplicar na sala de aula para instigar o interesse e motivação do estudante. Quando a aula é ainda naquele modelo tradicional os alunos perdem o interesse muito rápido. Sendo assim, é essencial investir e possibilitar o acesso a recursos inovadores. Daí a importância de incluir novas práticas durante o ano letivo, como competências:

  • Socioemocionais.
  • Inteligências múltiplas.
  • Metodologias ativas.

Essas competências são essenciais para alcançar os novos objetivos educacionais.

2. Trabalhar com tecnologia na sala de aula

Você vai perceber que uma estratégia leva a outra. Consequentemente, o uso de novas práticas no ambiente escolar leva a utilização de novas tecnologias que ajudam no processo de aprendizagem. Se a escola tiver recursos tecnológicos disponíveis para os alunos acessarem é interessante levar para sala de aula para a classe utilizar diante de atividades ou trabalhos pesquisados.

3. Considerar as necessidades dos alunos

Bom, antes de tudo o currículo escolar deve ser totalmente inclusivo de acordo com as necessidades de cada aluno. Ao observar quais dificuldades os estudantes têm é fundamental buscar soluções para ajudar esses alunos. 

4. Padronização

Mas o que significa essa padronização? Bom, significa que todas as turmas que estão na mesma série devem ter contato com o mesmo conteúdo. A dinâmica pode mudar na maioria das vezes e o modo do professor ensinar pode ser diversificado, mas o sentido deve permanecer.

A Base Nacional Comum Curricular define como deve ser essa padronização, os valores e missão da escola. 

5. Englobar características regionais

É de grande importância inserir questões regionais no currículo, pois é proposto pela BNCC a fim de tornar um currículo democrático e inclusivo. Com o objetivo dos alunos aprenderem as características de sua região e cultura. Segundo a BNCC:

“Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos” (BRASIL, 1996; ênfase adicionada, apud BNCC, 2018, p. 11).

O currículo escolar precisa considerar as identidades linguística e étnica de cada região, visto que abordar a realidade dos alunos em sala de aula potencializa a aprendizagem.

6. Contextualizar a realidade local

Outro aspecto que melhora a aprendizagem dos alunos e que precisa ser englobado no currículo escolar e nas práticas pedagógicas é a realidade local do estudante, através da: “abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora” (BNCC, 2018, p. 19).

Pontos que devem ser considerados:

  • Os direitos das crianças e dos adolescentes.
  • Educação ambiental.
  • Educação alimentar.
  • Educação financeira.
  • Direitos humanos.

7. Selecionar recursos didáticos de acordo com a BNCC

É muito importante que os materiais didáticos sejam construídos de acordo com as referências da BNCC, pois ajuda no trabalho docente e assegura que todos os componentes curriculares sejam ensinados em sala de aula. Além do mais, ajuda na compreensão do docente acerca do funcionamento das diretrizes na prática e oferece chances de aplicar com os estudantes.

8. Desenvolver as competências específicas

É importante colocar as competências específicas de cada área de conhecimento  de acordo com cada estágio da educação, pois é essencial para alcançar os objetivos curriculares da Base Nacional Comum Curricular para ajudar na execução no cotidiano escolar. 

É primordial que as competências sejam adicionadas no plano de aula de acordo como será trabalhada em sala de aula.  

9. Avaliação de desempenho e metas

Na construção do currículo o gestor da escola deve avaliar o progresso dos estudantes e dos docentes. Dessa forma, ele pode analisar o que necessita ser mudado. 

Em seguida, que o gestor faça essa avaliação é necessário desenvolver as metas para o próximo ano letivo. É importante ter em mente que o currículo escolar sempre esteja em constante atualização com transformações quando for essencial.

É importante que o currículo escolar acompanhe as transformações sociais e os avanços tecnológicos. Atualmente, estamos na revolução 5.0 onde a tecnologia é essencial no ambiente escolar e para o desenvolvimento socioemocional dos sujeitos. 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! ?

Referências 

Currículo escolar: o que é e qual a sua importância? Sae digital. Disponível em: https://sae.digital/curriculo-escolar/. Acesso em: 08 de dez. 2022.

Saiba a importância do currículo escolar no processo educacional. Wakke, 2019. Disponível: https://wakke.co/saiba-a-importancia-do-curriculo-escolar-no-processo-educacional/. Acesso em: 12 de dez. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *