Dia Mundial da Água

No mês de março, há uma data muito importante dentre outras para trabalhar com as crianças e jovens da sua escola: o Dia Mundial da Água.

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

Todos os anos a ONU escolhe um tema para trabalhar essa data. Em 2023, o Dia Mundial da Água será balizado pelo tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.

O tema sobre a valorização da água também faz parte da Agenda 2030 da ONU, que é um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, pelos 193 países membros. Essa agenda apesar de ter uma composição textual com ideias boas para o mundo, tem trazido preocupações sobre quais são as reais motivações e objetivos do projeto.

Qual o objetivo da criação do Dia Mundial da Água?

De acordo com a ONU, há uma necessidade de acelerar mudanças para solucionar a crise hídrica e o déficit de saneamento básico em todo mundo. Assim, ações como a de criar o Dia Mundial da Água estimulam a discussão sobre o tema.

Além disso, essa atitude pode promover a conscientização sobre a importância da água para a nossa sobrevivência e dos outros seres vivos. Também apontar para o uso sustentável desse recurso natural por meio da conservação dos ambientes aquáticos evitando a poluição e contaminação.

A ideia de criar a data foi posta à mesa pela primeira vez no Brasil, durante a Eco-92, quando a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água – documento que estabeleceu os 10 artigos a seguir:

  1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
  2. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
  7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
  8. A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Como trabalhar o Dia Mundial da Água na escola?

Sabemos que as atividades pedagógicas lúdicas são ótimas para trabalhar datas comemorativas de maneira que fixe o aprendizado. Com o Dia Mundial da Água não é diferente.

Abaixo listaremos algumas atividades envolvendo a ludicidade que ajudarão você a desenvolver momentos instrutivos com a sua turma.

1- Hora de cantar

O professor poderá trazer músicas infantis com a temática água. Uma sugestão é a canção De gotinha em gotinha ou a Naturágua do Palavra Cantada.

Primeiramente, colocar as crianças apenas para escutar a música, não por meio da TV que mostra a imagem, mas utilizar uma caixa de som.

O professor irá preparar algumas imagens que representem a água de forma artesanal e deixar expostas na sala de aula. Depois de ouvir e cantar a canção, as crianças irão produzir murais. Para a produção dos murais elas poderão utilizar recortes de imagens, tintas, pincéis, cola

Essa atividade sobre o Dia Mundial da Água é excelente para ser realizada com a educação infantil e turmas do 1º e 2º anos.

2- Quiz da água

Há diversas maneiras de abordar o tema sobre o Dia Mundial da água. Vamos para mais uma!

Divida a turma em equipes, em seguida explique como funcionará o quiz. O professor irá fazer algumas perguntas sobre o universo da água, perguntas do tipo: a água compõe quantos por cento da terra? E o nosso corpo? Qual a região do Brasil onde mais tem água potável?

A equipe que fizer mais pontos será a vencedora. Essa atividade é indicada para turmas do ensino fundamental anos finais.

É importante pedir para os alunos estudarem com antecedência já que é um assunto bem específico.

3- Pesquisa de campo

Essa atividade sobre o Dia Mundial da Água é indicada para os alunos do ensino médio, podendo ser utilizada para os do ensino fundamental anos finais.

Comece a aula levantando os aspectos sobre o tema água, esclarecendo acerca de sua importância, sua composição, sua origem, além dos impactos ambientais que provocam a poluição desse recurso indispensável à vida.

Marque com a turma para conhecer alguns rios que se encontram dentro ou nas proximidades dos centros urbanos e verificar sua importância social e seus problemas. Oriente os alunos a fazerem anotações sobre o que eles estão vendo e ouvindo, sejam de problemas percebidos, curiosidades ou apenas algo que foi notado e chamou atenção.

Depois em sala de aula discutam sobre as observações feitas e sobre como cada um poderá contribuir para a solução de eventuais problemas.

Obs: Nesse tipo de atividade é necessário pedir a permissão dos pais ou responsáveis para a saída da escola.

Sabemos que a água é um bem para todos, e apesar de ter o suficiente para manter todos componentes da natureza vivos, é necessário usá-la com responsabilidade e justiça, por isso comemoremos o Dia Mundial da Água todos os dias.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! ? 😉

Referências:

Dia Mundial da Água 2023. Futasi. Disponível em: https://www.fusati.com.br/dia-mundial-da-agua-2023/#:~:text=Em%202023%2C%20o%20Dia%20Mundial,voc%C3%AA%20deseja%20ver%20no%20mundo%E2%80%9D . Acesso em: 8 de mar. 2023.

Conheça a Agenda 2030 da ONU – Objetivos e Metas para um desenvolvimento sustentável. Brasil Paralelo. Disponível em: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/agenda-2030-da-onu?utm_source=search&utm_medium=ads&utm_campaign=trafego_portal&utm_term=00+-+%5BKW%5D+Din%C3%A2mico&utm_content=dinamico&gclid=Cj0KCQiA6rCgBhDVARIsAK1kGPIbZOs6ITkqzLoiAH_C1vlAirdffEdoOuyKTY8TPJvfc5PaW1KAdssaAsC5EALw_wcB  Acesso em: 9 de mar. 2023

Sugestões de como trabalhar o tema água. Canal do Educador. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/sugestoes-como-trabalhar-tema-agua.htm . Acesso em: 11 de mar. 2023.

Dia Mundial da Água. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-agua.htm.  Acesso em: 13 de mar 2023.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *