8 dicas de organização nos estudos

afro-americana pensativa vestida com um macacão verde, bebe um saboroso café, posa na cadeira e desvia o olhar - organização nos estudos

Organização nos estudos: 8 dicas para alavancar no aprendizado

Sabe como render melhor nos estudos? Esse é o lugar certo para conseguir uma boa organização nos estudos. Saiba que é possível, mas é fundamental ter foco e dedicação. Dessa forma, conseguirá alcançar excelentes resultados, pois a organização nos estudos é de suma importância para obter êxito na aquisição de conhecimentos.

Para isso é essencial separar um tempo para fazer um bom planejamento, além de fazer um diferencial enorme no desempenho. Dessa forma, a organização dos estudos ficará mais simples, as demandas serão alcançadas e a aprendizagem será mais efetiva.

Quer aprender como render melhor? Continue a leitura e veja 8 dicas para organização nos estudos. Esse é o post de hoje. Boa leitura!

1. A organização nos estudos é um trabalho contínuo

Caso os estudos sejam em casa, algumas pessoas têm dificuldade de manter o foco. Por isso, é importante encontrar a melhor forma de organização que funcione, por exemplo, separe os projetos em etapas e determine o que deve ser feito a cada dia. Dessa forma, evite a procrastinação. Tenha uma rotina planejada e principalmente procure concluir todas as atividades traçadas para o dia.

2. Encontre um lugar agradável para estudar

É importante salientar que um ambiente tranquilo interfere positivamente no aprendizado. Caso o lugar não seja adequado ou desconfortável para estudar, isso pode prejudicar na qualidade da aprendizagem. Por isso, é fundamental escolher um local apropriado para estudar.

É aconselhado procurar um ambiente agradável, distante de algum empecilho que atrapalhe a concentração. Um lugar longe de barulhos é a melhor opção. A iluminação também é de suma importância para ter um bom rendimento.

Após encontrar um local adequado, busque por outros elementos que podem ajudar a enriquecer o ambiente de estudos, como: mesa e cadeira confortável. Esses são alguns dos itens necessários para ter uma boa organização nos estudos. Compreendeu como é simples organizar um ambiente de estudos ideal?

É essencial que o ambiente de estudo esteja sempre organizado, livre e bagunças e distrações. Uma dica fundamental, é deixar o local organizado para o outro dia de estudos.

3. Opte por fazer um cronograma para administrar melhor as tarefas

O planejamento é uma ótima estratégia para ajudar nos resultados. Então, a organização dos estudos deve ser feita a partir de um cronograma. Uma boa opção é usar esse recurso para conhecer os horários livres e como pode ser vantajoso para uma boa organização nos estudos.

Outro ponto, é dividir as tarefas a partir das datas e períodos livres. Vai uma dica importante: quando tiver um tempo sobrando, entre uma aula e outra, adiante alguma leitura. Caso, tenha uma tarde disponível na sua agenda, procure antecipar algum conteúdo que tenha mais dificuldade.

Para ajudar nas matérias que são mais difíceis para compreensão, é possível separar os assuntos pelas cores. Como também adicionar anotações para elaborar um plano com as dificuldades atuais urgentes. Essa dica vale ouro para se preparar caso aconteça algo.

Pode acontecer de mudar algo do planejamento, se acontecer alguma mudança no dia a dia. Sendo assim, tenha atenção ao cronograma para fazer mudanças se precisar.

4. Determine metas

É de suma importância definir metas para ter melhor organização nos estudos. E claro, melhor aprendizagem. Por exemplo, determinar a quantidade de tempo para estudar até a prova seguinte e o número de exercícios que precisam ser concluídos.

Outra opção é dividir as metas. Ao invés de ler 10 páginas em um único dia, experimente ler apenas 2 por dia. É uma ótima estratégia para otimizar o tempo e não ficar sobrecarregado.

É interessante também estabelecer alguns objetivos diários, semanais e mensais. Essa é uma forma de acompanhar a evolução nos estudos e observar o que precisa de atenção extra.

5. Evite distrações

Para ter organização nos estudos é imprescindível evitar distrações ou paradas fora de hora. Sendo assim, os estudos podem ter mais produtividade. Então é importantíssimo evitar qualquer tipo de distração para não prejudicar no andamento das atividades.

6. Desconecte-se

As vezes as notificações que aparecem no celular pode ser um empecilho, além de distrair das obrigações e prejudicar nos resultados. Nesse caso, o conselho é desconectar. Uma boa opção para evitar distrações é utilizar aplicativos para ficar longe do celular e focar nos estudos, como o Forest: Stay Focused e o Flipd.

São aplicativos excelentes que ajudam a desconectar do aparelho celular e ter mais êxito nos estudos. Além disso, esses aplicativos ajudam também no foco e acompanham o desempenho na aprendizagem. A tecnologia é uma ótima aliada nesse processo e para alavancar nos estudos.

Outra distração muito comum são as redes sociais que podem atrapalhar e muito no foco das atividades. Então, seria importante evitar as redes sociais na hora de estudar.

7. Intercale as tarefas

Um dos obstáculos na organização dos estudos é a falta de motivação. É preciso buscar formas de motivar-se nos estudos. Uma delas é intercalar as tarefas, como estudar diversos assuntos por dia. Comece por um conteúdo que não lhe chama atenção, em seguida, escolha um interessante.

Opte também por combinar leitura, exercício e revisão. Dessa forma, o estudo será mais dinâmico e proveitoso, com grandes chances de aumentar a motivação. Além disso, aumentará o rendimento.

Outra dica importante é investir na leitura, vídeo aulas e mapas mentais. São opções que ajudam na motivação.

8. Respeite os limites do seu corpo e mente

É fundamental respeitar os limites do corpo e da mente, pois a pressão para dar conta das matérias e se preparar pode ser muito grande. O mais importante é o bem-estar. Como conseguir render nos estudos sem tranquilidade? Por isso, a importância de se cuidar.

Como fazer isso? É primordial fazer algumas pausas nos estudos e investir em um bom planejamento. Ter uma organização nos estudos é uma excelente forma de conseguir lidar com as demandas do dia a dia.

Contudo, é fundamental descansar, dormir bem, ter uma boa alimentação e fazer atividades físicas, pois hábitos ruins não faz bem para o corpo e o cérebro. Procure criar uma rotina com bons hábitos para conseguir alcançar os objetivos com êxito.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Kelly Silva

Kelly Silva

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...