Dia da Bandeira, 19 de novembro

“Salve, lindo pendão da esperança,

Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.”

Esse é um trecho do Hino à Bandeira, letra que demonstra o valor que esse símbolo tem para nossa nação brasileira. Mas por que esse símbolo é tão importante? O que as suas cores e desenhos representam?

Nesse artigo iremos falar um pouco da história da nossa bandeira, como também será dada algumas sugestões de atividades para você, professor!

Como surgiu o Dia da Bandeira

Dia da Bandeira Nacional, 19 de novembro, comemora a data em que foi oficializado o desenho da nova bandeira do Brasil após a Proclamação da República.

A escolha de uma nova bandeira para representar o país simbolizava o momento histórico, as conquistas e a forma de governo da nova república federativa.

A Bandeira do Brasil se constitui de um retângulo verde, no qual está sobreposto um losango amarelo e um círculo azul. Nele consta uma faixa branca com o lema positivista “Ordem e Progresso”.

No círculo azul estão 27 estrelas, que representam os 26 estados e o Distrito Federal. Sua disposição na Bandeira do país corresponde ao desenho da constelação Cruzeiro do Sul na cidade do Rio de Janeiro na manhã do dia 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República.

A atual bandeira do Brasil foi oficializada através do Decreto n.º 4, de 19 de novembro de 1889.

Cada cor da bandeira representa algo da nação brasileira.

  • retângulo verde:  representa as matas brasileiras.
  • losango amarelo: representa o ouro do Brasil.
  • círculo azul: representa o céu brasileiro, cada estrela refere-se a um Estado. Assim, a quantidade de estrelas variou ao longo dos anos. Hoje são 27. É interessante lembrar que a estrela isolada não se trata do distrito federal, mas sim do Estado do Pará.
  • frase escrita: a frase escrita na bandeira “Ordem e Progresso” refere-se ao lema positivista “O Amor por princípio, a Ordem por base, e o Progresso por fim”.

Vale lembrar que as cores nem sempre tiveram essas representações. Elas foram modificadas para evitar o fortalecimento da memória da monarquia, os republicanos mudaram o significado das cores.

Como é comemorado o Dia da Bandeira?

No Dia da Bandeira, em Brasília (DF), depois de tocar o Hino à Bandeira, a maior bandeira nacional do país é hasteada no mastro da Praça dos Três Poderes. Essa bandeira mede 280 metros quadrados.

Segundo a Constituição, a Bandeira Nacional, que é o símbolo máximo do país, é hasteada pela manhã nos órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc. À tarde, ela é arriada, de forma a não ficar hasteada pela noite. Caso isso aconteça, a bandeira nacional deve estar iluminada.

Dicas de atividades para o Dia da Bandeira

1- Perguntas e respostas

Essa atividade é ótima para ser utilizada com as séries iniciais do ensino fundamental.  Será trabalhado a percepção, a criatividade e a motricidade fina da criançada.

O professor irá mostrar a bandeira do Brasil e deixará os alunos observando-a por um tempo determinado. Em seguida a bandeira será retirada e o professor irá fazer algumas perguntas. Quais são as cores da bandeira do Brasil? O que as cores da bandeira representam? Há quantas estrelas na bandeira? E o que elas representam? O que há escrito na bandeira?

Após esse momento, os alunos poderão produzir cada um a sua bandeira ou fazer uma só de forma coletiva.

2- Recortar e colar

Atividade Dia da Bandeira Educação Infantil

Essa atividade é ideal para educação infantil no dia da bandeira. O docente orienta a criança a pintar as partes da bandeira nas cores corretas, em seguida recortar e montar. Explique o que cada cor simboliza e colha das crianças seus conhecimentos prévios sobre ouro, matas, céu. Cante um trecho do Hino da Bandeira com elas.

3- Bandeira humana

Escolha um dia para fazer uma homenagem à bandeira, combine com os pais para que nesse dia as crianças venham das cores que formam a bandeira. No momento da apresentação organize as crianças de modo que formem uma bandeira humana e cantem o hino. As crianças também poderão falar o que cada cor nas quais elas estão vestidas significam.

4- Música

Essa é uma ótima atividade para ser trabalhada na aula de língua portuguesa nas séries do fundamental anos finais e ensino médio, mas também pode ser trabalhada em outro componente curricular. O professor colocará o Hino à Bandeira para os alunos ouvirem e acompanharem a letra. Em seguida eles farão destaques nas palavras com significados desconhecidos ou que estão em desuso e pesquisarão o que cada uma significa.

5- Jogo da memória

Outra maneira de trabalhar o dia da bandeira é através do jogo da memória, as crianças amam, é superdivertido e ainda ensina de maneira lúdica. Para preparar você fará cartas no formato de retângulos, o jogo é composto por 8 peças sendo que seis  com as formas que aparecem na bandeira e duas com a imagem completa da bandeira.

Pode ser impresso em papel prima ou ofício e plastificado com fita adesiva mesmo.
Jogo da memoria bandeira formas e cores para imprimir grátis
Essas são apenas algumas formas de trabalhar o dia da bandeira, data comemorativa tão importante, e trazer as crianças e adolescentes à consciência de respeitar e valorizar o símbolo da nossa nação, a Bandeira Nacional.

Referências:

Qual o real significado das cores na bandeira do Brasil? Entenda toda a sua simbologia. Brasil Paralelo. 14 de set 2022. Disponível em: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/significado-das-cores-da-bandeira-do-brasil?utm_source=search&utm_medium=ads&utm_campaign=trafego_portal&utm_term=00+-+%5BKW%5D+Din%C3%A2mico&utm_content=dinamico&gclid=CjwKCAiAvK2bBhB8EiwAZUbP1ItxUaO-vztKxNEMH2oHQBCi4cGceg9zmQnxwdYgiu_gE7RNlmHDShoCzCIQAvD_BwE . Acesso em :9 de nov. 2022.

FERNANDES, Márcia. O Dia da Bandeira: 19 de novembro. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dia-da-bandeira/  Acesso em: 8 de nov. 2022.

Jogo da memória. Ideia criativa. Disponível em: https://www.ideiacriativa.org/2014/11/jogo-da-memoria-bandeira-formas-e-cores.html . Acesso em: 8 de nov. de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *