Como aprender inglês: 12 dicas para estudar o idioma

menina aprendendo idiomas remotamente com um professor de inglês - aprender inglês

Você sabe como aprender inglês? O que fazer para adquirir fluência nesse idioma. Nesse poster vamos dar algumas dicas para você que deseja aprender inglês.

Aprender uma língua é aprender a linguagem da cultura de um povo. A língua é uma das formas de expressão da linguagem. É a manifestação do existir, a constituição da identidade das pessoas. A língua faz a intermediação entre o indivíduo e o mundo.

Aprender uma língua estrangeira (LE) é uma forma de ampliar as possibilidades de visão de mundo e o acesso ao conhecimento de diferentes culturas. Comunicar-se em língua estrangeira significa o indivíduo estabelecer relações com diferentes pessoas, diferentes objetos, com o patrimônio cultural, tecnológico e científico de sociedades diversas e, dessa forma, possibilitar a troca de informações, experiências, inovações e saberes. À medida que o homem se torna mais competente nas diferentes linguagens, ele se torna mais capaz de conhecer a si mesmo e a realidade em que vive.

No mundo globalizado em que vivemos, de intercâmbios internacionais, faz-se necessário a aprendizagem de línguas estrangeiras, pois isso pode vir a ser, também, um instrumento de acesso a outros universos – de ascensão profissional e social.

O aprendizado da língua inglesa, hoje, sem dúvida é imprescindível, pois é a língua da ciência, da tecnologia, da economia, da política, das negociações internacionais.

Então o que fazer para aprender esse idioma tão falado no mundo todo? Segue abaixo algumas dicas para você conquistar a tão sonhada fluência no inglês.

Assista séries, filmes e vídeos em inglês.

Sempre prefira assistir filmes em inglês para você se familiarizar com as pronúncias. Mesmo sabendo elas variam de uma região para outra, isso ajudará a você a desenvolver o vocabulário de forma mais natural. Claro, que para iniciantes, será necessário colocar a legenda, não é mesmo.

Estude inglês todos os dias.

Separe pelo menos de 30 a 60 minutos por dia para estudar. Você verá que será mais proveitoso que estudar entre quatro a cinco horas por dia em um só dia. A sua capacidade e assimilação será maior se você diariamente tiver contato com o idioma.

Aprenda entre 5 a 10 palavras novas todos os dias.

Todos os dias liste algumas palavras novas para ampliar seu vocabulário. Tome nota dessas palavras, procure em um dicionário o significado delas e, se preferir, deixe-as anexada em um lugar onde você passa mais tempo por dia. Faça a troca das palavras semanalmente ou quando perceber que de fato aprendeu.

Leia textos escritos em inglês.

Ainda que você não consiga entender tudo ou quase nada do que você está lendo, inclusive sem saber a pronúncia correta, você conseguirá entender do que se trata o texto pelo contexto no qual ele está inserido. Por exemplo, se você está lendo uma receita de bolo, ou um manual de instrução de um aparelho eletrônico, poderá entender e gravar na sua mente algumas palavras.

Escute textos em inglês.

Aproveite seu tempo “livre” para escutar textos em inglês. O que seria esse tempo livre? Momentos como uma caminhada, lavando louça, dobrando roupas, na academia. Lembrando que esse momento não substitui o tempo de estudo.

Escute músicas.

Sempre que possível escute músicas em inglês e com a legenda também em inglês, isso ajudará a você pronunciar as palavras corretamente. Além do mais, quem não gostaria de aprender a cantar aquela música preferida pronunciando as palavras corretamente, ainda que não seja afinado.

Aproveite os cursos das redes sociais.

Com a diversificação e avanço das redes sociais, muitos as têm utilizado como meio de vender o que se sabe, e isso não é diferente com o aprendizado de idiomas, em especial o inglês. Informe-se sobre a qualidade de alguns cursos on-line, escolha um e inscreva-se nele. Geralmente, esses cursos são ótimas ferramentas de aprendizado

Faça intercâmbio no exterior.

Se possível, faça um intercâmbio em um país onde o inglês seja a língua oficial. Nada melhor para aprender um idioma do que viver com pessoas que falam esse idioma.

Aqui são alguns lugares onde o inglês é o idioma mais falado:

Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, Irlanda, EUA, Canadá e África do Sul são apenas alguns dos lugares que pode escolher.

Não tenha medo de perguntar.

Caso você esteja inscrito em um curso on-line ou presencial, não tenha medo de perguntar. Seja curioso, não guarde dúvidas! As vezes uma pequena dúvida poderá impedir de você avançar para algo mais complexo.

Defina qual (ou quais) o seu objetivo.

Qual o seu objetivo em aprender inglês? Se é para participar de um intercâmbio acadêmico? Então foque no vocabulário relacionado aos seus estudos. Terá uma conferência internacional fora do país? Estude algumas maneiras de iniciar conversação em inglês e use-as com os outros participantes.

Não fique calculando o tempo que você irá usar para aprender inglês.

Evite ficar criando expectativas que com três, ou seis meses, ou um ano você ficará fluente em inglês, pois você corre o risco de se frustrar ao chegar o término desse período e perceber que não está tão fluente quanto esperava que estaria. Apenas estude, pratique as dicas anteriores que o aprendizado fluirá.

Não desvalorize que você aprendeu.

Para aprender um idioma e falar fluentemente leva tempo, principalmente se convivemos com pessoas que falam esse idioma. Por isso que tudo que você aprender deve ser comemorado e motivo para continuar a estudar. Não se engane, a constância nos estudos fará toda diferença. Então siga para seu alvo.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Eduarda Ribeiro

Eduarda Ribeiro

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...