Estratégias para autistas: como trabalhar com alunos em sala de aula?
Se você parou para ler esse artigo é porque tem interesse em saber quais estratégias para autistas funcionam, pois muitas das vezes quando é utilizado recursos estratégicos em sala de aula muda totalmente a forma de ensinar e o entusiasmo do aluno em permanecer na sala.
Para saber mais sobre o Transtorno do Espectro Autista, confira este artigo da sóeducador
Antes de tudo, o educador precisa planejar e utilizar estratégias para ensinar alunos com TEA. As crianças necessitam de um apoio pedagógico e atividades adaptadas de acordo com suas necessidades e dificuldades. Pois elas aprendem de forma diferente e precisam de intervenção para efetivação do aprendizado. E para isso, é fundamental que o professor tenha conhecimento dessas ferramentas para possibilitar um ensino mais inclusivo e de qualidade.
Para saber mais sobre dicas para adaptação de atividades pedagógicas e estratégias para autistas, confira este artigo da sóeducador.
Cada aluno é único e aprende de forma diferente. Então, é importante explorar o interesse e aprendizado das crianças.
Portanto, pensando nisso preparamos o post de hoje para ajudar os educadores a despertar a curiosidade, motivação e atenção dos pequenos. São dicas extremamente valiosas para serem aplicadas na sala de aula e bastante úteis para o docente e os demais profissionais da educação. Boa leitura!
A importância do Plano de Educação Individualizado
Primeiramente, é essencial considerar as necessidades da criança para compreender quais estratégias para autistas funcionam. O PEI (Plano de Educação Individualizado) pode contribuir muito no planejamento e na avaliação da criança. Além disso, auxilia na construção das atividades escolares que são bastante importantes para o aprendizado do aluno.
É extremamente essencial fazer as adaptações curriculares para crianças no espectro, é a partir delas que os educadores conseguem se orientar na construção de atividades e possibilitar que o aluno tenha recursos adaptados de acordo com suas necessidades.
Confira 15 dicas de estratégias para autistas:
1. Utilize abordagens sensoriais
Primeiramente, é importante compreender que antes de utilizar as abordagens sensoriais é fundamental contatar a equipe multidisciplinar que acompanha a criança. Os autistas têm a questão sensorial bastante apurada do que com relação as demais pessoas. Então, se a criança apresentar alguma resistência a usar esse tipo de material não force, pois pode ser agressivo para o pequeno. Para utilizar essa estratégia converse com os pais ou responsáveis e até mesmo com a equipe de apoio para propor uma intervenção de qualidade. Caso o aluno não demonstre dificuldade aos estímulos apresentados pode explorar as habilidades de (visão, audição, entre outras).
2. Conheça o interesse da criança
É importante que o professor observe quais são os interesses, pois geralmente as crianças no espectro têm hiperfoco em diversas questões que podem ser exploradas e isso pode ser utilizado a favor do professor. Dessa forma, vai possibilitar que o aluno se desenvolva e aprenda.
3. Proponha atividades baseadas no interesse do aluno
Você acha que as tarefas são mais proveitosas quando são passadas exercícios do interesse do aluno ou uma atividade aleatória sem preocupação com as suas necessidades? Pois bem, quando são exploradas atividades do interesse da criança é mais provável que ela cumpra com motivação e vontade de fazer, pois é o que ela gosta e se identifica. Então, o professor tem que estimular o aluno de acordo com o que ele gosta, o que sabe fazer e tem interesse de executar.
4. Determine uma rotina
Esse aspecto é bastante importante para crianças autistas, pois elas necessitam de uma rotina bem estruturada. Então, é importante determinar uma rotina para o aluno, como horário de entrada e saída da escola, como também na mudança de atividade para outra e no direcionamento de comandos no dia a dia.
5. Invista na previsibilidade
Geralmente, a criança no espectro entra em crise quando ocorre alguma mudança. Então, é importante que o professor aposte na previsibilidade, como mostrar para a criança passo a passo do que vai acontecer durante o dia, de uma atividade para outra. Utilizar os recursos visuais é uma ótima estratégia para explicar o que vai acontecer para o aluno. Outro aspecto importante é ser claro nos comandos de uma atividade para outra.
Antes de fazer alguma atividade ou passeio escolar o docente pode explicar antecipadamente as modificações que vão ocorrer. Para criança se sentir mais à vontade com a mudança de rotina seria interessante levar o aluno para conhecer o local primeiro. Dessa forma, será possível observar se ele vai gostar ou se sentirá desconfortável. O importante é que a criança tenha a possibilidade de inteirar-se das novidades que o rodeiam.
6. Use apoio visual
Usar estratégias para autistas é excelente para a criança compreender os comandos e instruções. Uma sugestão de recursos de apoio visual que podem ser utilizados são: desenhos, fotos, figuras, entre outras ferramentas. O objetivo desses materiais é auxiliar as crianças na conclusão e na previsibilidade da próxima atividade que será designada para criança.
