10 jogos educativos digitais para crianças

Pai e filho jogando videogame no celular Foto gratuita - jogos educativos digitais para criança

A importância dos jogos educativos para as crianças

Os jogos educativos digitais para crianças são de extrema importância, pois são estratégias que ajudam no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança de forma divertida e didática. Além disso, os jogos possibilitam a evolução de inúmeras habilidades, como raciocínio lógico, responsabilidade e concentração. É fundamental que os pais, destinem um tempo para participar desses jogos educativos com as crianças.

Através dos jogos educativos digitais, as crianças podem refletir sobre sua própria realidade, compreender as diversas culturas e conhecer as regras, deveres e direitos de cada cidadão na sociedade.  Quando a criança está em contato com os jogos, elas aprendem, descobrem, inventam e experimentam. Dependendo da qualidade do jogo, pode ajudar no desenvolvimento da psicomotricidade e estimula a imaginação.

Os jogos educativos digitais para crianças têm caráter dinâmico e ao utilizar os jogos como ferramentas pedagógicas auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.

A seguir, veja alguns benefícios que os jogos educativos digitais para crianças oferecem. Boa leitura!

10 jogos educativos para as crianças

Confira alguns jogos educativos digitais que estimulam o aprendizado enquanto as crianças brincam, pois, esse tipo de atividade instiga a atenção da criançada.

1.Jogos de Matemática

O jogo possibilita que as crianças se divirtam com testes de adição e subtração. Além disso, as operações básicas são abordadas de maneira divertida, com histórias e desenhos ilustrados. O Jogo de Matemática é recomendado para crianças até os 10 anos.

2. Capitais de todos os países

Esse jogo educativo para criança pode ser usado como um conhecimento complementar, essencial para as disciplinas de história e geografia. O jogo funciona como um Quiz com vários níveis de dificuldade e apresenta inúmeros países para criança identificar. Além disso, pode ser utilizado offline, pois o jogo é gratuito. É uma ferramenta que ajuda no aprendizado das crianças.

3. Lingokids

O Lingokids é um aplicativo que procura possibilitar o ensino de inglês para crianças de 2 a 8 anos. Foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford e possui uma  sequência de conteúdos, jogos, vídeos, entre outros.

É um jogo que chama a atenção da criança e oferece uma experiência eficiente na aprendizagem do ensino de inglês.  O vocabulário desse aplicativo tem cerca de 3.000 palavras. É um jogo educacional para crianças muito enriquecedor e tem inúmeras lições.

4. Ler e contar

Esse aplicativo de jogos é excelente para crianças que estão na fase de ler e escrever. Possibilita também que a criança desenvolva habilidades de leitura através de atividades lúdicas, história, formas geométricas e músicas. Então, através dessas atividades vai ajudar no desenvolvimento de habilidades. Assim, a criança pode se divertir e aprender ao mesmo tempo.

5. Scrach Jr.

O Scrach Jr. é um jogo voltado para a aprendizagem da linguagem de programação para crianças até os 8 anos. Através dos símbolos e dos sinais as crianças aprendem os fundamentos da programação.

6. COMnPLAYer

Esse aplicativo ajuda no desenvolvimento da criança de maneira lúdica e interativa o aprendizado científico. O COSPLAYER aborda o aprendizado científico de forma divertida e também é um jogo de perguntas e respostas para interagir com o aplicativo. A criança pode descobrir vários objetos e como eram utilizados ao longo da história.

7. Playkids

O Playkids é um aplicativo de jogos direcionado para o lúdico o qual reúne desenhos, livros, séries e jogos para crianças de várias idades. Além disso, ajuda no processo de alfabetização e traz questões científicas.

8. Jogos educacionais de criação e construção

Um bom exemplo de jogos de criação e construção são as peças de Lego. Esses tipos de jogos de montar são excelentes recursos para estimular a criatividade e a motricidade fina. E tem disponível para várias idades.

9. Jogos de tabuleiro

Há uma grande diversidade de jogos de tabuleiro, como: xadrez, damas, dominó e jogos de palavras, como por exemplo o Scrabble. Pois, esses jogos ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração e o pensamento estratégico.

10. Puzzles e quebra-cabeças

Esses jogos educacionais têm como finalidade estimular a atenção e a memória visual nas crianças. É uma atividade que pode ser feita com a família. É importante salientar que os jogos de Puzzles e quebra-cabeças têm disponíveis para várias idades.

 4 benefícios do uso de jogos educativos digitais para crianças

Os jogos educacionais são atrativos e motivadores

As crianças atualmente procuram muitos jogos para se divertir e por que não aliar isso às práticas pedagógicas? Dessa forma, a aprendizagem será mais efetiva e interessante para as crianças.

Buscar esse tipo de estratégia para tornar o ensino mais significativo para os alunos é de suma importância. E principalmente focar nos interesses dos pequenos. Sendo assim, será possível tornar o ensino-aprendizagem dinâmico e criativo, dentre outros benefícios.

Auxiliam no desenvolvimento cognitivo da criança

Os jogos educacionais promovem o desenvolvimento de diversas habilidades, como: linguagem, cálculo, motricidade, reflexão crítica e raciocínio lógico. Essas são algumas das vantagens que esses recursos proporcionam para as crianças.

Estimulam as relações interpessoais

O jogo é uma forma de possibilitar a interação com as outras pessoas. Seja em casa ou na escola, a criança quando está em contato com os jogos educacionais está propenso a ter interação com o outro. Sendo assim, as crianças desenvolvem capacidades e comunicação interpessoal.

Excelentes ferramentas para déficits cognitivos.

Os profissionais da educação e terapeutas que trabalham com crianças com Autismo ou outro tipo de deficiência, utilizam jogos educacionais e didáticos para estimular o desenvolvimento de novas habilidades.

Estimula a criatividade

É preciso que a criatividade seja instigada nas crianças, pois é no início da infância que a criatividade começa a ser desenvolvida. Caso não seja motivada, será um adulto com pouca capacidade de ser criativo. A partir dos jogos educacionais, a criança pode ser estimulada a usar a imaginação no momento que está aprendendo.

Os jogos educativos digitais promovem diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Além de ser uma forma divertida de adquirir novas habilidades, pode ser um momento enriquecedor na escola e também entre a família.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Kelly Silva

Kelly Silva

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...