Por que é importante melhorar as aulas de geografia?

Muitos professores ainda sentem dificuldade em promover aulas de geografia mais dinâmica. E uma das principais formas de estimular o interesse do aluno é quando as aulas são ministradas de forma lúdica e atrativa. Dessa forma, é mais possível que o estudante aprenda, pois quando é ofertado recursos do interesse dele instiga a motivação. Então, para ajudar os professores, sugerimos 5 dicas de como melhorar as aulas de geografia e promover um aprendizado mais diversificado. Esse é o post de hoje. Boa leitura!

Confira 5 dicas para melhorar as aulas de Geografia:

1. A curiosidade é o ponto de partida para deixar as aulas mais interessantes 

A primeira dica para tornar as aulas de geografia mais dinâmicas é atrair os interesses dos alunos através da curiosidade. Além de ser um recurso excelente no sentido de levar para aulas de geografia, também é ótimo para outras disciplinas. Para que isso aconteça o educador precisa instigar os alunos através de perguntas a fim de que o estudante sinta curiosidade pelo assunto.

O professor pode fazer isso levantando questionamentos sobre determinado assunto. Dessa forma, o docente estará ajudando o aluno a refletir sobre a temática. Outra questão é trazer o assunto para realidade do estudante, pois quando é levantado uma questão do cotidiano dele é uma forma de aumentar a curiosidade, visto que é um conhecimento do dia a dia do aluno.

Cabe ao professor adaptar essa estratégia às suas aulas. Quando as aulas são dadas com motivação, buscando estimular os alunos a reflexão e curiosidade sobre os temas é possível tornar o ensino menos tradicional. Além disso, é uma forma de considerar as especificidades dos alunos e suas necessidades. É importante que esse recurso seja aplicado moderadamente para não tornar as aulas previsíveis. Aposte em diversas estratégias. E para te ajudar ainda mais, segue abaixo algumas dicas valiosas para tornar as aulas de geografia mais interessantes. 

2. É importante considerar a realidade dos alunos

As aulas de geografia podem se tornar difíceis para os alunos quando o assunto é distante da realidade deles ou quando não conseguem refletir sobre o tema, porque não conhecem ou não sabem como funciona. Então, para que isso não seja um obstáculo, comece com assuntos que abordem a realidade do aluno. Nesse caso, não importa a temática, o que é essencial é trazer para o cotidiano dele. 

Portanto, invista em formas de deixar as aulas mais práticas e dinâmicas. Como propor seminários em equipe, paródias, teatro, dividir em equipe para defender temas, entre outros. Utilize sua imaginação e o ponto central que é o interesse dos alunos. Sendo assim, pergunte para eles o que desejam nas aulas de geografia.

3. Invista em filmes e músicas para introduzir o assunto

Bom, para que os alunos não fiquem perdidos nas aulas de geografia é importante iniciar com um recurso introdutório, como:

  • Música
  • Paródia
  • Filme
  • Documentário
  • Livro

Além do aluno ter base para uma discussão em sala de aula também vai conhecer como procedia o assunto em diversos contextos e de acordo com a realidade de outras pessoas. E a importância de debater o assunto em sala de aula. 

Nesse contexto de aula é essencial que o educador mesmo utilizando essas ferramentas torne as aulas mais atrativas e interessantes. Quando a aula é ensinada com entusiasmo, com vontade e por amor pelo que faz ficará evidente para os alunos. E dessa forma, as aulas não serão desagradáveis, mas interessantes. Você que é professor não caia na armadilha de passar um resumo do tema que será abordado em sala, mas invista em um debate, mapas mentais no quadro, perguntas, entre outras. Ouse nas suas aulas, pois quem está ministrando é você. então, sabe o que é melhor para turma.

Essas dicas não são uma receita pronta como a de um bolo, mas dicas para nortear e ajudar em aulas mais dinâmicas, pois, a forma que os alunos aprendem não é meramente apenas por memorização e utilizando só o livro didático. Então, seja um professor que possibilita que o aprendizado realmente aconteça.

4. Utilize jogos e a ludicidade

Outra forma de tornar as aulas mais inovadoras é introduzir jogos e práticas lúdicas que tenham relação com o conteúdo. Geralmente, quando é uma aula mais diversificada ajuda melhor no entendimento do aluno. Além disso, motiva e estimula o processo de aprendizagem dos estudantes, pois quando uma aula é mais dinâmica o aluno passa a ter mais interesse na disciplina.

Além dessas estratégias citadas, uma das ferramentas mais interessantes que o docente pode realizar são as gincanas. Esses tipos de atividades são essenciais para estimular os estudantes a se empenharem nas disciplinas, inclusive na de geografia. Cabe ao professor nesse momento decidir os passos que serão dados.

5. Coloque os alunos para resolver situações-problema

Quando o professor possibilita que o aluno resolva situações-problema, ele está proporcionando que o estudante assimile melhor o conteúdo. Além disso, ajuda que o aluno se desenvolva mais. É comprovado cientificamente que o aluno aprende mais quando ensina para alguém. Dessa forma, ele aprende mais. A teoria de Glasser sobre a pirâmide de aprendizagem explica isso perfeitamente. Confira:

Fonte: www.abrafi.org.br/index.php/site/noticias/ver/4349

Então, proporcione meios para que os alunos aprendam através do método de aprendizado ativo. Invista em debates, seminários e práticas relacionadas ao conteúdo no dia a dia.

Essas foram algumas sugestões para ajudar você a melhorar as aulas de geografia. Entretanto, o educador não deve focar apenas nessas dicas, pois é importante procurar outras estratégias para dinamizar as aulas. Além disso, é importante que o docente tenha uma reflexão constante a respeito da sua prática na sala de aula, visto que é impossível sempre saber de tudo, mas é possível buscar maneiras de inovar nas aulas. Então, seja um professor pesquisador.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá!

Referência: 

PENA, Rodolfo Alves. Dicas para melhorar as aulas de geografia. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/dicas-para-melhorar-as-aulas-geografia.htm. Acesso em: 10 de out. 2022.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *