Segredo revelado: Como fazer render mais nos estudos

Jovens estudando - Dicas de estudo

É possível fazer os estudos render até duas vezes mais?

É possível sim, porém, importante que você esteja bem, porque nenhuma das dicas de estudo será válida, se você não estiver bem. Faça meditação e principalmente respeite seu tempo de aprender. Pois, cada pessoa aprende de maneiras diferentes. Experimente várias técnicas e escolha qual melhor você se adapta na sua rotina de estudos. E também para aprender o conteúdo de forma eficiente e renda mais no seu aprendizado.

Você quer render mais nos estudos? Esse é o lugar certo para você! Para ajudar na sua rotina de estudos, veja 13 dicas incríveis que você precisa saber para se dedicar melhor no seu aprendizado.

  1. Tirar dúvidas

É muito importante tirar dúvidas na hora da aula. Alguns alunos têm vergonha de perguntar ao professor quando não está entendendo a matéria. Se você não perguntar, como vai conseguir entender? O professor está em sala de aula para ensinar e também para tirar dúvidas dos alunos. Não tenha medo, porque dúvida significa inteligência, interesse, dedicação e esforço. Quando tiramos dúvidas sobre algo que não entendemos, estamos dando chance para debates em sala de aula e com isso se torna um momento enriquecedor, tanto para você, como para os outros alunos. E as aulas se tornam cheias de conhecimento e questionamentos para você conseguir tirar sua dúvida e aprender ainda mais.

  1. Auto explicação

Essa é uma dica de memorização, bastante eficaz. E a partir disso você está revisando, estudando e também aprendendo. Quando explicamos algo, precisamos compreender primeiro. Por isso, que essa técnica é tão essencial para o aprendizado. Porque você vai explicar para si mesmo aquilo que compreendeu sobre o assunto.  A Auto explicação significa basicamente ler um determinado assunto e explicar para si mesmo com suas palavras, com o máximo de detalhes possíveis. Essa técnica é muito significativa para aprendizagem. E se mostra muito efetiva para os estudos. Outro ponto importante é gravar também sua explicação para ajudar nas provas e revisões.

  1. Adicionar livros na rotina

Adicionar livros na sua rotina ajuda em inúmeras maneiras. Principalmente na redação, porque melhora a ortografia, escrita e a linguagem. E também aprende novas palavras. Essa prática é essencial para arrasar na redação, pois enriquece seu vocabulário e melhora seu modo de estudar. Além disso, é uma forma de melhorar o foco, fundamental para uma boa rotina de estudos. Ler noticiários, jornais e crônicas também é importante. Porque além de ajudar na redação, enriquece seu intelecto e fica bem mais informado para provas que necessita de conhecimento atuais da sociedade. E também estimula o raciocínio e a memória essenciais para garantir uma rotina nos estudos.

  1. Vencer a procrastinação

Um grande aliado para vencer a procrastinação é a motivação. Procure sempre maneiras de se manter motivado, e principalmente longe de desculpas para não fazer uma tarefa. Não fique enrolando para estudar, comece logo. E não deixe a procrastinação vencer você, vença ela. Conclua suas atividades no tempo certo para evitar frustrações e preocupações. Muitas pessoas vivenciam a procrastinação na sua vida, mas basta você querer e acreditar ser possível. Não deixe para depois, comece agora. Com essas dicas, você vai conseguir ter uma excelente rotina de estudos.

  1. Ambiente organizado

Quando o ambiente de estudo está bem organizado, aumenta as oportunidades de manter a concentração e o foco nos estudos. Caso não esteja, o número de informações no ambiente pode sobrecarregar o nosso cérebro. Fazendo com que o cérebro trabalhe mais, e dessa forma gastamos muita energia e isso atrapalha no andamento dos estudos e na concentração. Por isso é muito importante deixar seu ambiente de estudos organizado.

  1. Revisões

É importante sempre revisar o conteúdo para não esquecer, ajuda na fixação do assunto. Porque a memorização acontece através de várias repetições, por isso é essencial revisar o conteúdo. Adicione essa dica a sua lista, pois é fundamental para ter êxito nos estudos. Mas com que frequência devo revisar o meu conteúdo? Por isso é importante um bom planejamento. A frequência que você pode revisar o conteúdo é depois de:

  • 1 dia;
  • 2 semanas;
  • 3 meses;
  • Por fim, a cada 3 meses.

