Ambiente escolar: o papel da gestão escolar democrática

mulher trabalhando em ambiente escolar

Reflexões sobre o papel da gestão escolar democrática

 

Vale a pena salientar sobre um ponto muito significativo que é a importância da gestão escolar democrática no ambiente escolar. Para uma gestão escolar democrática, a escola, comunidade e os pais têm que estar em conjunto para uma educação de qualidade. Com isso um ambiente mais participativo e melhor para ambos. A democracia é uma condição de participação.

 

De acordo com (BERNADO; BORDE, p. 258), “para se exercitar a democracia é preciso criar espaços para a participação de todos na escola. Não vale apenas estar presente, é preciso aprender a questionar, interferir e participar. Gestores, pais, alunos, professores, enfim, toda a comunidade escolar e local deve ser capaz de planejar, aprender a reivindicar, decidir, cobrar e acompanhar ações concretas em benefício da comunidade escolar, exercendo verdadeiramente a cidadania” ( apud SILVA; BERNADO, 2012).

 

Administração escolar

 

De acordo com (BITAR; VICENTE, 2020, P. 404), “O diretor escolar é o líder da educação” ( apud MARINHO, 2014). Portanto, o diretor escolar tem que ser um profissional com conhecimentos em política educacional e práticas técnico-administrativos. A questão da hierarquia nas escolas, ainda é muito presente no ambiente escolar. Na maioria das vezes é mais uma questão de subordinação do que autonomia. Diante disso, infelizmente o aluno é colocado como segunda opção. Atualmente essa situação acontece nos dias de hoje na nossa sociedade. É importante salientar que o aluno deve ser o centro desse processo.

 

Outro ponto importante é que o diretor de escola tem a função principal, o líder da instituição. Um gestor democrático coordena a escola, buscando qualidade para todos os envolvidos. Então é importante escolher bem o representante que vai liderar a escola. E isso só possível com a participação dos alunos, funcionários e da comunidade.

 

 

A organização escolar necessita de dois grandes pilares para sua eficácia. O primeiro é as habilidades dos alunos e o segundo é o esforço dos diretores e professores na instituição. A escola de qualidade tem o propósito de engrandecer o aluno como ser humano e também como cidadão.

 

O objetivo da gestão escolar

 

O objetivo da gestão escolar democrática é o trabalho em conjunto com os pais, funcionários, escola e a comunidade. Porque precisamos cobrar por uma educação de qualidade, porque é o nosso direito. Está na constituição. Todos têm o direito a educação, a escola é para todos. Do que adianta promover meios para educação, mas não nos oferecer uma educação de qualidade? Se é nosso direito. Por isso é muito importante a participação da população e também do corpo docente em geral. Não é só buscar recursos para uma educação de qualidade, mas procurar meios para inserir o aluno no ambiente escolar. E também meios para que o educando permaneça na escola.

 

 

O papel da gestão democrática no ambiente escolar

 

A gestão escolar democrática é a forma para alcançar êxito no ambiente escolar, contudo uma gestão mais eficiente. Outro fator é a eleição de diretores, que é de suma importância para a gestão democrática. Vai além da eleição dos diretores, uma educação de qualidade é a base para uma democracia mais participativa.

 

Se não somos capazes de participar no nosso ambiente escolar, promovendo espaços de participação na escola para todos, indagando, questionando, participando e interferindo, como vamos cobrar dos nossos governantes?

 

E diante disso as pessoas têm direito de participação nas decisões políticas do país. Não é diferente na escola pública. Precisamos de uma postura participativa em todos os âmbitos das nossas vidas. Exercer nosso dever de cidadão, fiscalizar se o que prometeram estar sendo realmente cumprido, tanto na nossa sociedade como no ambiente escolar.

 

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Referências

MARINHO, Iasmin da Costa. Administração escolar no Brasil (1935-1968): um campo em construção. 2014. 197f. Dissertação (Estado, Sociedade e Educação) Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SILVA, Flordélia Rodrigues, BERNADO, Elisangela da Silva. O ensino municipal de Barra Mansa/RJ (Brasil): em busca de uma escola eficaz. In: III JORNADAS NACIONALES Y I JORNADAS LATINOAMERICANAS DE INVESTIGADORES/AS EN FORMACIÓN EN EDUCACIÓN.1 ed. Buenos Aires/Argentina: Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación (IICE) – Universidad de Buenos Aires, 2012, v.1, p. 1-10.

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Izabel Barros

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