Método Montessoriano

admin-ajax (1)

Você sabia que existem vários modos de ensinar?

A verdade é que existem vários métodos pedagógicos: Tradicional, Freiriano, Construtivismo, Montessori, Waldorf, Pikler.

Nesse post nós iremos conhecer um pouco mais sobre um deles, a Pedagogia Montessoriana.

Mas antes de falarmos sobre o método montessoriano, vamos conhecer quem foi Maria Montessori(1870-1952).

Foi  pedagoga, pesquisadora e médica italiana, a criadora do “Método Montessori” um sistema educacional baseado na formação integral do jovem. “Educar para a Vida” foi o seu lema.

Maria Tecla Artemisia Montessori nasceu em Chiaravalle, norte da Itália, no dia 31 de agosto de 1870.  Era filha de Alessandro Montessori, oficial do Ministério das Finanças, e de Renilde Stoppani.

Mas afinal o que a pedagogia montessoriana ensinava?

Uma das bases do seu método foi aprender a respeitar a criança enquanto ser infante, ou seja, a criança não pode ser subjugada à pedagogização do adulto. A pedagogia que deve circunscrever as necessidades do aprendizado infantil. Um dado interessante proposto por Montessori, enquanto filosofia de sua educação montessoriana, é a distinção entre fazer as vontades dos menores e atendê-los em suas necessidades de aprendizado. Uma criança não tem desenvolvimento maturacional para escolher as próprias atividades no processo do “quer-porque-quer”. O professor, sim, deve despertar o lúdico do infante ao propor atividades que o potencializem.

A criança psíquica e a criança biológica

Montessori afirma que a criança desenvolve-se a partir de uma célula, contendo informações psíquicas e também genéticas. Faz-nos lembrar da teoria da biogênese, de Piaget.

Essa célula traz em si um padrão de documento, de registro individual, os quais se germinarão instintos psíquicos em contato com o meio. Ou seja, quando um ser está em contato com o meio, já traz em si a latência de todo um estado social e cultural que o circunscreve. Com efeito, quando um ser novo é formado torna-se sede de misteriosas orientações que darão lugar aos atos, às características, ao trabalho, ou seja, às funções no ambiente externo (MONTESSORI, 1980, p. 27).

A criança é psíquica porque o meio proporciona esse desenvolvimento, partindo de sua gênese. Todavia, cada criança pertence a um meio distinto. É possível aplicar esse conceito adotado pela Pedagogia Montessoriana em sala de aula. Por anos, a educação insistiu em padronizar o comportamento das crianças em uma mesma classe, sugerindo que todas tivessem uma mesma reação a uma dada tarefa. Hoje, é possível ver o quanto o meio do qual cada um provém influencia na sala de aula. Cada criança traz em si um espaço de origem e é dever do profissional considerar esse princípio em sua didática. Isto é Montessori!

O meio, o espaço escolar são recursos de democracia e igualitariedade. Montessori afirma que há esse princípio de diversidade: Assim, a criança recém-nascida não é simplesmente um corpo pronto para funcionar, mas constitui um embrião espiritual que possui diretrizes psíquicas latentes. Seria absurdo pensar que logo o homem, caracterizado e distinto de todas as demais criaturas pela grandiosidade de sua vida psíquica fosse o único a não ter padrão de desenvolvimento psíquico individual (MONTESSORI, 1980, p. 28).

método montessoriano

O ambiente da criança

A criança nasce em um ambiente pronto, um ambiente civilizado, por ser da civilização, um ambiente que reflete cargas culturais, sociais, históricas prontas. Cada nascimento é marco no ambiente espacial, mas não muda a civilização histórica. Segundo médicos e biólogos, nascer é um acontecimento doloroso, mais que a morte. A criança sai do ventre materno para um ambiente obscuro que, ao longo do seu desenvolvimento, e será colocada sob véus de repressão. Montessori questiona como o meio recebe essa criança desprotegida? E você professor como recebe seu aluno no início do ano letivo?

O meio recebe esse recém-nascido com superprotecionismo. Os pais são os primeiros a elevar essa atitude. O superprotecionismo é um supervéu que é imposto socialmente pelos superpais desde o nascimento da supercriança. A superproteção, segundo Montessori, é o primeiro erro do inconsciente materno e paterno.

As crianças recém-nascidas precisam somente das roupas. Sem panos que as engessem ou as apertem. O recém-nascido deve ter a percepção natural do ambiente, da temperatura. Quando está totalmente enrolada, sustém o primeiro véu do superprotecionismo. A partir do instante do nascimento da criança, o espírito do adulto se exprime sempre nesse sentido: cuidar para que a criança não estrague a roupa, não suje, não incomode.

Há infinitos exemplos dessas falas pelos sujeitos da escola em que trabalhamos. A mãe, geralmente liga para a escola reclamando que a professora deixou Pedrinho sujar o uniforme de guache e que amanhã não terá outro. Mas a mãe do Pedrinho não pergunta como está o filho na escola, como tem sido a sua participação, como ele está evoluindo. Do mesmo modo, professores acham um absurdo a mãe enviar a criança para a escola com uma relevante febre. Quantas vezes esse futuro adulto ficará doente e não poderá faltar seus compromissos profissionais ou sociais?

Crianças brincando

Podemos perceber que a pedagogia montessoriana defende a autonomia como um dos maiores elementos valorizados no desenvolvimento da criança ,o objetivo dos adultos deve ser o de incentivar as crianças a aprenderem coisas por conta própria, desenvolvendo a criatividade e a independência.

Por isso, o método Montessori defende que as crianças, desde bebês, tenham acesso ao mundo. As ideias da teoria têm sido utilizadas por muitos pais na criação de seus filhos. Um exemplo é colocar os objetos do quarto em alturas mais baixas, para que a criança consiga explorar o ambiente sozinha e fazer suas escolhas.

Criança comendo

E na escola não deve ser diferente. A orientação é que os ambientes sejam organizados de maneira segura e com materiais diversos, para que os alunos os explorem. O professor é um guia na construção de conhecimento, acompanhando as crianças e propondo desafios.

Para saber mais sobre o método de Montessori acesse o material completo do curso APRENDIZAGEM MONTESSORIANA em nossa plataforma de cursos online.

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...