7. Divida as atividades em etapas
Dividir as atividades em etapas é uma ótima estratégia para o aluno se organizar e não ficar sobrecarregado, por exemplo, ao invés de pedir que a criança faça as seis questões de uma só vez, peça que ele comece fazendo as duas primeiro. E a cada atividade feita o professor pode recompensar o aluno com algo que ele goste.
8. Inicie com atividades mais fáceis e deixe as complexas para o final
Esse é o tipo de estratégia que engaja o aluno nas atividades. O docente pode pedir para a criança fazer uma atividade que gosta em seguida outra que tem mais resistência e assim por diante.
9. Utilize orientações claras e diretas e use palavras concretas
É importante que as perguntas do enunciado sejam objetivas, curtas e claras. Não existe apenas uma forma de avaliar uma criança, esqueça isso. Utilize outras estratégias para autistas a fim de tornar a atividade menos complexa, como: músicas, vídeos, desenhos, objetos, personagens de interesse da criança, ludicidade e jogos. Essas ferramentas ajudam muito quando o assunto se trata de aprendizagem. Além disso, é uma forma de aumentar a interação professor-aluno e com os colegas em sala de aula.
10. Trabalhe com diversificados recursos no dia a dia
Introduzir materiais juntamente com essas estratégias pedagógicas mencionadas é essencial para enriquecer o momento de aprendizagem dos pequenos. O educador pode preparar quadros de rotina e utilizar cronômetro a fim de marcar o tempo para as crianças compreenderem e saberem os momentos de cumprir as atividades.
11. Mantenha um contato ativo com a família e a equipe multidisciplinar
Uma forma de manter o contato com a família e os profissionais diariamente é criar uma agenda diária específica sobre os comportamentos da criança durante o dia, por exemplo, quais foram as dificuldades, as habilidades aprendidas, ou outra questão que o docente considere importante. Fica ao critério do professor, mas é primordial conservar essa comunicação com os pais ou responsáveis, pois essa é uma maneira de contribuir com a evolução da criança e estimular o processo de aprendizagem.
12. Intervenha nos momentos de sobrecarga sensorial
Para ajudar nesse aspecto, o professor pode investir em exercícios físicos, massagens ou objetos que a criança se sinta à vontade e confortável. Justamente, para auxiliar nesse processo sensorial.
13. Planeje diversificadas atividades
É importante sempre ter um planejamento extra caso o educador necessite. As crianças autistas têm suas dificuldades e devem ser consideradas. Portanto, é fundamental que no meio de uma crise o docente tenha uma alternativa diferente, uma atividade que seja executada de forma mais lúdica, que chame a atenção da criança.
14. Acredite no potencial do aluno
É essencial investir em estratégias para autistas com o intuito de ajudar na aprendizagem de crianças com TEA, mas também buscar recursos para saber se o aluno está realmente aprendendo. Principalmente, os autistas não verbais que necessitam de estratégias para ajudá-los nesse aspecto. Acredite no potencial dos seus alunos, mas acima de tudo oferte meios para que eles tenham uma educação rica de estímulos.
Para saber mais sobre como planejar e estimular a aprendizagem de crianças autistas, confira este artigo da sóeducador.
15. Substitua questões abertas por questões fechadas
Questões abertas não são as únicas alternativas para construir uma atividade ou uma avaliação. Principalmente, quando se trata de uma criança autista, pois é importante delimitar as respostas e considerar as necessidades delas. Uma questão fechada possibilita que o aluno aproveite mais as questões, que seja mais interessante. É importante buscar estratégias para autistas que engajem bons resultados. Sendo assim, as questões de múltiplas escolhas são uma ótima estratégia, como introduzir desenhos, esquemas visuais, imagens e ilustrações. Esses recursos citados acima podem ser trocados por questões que necessitam de explicações.
Sendo assim, essas foram algumas dicas de estratégias para autistas muito importante para serem aplicadas como também modificadas. Não são receitas prontas, mas sugestões para serem aplicadas de acordo com as necessidades das crianças. Além disso, são extremamente ricas para auxiliar o professor, possibilitar um ambiente mais inclusivo, oferecer oportunidade para criança se desenvolver e se sentir bem em sala de aula.
Para saber mais sobre dicas para educadores que trabalham com crianças autistas, confira este artigo da sóeducador.
Gostou do nosso conteúdo?
Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!
Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá!
Referências:
Estratégias para manter a atenção do aluno autista em sala de aula. Instituto NeuroSaber, 2017. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/estrategias-para-manter-atencao-do-aluno-autista-em-sala-de-aula/. Acesso em: 22 de agosto de 2022.
Estratégias pedagógicas para crianças com autismo. NeuroSaber, 2020. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/estrategias-pedagogicas-para-criancas-com-autismo/. Acesso em: 24 de agosto de 2022.
Quinze dicas para ajudar seu aluno com autismo. Inspirados pelo autismo. Disponível em: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-seu-aluno-com-autismo/. Acesso em: 24 de agosto de 2022.