Essa técnica de revisão vai te ajudar a não esquecer o conteúdo. Mais uma dica, organize sua revisão por matérias e também por assuntos mais importantes.

  1. Descansar

Descansar bem aumenta a produtividade nos estudos. Pesquisas apontam que descansar ajuda na aprendizagem. Por isso é fundamental reservar alguns minutos a cada hora de estudo, para outras atividades como beber água, conversar com algum amigo, comer e praticar atividades físicas. Essa prática ajuda o estudante a assimilar o conteúdo. O intervalo ajuda o cérebro a descansar para reter novas informações e também na concentração.

  1. Resumos

Outra dica valiosa, anota aí. Quando ler um texto faz um resumo ao lado, com suas palavras. Assim toda vez que você for estudar o resumo será mais prático. Após de estudar, escrever tudo que lembra sem pesquisar em nada, também é uma prática que pode fazer seu resumo mais enriquecedor, pois será explicado de forma que você entenda. O que escrever errado, olhar novamente e corrigir. Desse modo saber o que ainda você tem dificuldade.

Resumir determinado assunto é importante porque é o seu entendimento em relação à matéria que estudou. Esse aspecto também ajuda na leitura. Para fazer resumo é preciso ler bastante para não esquecer nenhum detalhe importante. Além disso não precisa ler o assunto toda vez que for estudar, por isso que o resumo é prático porque ajuda a ganhar mais tempo nos estudos. E é ótimo para revisões, e aumenta na produtividade.

  1. Ambiente iluminado

O ambiente iluminado pode influenciar muito na produtividade dos estudos. Quando o lugar é mal iluminado, os olhos se cansam mais rápido e você pode ficar com uma sensação de cansaço. Esse aspecto atrapalha nos seus estudos. Então invista em uma boa iluminação no seu ambiente de estudos.

  1. Mapas mentais

O mapa mental tem como objetivo de organizar determinado conteúdo estudado, de forma prática e mais resumida. E, além disso auxilia no entendimento e ajuda na memorização dos principais tópicos estudados.  Os mapas mentais também ajudam na produtividade e a relembrar o assunto que você já estudou. Ótima técnica de memorização. Por isso é importante usar mapas mentais na sua rotina de estudos.

  1. Tenha um plano de estudos

Um bom cronograma ajuda a organizar de forma melhor sua rotina de estudos. Primeiro defina sua rotina de estudos e o horário melhor para você estudar. Em seguida monte seu plano de estudos de acordo com sua realidade e adapte a sua rotina, caso seja necessário.  Tenha um objetivo em mente para seu plano de estudo, porque vai te ajudar a chegar onde você quer. Também tenha em mente o que vai fazer antes de criar um plano de estudos, por isso é essencial ter um objetivo. É importante sempre estudar o mesmo horário, para criar uma rotina de estudos

  1. Durma bem

Dormir bem é essencial para estudar melhor. Não adianta ficar até tarde da noite estudando e não dormir bem. O cérebro precisa descansar para receber novas informações. É mais importante dormir bem, para assimilar melhor o assunto. A falta atrapalha no raciocínio, concentração e memória. Aspectos negativos para render melhor nos estudos.

  1. Evitar o celular

Evitar o celular e distrações porque atrapalha nos estudos. Se for possível desligue o celular ou as notificações, pois pode prejudicar sua concentração nos estudos. E fazer você se dispersar mais rápido e não render tanto nos estudos. Se usar o celular na hora de estudar pode ficar atrasado na matéria. Para evitar pegar o celular na hora de estudar, coloque em outro lugar. Isso pode te ajudar a manter a concentração. E coloque uma rotina para acessar as redes socias, dessa maneira você não atrapalha o seu rendimento. Outra dica importante é evitar o celular na hora de dormir, porque compromete o seu sono.

Todas essas dicas vão te ajudar a estudar de forma eficiente e além de tudo uma complementa a outra. Por isso é tão importante fazer cada uma delas. Tenha uma meta e entre de cabeça para arrasar nos seus estudos. Se errar, tentar novamente até acertar. Com uma mentalidade de campeão você vai longe, o importante é ter disciplina e foco.

 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...