10 apps para serem sugeridos em sala de aula

Jovens do grupo multirracial usando smartphone - apps para estudante

10 apps para auxiliar na sala de aula

Atualmente muitos alunos, utilizam o celular como ferramenta de estudo. Como, por exemplo organizar atividades através de aplicativos ou fazer pesquisas. Além disso, cada vez mais educadores, estão optando por inserir o uso desse aparelho em sala de aula.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para ajudar o professor na escolha dos aplicativos para sugerir em sala de aula.

Dessa forma, os aplicativos para estudantes é um excelente recurso para ajudar a complementar o ensino, contribui com o processo de ensino-aprendizagem e na concentração dos alunos.

O uso dos aplicativos proporciona aos estudantes inúmeros benefícios, desde aprender um novo idioma, organizar atividades e também estudar. Procurar conciliar as ferramentas tecnológicas com a educação, proporciona inúmeras formas de potencializar o aprendizado.

A seguir, confira 10 apps para estudantes para o docente inovar na sala de aula e proporcionar maneiras de auxiliar o aluno no processo de ensino-aprendizagem. Boa leitura!

  1. Canva

O canva auxilia a criar apresentações e aulas mais criativas, tanto para o professor e também para ser utilizada pelos alunos. Além disso, ajuda a otimizar o tempo e promove uma aula com mais qualidade. Possui inúmeras ferramentas que podem ser criadas, como imagens, templates e texto. Esse aplicativo é bem acessível e didático.

  1. ClassDojo: Sala de aula e casa

No aplicativo, os educadores podem criar uma comunidade com todos os alunos, para inserir os melhores momentos da vivência em sala de aula e partilhar com os pais dos alunos. Além disso, os estudantes podem verificar os inúmeros recursos para auxiliar na rotina de estudo.

  1. Duolingo

Esse aplicativo é excelente para aprender diversos idiomas de forma interativa e a qualquer momento. O conteúdo desse aplicativo é muito claro, objetivo e de fácil entendimento. Além disso, o app estimula a prática de ortografia, vocabulários específicos, verbos, fala e audição.

É um aplicativo excepcional para os estudantes potencializar seus estudos e também para aprender um novo idioma. Outro ponto, é que o aplicativo auxilia nas dificuldades que o aluno possa ter.

  1. Evernote

Se você está procurando um aplicativo para anotar informações a respeito dos estudos, esse app é uma ótima ferramenta para utilizar. E principalmente para quem usa o celular para estudar.

O aplicativo permite criar vários cadernos para cada matéria e possibilita acrescentar etiquetas para identificar cada conteúdo. Além disso, o app possibilita inserir apresentação de slides, materiais em PDF, gravar aulas e armazenar no celular e fotos de anotações.

  1. Pocket

Professores e alunos devem se manter em constante atualização a respeito do que acontece na sociedade. Assim, as aulas serão mais atualizadas e possibilita que o aluno tenha um bom aprendizado.

É aconselhável que os estudantes organizem os assuntos que serão estudados no aplicativo. No Pocket, o aluno consegue salvar o conteúdo escolhido para ler futuramente.

  1. PhotoMath

É um aplicativo que soluciona problemas matemáticos através de imagens tiradas pela câmera do celular. O PhotoMath, mostra o resultado da equação, como também o passo a passo de como resolver a questão.

Além de todos esses benefícios apresentados, o aplicativo deixa armazenado todas as equações mais recentes que foram escaneadas pela pessoa que acessou o aplicativo.

Assim, pode ser consultado futuramente. É importante se atentar para não informar algarismos incorretos, pois o aplicativo pode informar o resultado incorreto também. Por isso, é fundamental ter atenção nesse aspecto.

  1. Quizlet

É um aplicativo de flashcards que possibilita a criação de jogos interativos para testar o nível de conhecimento dos alunos. Como criar perguntas, desafios e determinar o tempo de cada resposta.

Pode ser utilizado também pelos estudantes para testarem o seu conhecimento e também para revisar determinados conteúdo.

  1. TED

O aplicativo TED, tem como foco aperfeiçoar o ensino, e disponibiliza o acesso à biblioteca com cerca de mais de 2.000 palestras de profissionais, que pode ser apresentado na sala de aula.

Os assuntos abordados no app, são em relação a vários temas, como: tecnologia, ciência dentre outros temas inspiradores. Esse foi mais um exemplo de apps para estudantes, que ajuda muito a estimular o interesse dos alunos.

  1. Trello

O Trello é um aplicativo usado para organizar tarefas. Esse aplicativo é conhecido como um recurso de gerenciamento de projetos e o aluno pode adaptar da forma como achar melhor. É importante salientar que o app pode ser usado no celular e computador.

Além disso, pode adicionar amigos na plataforma para organizar as atividades em grupo, compartilhar informações, documentos e informa sobre tarefas concluídas.

  1. Wattpad

O Wattpad é um aplicativo excelente para estudantes com interesse por literatura, como aventura, romance e ficção. São diversos livros disponíveis na plataforma com vários autores. Além disso, é gratuito e também possibilita que haja debates com outros leitores.

A tecnologia na escola deve ser uma realidade, mas também é importante que sejam aliadas. Muitas escolas, ainda não dispõe de ferramentas tecnológicas, por isso, é primordial implementar esse recurso nas instituições de ensino.

Artigo: saiba como as tecnologias digitais na educação podem ser aplicadas

Esse recurso, possibilita inúmeros benefícios para todos os funcionários, inclusive, aos alunos.

Sendo assim, os apps para estudantes são ótimas opções para ajudar o aluno no seu processo de ensino-aprendizagem. Além dos alunos, conhecer outras maneiras de aprender, se aprimorar e melhorar cada vez mais seu desempenho na escola. Pois, a tecnologia como aliada reflete positivamente na vida escolar do estudante.

O professor é muito importante nesse processo, pois ele é fundamental para apresentar esses aplicativos para os alunos. E com isso, instigar o interesse do estudante.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Kelly Silva

Kelly Silva

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...