11 Filmes sobre autismo

Prancheta 163 (1)

Filmes sobre autismo importantíssimo para conhecer o espectro

Primeiramente, vamos entender um pouco sobre esse tema.
Autismo é conhecido como TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Caracterizado pela dificuldade na interação social, comunicação, interesses restritos repetitivos e estereotipados.
Não existem as causas exatas do autismo, mas pesquisas apontam para fatores genéticos, hereditários e ambientais. O autismo não tem cura, mas o diagnóstico precoce ajuda a criança a ter uma qualidade de vida melhor. A partir de intervenções que ajudam no desenvolvimento da criança.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 1 em cada 160 crianças têm autismo no mundo. Infelizmente, o preconceito e estereótipos ainda são muito presentes na sociedade. Por isso que os filmes sobre autismo é um excelente meio para tratar de um assunto de extrema importância e para conscientização sobre a diversidade que existe no espectro.

Segundo Autismo Ávila: “O autismo não se cura, se compreende.” Inclusive os filmes sobre autismo são ótimas oportunidades para conhecer mais sobre o tema. Além disso, é uma forma lúdica de compreender mais sobre as crianças autistas.
E para ser abordado no dia 02 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Sugerimos alguns filmes sobre autismo que são excelentes para discutir essa questão e levar informação para sociedade como também ser abordado nas escolas.

A seguir veja 11 filmes sobre autismo que contribuem para a conscientização dessa temática importantíssima para sociedade. Os filmes são excelentes recursos para assistir em sala de aula com os alunos, pois o ambiente escolar deve ser um espaço de formação. E principalmente, que invista em uma educação inclusiva. Boa leitura!

Confira 11 filmes sobre autismo:

1. Delicadeza é azul (2021)

É um documentário que traz a perspectiva sobre o autismo e proporciona reflexões a respeito do melhor tratamento e sobre a inclusão escolar. Aborda também entrevistas com diferentes níveis do espectro em cada criança, com familiares, terapeutas, professores, médicos e artistas. Trata-se de um novo olhar sobre o autismo com questionamentos sobre o que significa hoje uma comunicação relevante através dos cinco sentidos.

Além disso, o documentário vai além das dificuldades do autismo e apresenta a importância do respeito, do amor e da delicadeza como meios transformadores e salienta a conscientização urgente, pois ser diferente de acordo com o documentário é normal.

capa do filme delicadeza é azul

2. Atypical (2019)
É uma série que acompanha o Sam, trata com suavidade e humor as descobertas e desafios da sua adolescência. Ele é um adolescente tímido, inteligente e apaixonado por pinguins. Sam, quer conseguir uma namorada e então sai em busca de conselhos, mas sua mãe que é superprotetora ainda precisa aceitar isso.

capa da série Atypical

3. Farol das orcas (2017)

Augustin é levado pela sua mãe para conhecer as orcas na Península de Valdés, na Patagônia. Ela tem expectativa que os animais ajudem seu filho a demonstrar suas emoções com mais facilidade e para amenizar o quadro severo de autismo. Os filmes sobre autismo são muito importantes para salientar questões fundamentais sobre o espectro. Inclusive, sobre a negligência paterna, pois geralmente os pais abandonam os filhos quando identificam que a criança possui alguma deficiência ou limitação.
O Farol das Orcas é baseado em uma história verdadeira do biólogo argentino Roberto Bubas, que escreveu o livro “Agustin corazon abierto”.

capa do filme Farol das orcas

4. Como somos (2015)
Esse é um documentário que conta a história de 12 famílias que convivem com o autismo ou síndrome de Down. O roteiro do documentário aborda que as escolas públicas e privadas não estão preparadas para receber as crianças ou adolescentes autistas, mas as famílias foram preparadas? O documentário levanta esse questionamento.

capa do filme como somos

5. Arthur e o infinito – um olhar sobre autismo (2013)
É uma história de curta-metragem que aborda os conflitos de uma família que o filho mais novo foi diagnosticado com autismo. Arthur, tem seis anos e são grandes desafios que a família enfrenta até o diagnóstico, como: sintomas, tratamento, erros e acertos. Marina, sua mãe dedica todo seu tempo ao seu filho. Além disso, procura meios para entender melhor sobre o autismo. Ela mostra sua realidade e os sentimentos envolvidos na sua trajetória.

Capa do filme Arthur e o infinito – um olhar sobre autismo

6. Tão forte tão perto (2011)
Os filmes sobre autismo são fundamentais para refletir sobre essa temática. Esse é inspirado no livro “Extremamente Alto e Incrivelmente perto” (Rocco, 2006), de Jonathan Safran Foer. O filme trata-se de um garoto de nove anos que perdeu o pai.
Oskar tem sintomas de autismo leve, é muito inteligente, mas tem dificuldade na interação social. Ele foi o último a ouvir as palavras do pai, que deixou um enigma para ser decifrado pelo garoto após ele ter encontrado uma chave. Oskar, acredita ser uma mensagem do seu pai. Então, ele vai em busca de respostas.

Capa do filme Tão forte tão perto

7. Mary e Max (2009)
“A vida de todo mundo é como uma longa calçada. Algumas são bem pavimentadas, outras têm fendas, cascas de banana e bitucas de cigarro”. O stop-motion, inicia com essa frase, que aborda a amizade de uma garota solitária australiana e um ancião judeu que trocam cartas por anos. Ambos têm Síndrome de Asperger, ele é solitário, ela é tímida e sofre bullying na instituição de ensino. Dessa forma, eles se sentem acolhidos em suas diversidades e criam uma amizade através de correspondências.

Capa do filme Mary e Max

8. Fixing Luka (2009)
É uma curta-metragem fundamentado nas experiências pessoais da Jessica Ashman (roteiro, animação e direção), que tem uma irmã autista
Lucy, feita de pano, observa o comportamento obsessivo do irmão, com engrenagens metálicas. O irmão da Lucy, cola selos na parede, alinha os patinhos de borracha e empilha cubos em torres imensas. Ela pressupõe que tem uma maneira de curar o irmão. Em um determinado dia ele se desmonta. Então ela sai correndo para encontrar ajuda e encontra um soldadinho que fará acreditar ter encontrado a cura para o irmão.

capa do livro Fixing Luka

9. Temple Grandin (2010)
O Temple Grandin foi premiado no Emmy e Globo de Ouro e aborda a história de uma cientista norte-americana interpretada por Claire Danes. É um dos filmes sobre autismo baseado em uma história real e supera inúmeros obstáculos em um período em que o autismo não era muito conhecido.
Temple Grandin fez faculdade e doutorado e inovou o manuseio do gado com técnicas que trouxeram uma grande repercussão na indústria pecuária dos Estados Unidos.

Capa do filme Temple Grandin

10. Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador (1993)
Esse é um clássico do cinema, o filme retrata a história de dois irmãos com uma família muito problemática. Quando o pai deles morre, Gilbert torna-se o responsável pelas contas financeiras da família e pelo seu irmão mais novo autista, Arnie.

Capa do filme Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador

11. The Good Doctor (2017)
É uma série que retrata a história de um médico autista, que demonstra sua inteligência em cada episódio. Além disso, o jovem médico tem que provar sua capacidade no hospital, diante dos desafios da profissão.

Capa do filme The Good Doctor

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Kelly Silva

Kelly Silva

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...