7 dicas para ajudar no desenvolvimento da escrita dos seus alunos

criança escrevendo no livro de cópia ao fazer trabalhos escolares perto da mãe - como desenvolver a escrita dos alunos

Como desenvolver a escrita dos alunos?

A partir do desenvolvimento da escrita o aluno está propenso a escrever melhor e também se comunicar. Mesmo sabendo escrever, alguns alunos têm dificuldade na escrita de determinadas palavras. E também pode acontecer de escrever de maneira correta, mas tem dificuldade em dialogar com o outro.

Esse artigo aborda dicas de como desenvolver a escrita dos alunos. Você pedagogo pode utilizar essas dicas com seus educandos para melhorar as habilidades de escrita. E tem como finalidade apontar a importância da escrita na formação dos estudantes. Boa leitura!

 

A importância do desenvolvimento da escrita

A escrita é uma ferramenta muito importante para a sociedade e uma forma fundamental de comunicação. Além, de garantir que a história seja passada para as próximas gerações através da escrita. É muito importante ter o conhecimento da escrita para formação escolar do aluno. Por isso, a importância de como desenvolver a escrita dos alunos.

A importância do desenvolvimento da escrita está ligada a aquisições de novas habilidades, como: dominar a ortografia da língua portuguesa, leitura de livros e incentivar a criatividade. A escrita possibilita melhores resultados em diversas áreas, pois os estudantes vão precisar durante sua vida acadêmica. Por isso, é importante que os docentes ajudem os alunos nesse repertório e diante das suas dificuldades.

Diante disso, o professor precisa praticar com seus alunos técnicas que possibilitem que esse conhecimento seja assimilado e consequentemente que a linguagem verbal, seja adquirida através da prática da escrita.

O professor precisa diversificar seu ensino, oferecendo meios inovadores para que seus alunos se desenvolvam. A seguir, 7 dicas para ajudar no desenvolvimento da escrita dos seus alunos. É importante que o docente seja criativo na sua dinâmica, para que os alunos tenham curiosidade em aprender.

 

Confira algumas dicas para alavancar o desenvolvimento das habilidades dos seus alunos:

  1. Promova o gosto da leitura

A leitura é aliada da escrita, quando o aluno está em contato constante com a leitura tem mais oportunidades de desenvolver a escrita de forma eficaz. Essa estratégia de promover a leitura pode ser inserida no dia a dia na sala de aula. A biblioteca tem um repertório muito grande de gêneros literários e culturais que podem ser lidos pelos alunos e discutidos em sala de aula.

A prática da leitura só é possível com o incentivo e um hábito de leitura. E a escola é um ambiente estimulador e deve ser, pois alguns estudantes não possuem estímulos em casa. Muitas vezes é a escola que apresenta a prática de leitura para o indivíduo. Essa é uma forma eficaz de como desenvolver a escrita dos alunos.

  1. Apresente a importância da gramática

As regras da gramática são essenciais para os alunos escreverem de maneira correta. É importante que o professor revise essas regras de forma contínua, para que os alunos tenham êxito no desenvolvimento da escrita. O docente pode ensinar esse conteúdo de maneira dinâmica, não só apenas focando a memorização, mas também que aprendam. Pois, a gramática é muito importante tanto na vida acadêmica como também na vida em sociedade.

  1. Instigue o vocabulário

O uso de novas palavras inseridas na vida do aluno, enriquece o vocabulário do estudante. É importante que o professor instigue essa perspectiva na vida do educando. Trabalhar como desenvolver a escrita dos alunos é uma maneira de mostrar como o vocabulário da língua é rico e essencial para o desenvolvimento da escrita e também da linguagem.

Instigar o vocabulário dos alunos pode ser através dos livros e a prática de leitura constante, mas para isso acontecer é preciso que o professor incentive o educando a inserir frequentemente a leitura na sua rotina. Os pais e a escola também podem estimular nessa questão.

  1. A importância da revisão

A revisão também é importante para desenvolver a escrita dos alunos, mas para isso ser um habito o professor precisa ensinar os alunos a revisar sempre que possível a sua escrita. Além disso, os estudantes podem identificar quais são as suas dificuldades e proceder diante disso. A revisão é importante por isso, para entender o que não sabe ou tem dificuldade.

  1. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma grande aliada do professor, por ser uma fonte de pesquisa que o docente pode utilizar para auxílio da sua prática. E também ajuda como desenvolver a escrita dos alunos. O docente pode promover espaços virtuais com seus alunos, para compartilhar e debater sobre as produções feitas por cada aluno.

  1. Incentive a prática da escrita

Incentivar a prática de escrita é fundamental para desenvolver a escrita dos alunos. É a partir da prática que é provável que os estudantes tenham sucesso. Também é importante que o docente busque maneiras de tornar suas aulas mais dinâmicas e que o aluno sinta vontade de estar presente na sala de aula e tenha curiosidade em escrever.

Para isso acontecer os alunos precisam ser estimulados da forma correta. O professor pode utilizar estratégias, trazer a escrita para algo que o estudante goste ou tenha curiosidade. Essa é uma maneira dinâmica de incentivar a prática da escrita, contudo, o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do aluno.

  1. A escrita é uma forma de expressão

O aluno pode relacionar a escrita como forma de expressão. É importante que primeiro, ele entenda que a escrita pode ser uma forma de se expressar. E o professor tem um papel importante para apresentar essa questão para o aluno.  Dessa forma, a produção textual não será um grande obstáculo para o estudante. Por isso, é importante que o professor acompanhe o aluno e auxilie diante das suas dificuldades para que os estudantes desenvolvam a escrita.

 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

 

 

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...