10 livros essenciais para a formação do professor

professor lendo um livro encostado em uma mesa - formação do professor

Separamos 10 livros indicados para todo professor

O professor ao longo da sua trajetória profissional, enfrenta várias questões desafiadoras na sua prática de ensino. Sendo assim, é importante que professores busquem por uma formação continuada e procure uma constante atualização.

E por que não através dos livros? Buscar o conhecimento por meio dos livros é muito importante. Além disso, a leitura favorece o aprendizado e aprimora o desenvolvimento intelectual.

Segundo Drauzio Varela, o ato de ler estimula diversas áreas do cérebro humano, um dos mais complexos exercícios.

A seguir, confira 10 dicas de livros essenciais para a formação do professor. Além disso, contribui para enriquecer o intelecto e possibilita novos insights sobre práticas pedagógicas e metodologias diferentes. Boa leitura!

Confira 10 livros importantes para a formação do professor

  1. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

capa do livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

O livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes foi escrito pelo autor Augusto Cury. Trata-se dos hábitos que os professores têm que preservar para ensinar crianças e jovens.

Augusto Cury, é professor, psiquiatra e especialista em comportamento e educação. Ele destaca importantes técnicas pedagógicas capazes de reforçar o aprendizado dos alunos.

  1. Professora Sim; Tia, Não – Cartas a Quem Ousa Ensinar

capa do livro Professora Sim; Tia, Não – Cartas a Quem Ousa Ensinar

Na obra, Professora Sim; Tia, Não – Cartas a Quem Ousa Ensinar. Paulo Freire, debate sobre a profissão do professor. Além disso, o autor faz uma crítica ao hábito das educadoras serem chamadas de tia, de acordo com ele, remete uma ideia de passividade.

Diante desse hábito de chamar a professora de tia, pressupõe uma relação de parentesco, para Paulo Freire essa é uma forma de desvalorizar a profissão de educador.

Os professores são muito desvalorizados, nos textos e procedimentos propostos por Paulo Freire, retrata uma forma de resistência ao sugerir uma pedagogia política.

Trata-se também, a importância de uma formação técnica, cientifica e política para desempenhar à docência.

  1. Pedagogia da Autonomia

capa do livro Pedagogia da Autonomia

Esse livro foi escrito por Paulo Freire, um dos educadores e pedagogos mais prestigiados do mundo. Pedagogia da Autonomia é uma obra que oferece uma reflexão sobre a prática de ensinar.

Ele também aborda questionamentos fundamentais sobre o papel do professor no processo de aprendizagem. Diante disso, Paulo Freire resgata ideias primordiais, como autonomia, ética e curiosidade.

  1. A Prática Educativa – Como Ensinar

capa do livro A Prática Educativa – Como Ensinar

Nessa obra, de Antoni Zabala que é muito recomendada para os docentes que estão iniciando a profissão de lecionar. A Prática Educativa – Como Ensinar é vista como um clássico da pedagogia construtivista.

O autor, aborda também a questão do papel do docente no planejamento e na organização do conteúdo que será apresentado para a classe. Outro ponto que Antoni Zabala salienta, é a importância de uma boa gestão de tempo e de espaço e também da função social do educador.

  1. Conversas Com Quem Gosta de Ensinar

capa do livro Conversas Com Quem Gosta de Ensinar

Rubem Alves é um dos autores com mais referência na área pedagógica. O livro Conversas Com Quem Gosta de Ensinar, traz uma reflexão a respeito do papel e o objetivo do trabalho do docente nas escolas do Brasil.

Além disso, o autor salienta a diferença entre um educador e um professor. Significa dizer que, professor é profissão e educador é vocação. Rubem Alves, aponta suas ideias de forma clara e simples.

  1. Quando Ninguém Educa – Questionando Paulo Freire

capa do livro Quando Ninguém Educa – Questionando Paulo Freire

Na obra, Quando Ninguém Educa – Questionando Paulo Freire, Ronai Rocha destaca assuntos da educação brasileira, reflexões sobre a conduta dos professores, acerca da grade curricular nacional, também fala da base nacional comum curricular, LDB 9394-96, e várias teorias de conceituados teóricos da educação que contribuíram para o progresso da educação.

  1. Conversas Com um Jovem Professor

capa do livro Conversas Com um Jovem Professor

O livro Conversas Com um Jovem Professor escrito por Leandro Karnal, é uma obra que fala sobre a postura do professor, como dar aula, corrigir provas e como é a sala de aula. A obra trata-se de como realmente lidar com as práticas escolares.

  1. Educação e Suas Diversidades

capa do livro Educação e Suas Diversidades

O livro, Educação e Suas Diversidades de Arlete Ramos dos Santos, trata a respeito das diversidades do mundo acadêmico e também da sala de aula, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Além disso, a leitura do livro é extremamente importante.

No livro, são vários artigos escritos para cada situação do âmbito acadêmico. Sendo assim, é uma obra que oferece embasamento teórico para muitas questões da educação. É um livro que esclarece sobre as lacunas existentes do meio pedagógico e da postura do professor.

  1. Didática

capa do livro Didática

O livro, Didática escrito por José Carlos Libânio, o autor define os princípios que orientam a narrativa durante a obra, da importância da didática e seu caráter aglutinador dos conteúdos e procedimentos.

E também engloba os conhecimentos da área da psicologia da educação, filosofia da educação, sociologia da educação, entre outras para explicar sobre o ato e a forma do aprender. Libânio, tem a finalidade de construir um conteúdo e organizar uma discussão que tenha um caráter prático no processo educativo.

  1. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro

capa do livro Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro

Escrito por Edgar Morin, o livro Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, trata-se acerca do futuro, sobre a educação para frente e que o professor deve estar sempre atualizado. Um livro muito esclarecedor para os docentes e principalmente para professores iniciantes.

Essas foram as 10 dicas de livros para a formação do professor. Se você é um educador, esses livros podem auxiliar a ter mais conhecimento em relação a sua trajetória profissional, aprimorar suas técnicas e metodologias de ensino.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Kelly Silva

Kelly Silva

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...