Como o cérebro funciona?
Nem todas as pessoas têm o conhecimento de como o cérebro funciona. Isso é uma questão complicada, pois como vão evitar os erros que prejudicam o aprendizado? Quando se tem informações de como o cérebro funciona é mais fácil elaborar técnicas e estratégias para facilitar o processo de aprendizagem.
É extremamente importante que as pessoas tenham conhecimento como o cérebro funciona, visto que ele traz diversos benefícios para a vida. Segundo o psicólogo que estuda sobre o cérebro Tony Buzan:
“Você aproveita a sua mente ao máximo estudando, em primeiro lugar, o que ela é.”
Você que é educador já deve ter ficado angustiado quando os alunos não aprendem. Por isso, é importante compreender porque isso ocorre. Então, compreender como o cérebro funciona é de suma importância para evitar erros que prejudicam o processo de aprendizagem.
Muitas das vezes o aluno tem muita dificuldade para aprender e isso causa frustração nos estudantes. Um dos motivos que contribui para essa complicação no âmbito escolar é a escassez de variedade nas atividades e isso dificulta a aprendizagem.
Para ajudar nesse obstáculo e oferecer um ensino de qualidade para os alunos é importantíssimo utilizar metodologias passivas e ativas. Significa dizer, que o aluno precisa ler e praticar ao mesmo tempo. Essa junção possibilita um ensino mais eficiente e proveitoso. Esse é o post de hoje. Boa leitura!
O cérebro aprende a partir de estímulos
Se o aluno não aprende é importante rever quais metodologias estão sendo aplicadas. Então, nesse caso é importante variar as estratégias para que o aprendizado ocorra, pois o cérebro aprende diante de vários estímulos. Confira:
- O hemisfério esquerdo: é caracterizado pelo desempenho das áreas acadêmicas, como a matemática, fala e o raciocínio lógico. Significa que esse lado do cérebro é responsável pela fala, leitura, observar e ouvir. Então, quando o sujeito estuda sozinho ele está usando essa parte do cérebro.
- O hemisfério direito: é responsável pelo lado da criatividade, como arte, música, dança, etc. Então, quando o aluno discute sobre algum determinado assunto, ensina para alguém ou até mesmo prática esse conhecimento indica que ele está aprendendo cada vez mais, visto que o cérebro está se dedicando para internalizar o conhecimento passado através das informações colhidas. Dessa forma, o cérebro está produzindo um raciocínio lógico.
Então, é a partir de vários estímulos estabelecidos que o cérebro aprende, pois quando o lado esquerdo do cérebro entra em sincronia com o lado direito impactam positivamente com a memorização e o raciocínio.
Fonte: www.researchgate.net/figure/Figura-1-Os-dois-lados-do-cerebro-e-suas-funcoes_fig1_346541315
Como os neurônios aprendem:
O cérebro humano é formado por 86 bilhões de células conhecidas como neurônios (transmitem as informações que percorrem todo o cérebro), eles possuem ramificações que são chamadas de dendritos. Cada neurônio transmite informações que percorrem o corpo todo e o cérebro através dos axônios.
Fonte: www.significados.com.br/neuronios/.
As informações são repassadas por sinais elétricos e químicos de neurônio a neurônio através de pequenos espaços chamados sinapses. Tudo isso ocorre muito rápido no cérebro, até que a informação chegue à área do cérebro onde a informação será processada e transformada em uma ação.
Você sabe o que é massa cinzenta? Algumas pessoas se referem ao cérebro dessa forma, pois o cérebro é visto de uma forma cinzenta. Já a parte branca do cérebro é chamada de Mielina (é um tipo de graxa que facilita a conexão com os neurônios).
O cérebro e a memorização e suas funções:
- Recepção: O cérebro recebe informação através dos sentidos.
- Armazenamento: O cérebro retém e armazena as informações para resgatar posteriormente.
- Análise: O cérebro identifica padrões e organiza informações para que tenha sentido.
- Saída: O cérebro “libera” informações de diferentes formas como através da fala, desenho, escrita entre outras formas.
Quando aprendemos novas informações elas são direcionadas para nossa memória de trabalho, mas não ficam por muito tempo. Isso vai resultar em como esses conhecimentos são trabalhados. Nesse caso tem duas opções: ou o conhecimento pode ficar por muito tempo ou acontecer de o indivíduo esquecer completamente.
Diante disso, você sabe como sair da memória de curto prazo e ir para memória de longo prazo? Lembra da pirâmide de aprendizagem de William Glasser? Pois bem, o método de aprendizagem ativo explica muito bem esse aspecto. Cerca de 95% consiste em praticar e ensinar para o processo de aprendizagem ser eficiente. Então, invista nesse método e busque estratégias para potencializar o ensino dos seus alunos. Como inserir debates em sala de aula ou até mesmo ensinar para alguém o que aprendeu e através de revisões ou exercícios para praticar o assunto estudado. Para você entender melhor como funciona a pirâmide de aprendizagem confira abaixo de forma resumida do que se trata.
Pirâmide de aprendizagem:
O responsável pela teoria da pirâmide de aprendizagem foi William Glasser. O objetivo é explicar como o cérebro capta as informações. Glasser, relata que as metodologias passivas como ler e escrever não são tão eficientes como as metodologias ativas que são discutir um determinado assunto ou explicar para alguém.
Além disso, para ele a porcentagem de entendimento sobre o conteúdo é maior quando o sujeito está engajado com o assunto. confira:
O cérebro e a neuroplasticidade
Neuroplasticidade refere-se à capacidade do cérebro de se transformar. É uma excelente aliada no processo de aprendizagem, pois o cérebro tem a capacidade de readaptar e de realizar mudanças na sua estrutura.
Existem dois tipos de neuroplasticidade:
Funcional: Capacidade do cérebro de transferir funções de áreas danificadas para outras áreas do cérebro, por exemplo, uma determinada pessoa não escuta e nem consegue ouvir, mas mesmo diante dessas dificuldades encontra outra forma de desenvolver outros sentidos para encontrar uma nova forma de se comunicar. Isso se chama neuroplasticidade funcional. O responsável por isso é o cérebro que é capaz de reorganizar essas funções. Quando o assunto é aprendizagem o processo é o mesmo.
Estrutural: Capacidade do cérebro de alterar sua estrutura física por meio da aprendizagem, visto que a prática e a memorização fortalecem as sinapses (as responsáveis pela comunicação entre os neurônios). É através desse processo que possibilita que o sujeito seja mais dinâmico e esforçado diante das atividades estudadas no dia a dia. Caso contrário se não houver essa prática do conteúdo visto as sinapses dessa aprendizagem podem ficar enfraquecidas e consequentemente essas informações podem ser esquecidas.
Portanto, quanto mais você aprende, mais aumenta a capacidade do seu cérebro. Então, quando vemos o mesmo assunto repetidamente estamos estimulando o cérebro e lembrando para ele que o assunto é importante. Além disso, a prática leva a perfeição, não é mesmo? Consequentemente, ao aumentar a área do cérebro durante seu aprendizado a conexão neural se torna mais intensa.
Como o cérebro funciona: confira um pequeno resumo do que foi abordado
Primeiramente, para as informações que acabamos de aprender sair da memória de curto prazo e ir para memória de longo prazo é preciso ter um contato maior com o conteúdo através das metodologias ativas como ensinar e praticar. Além disso, investir em diferentes estímulos é uma ótima estratégia para potencializar a aprendizagem, sincronizar o lado esquerdo e direito do cérebro e fortalecer as sinapses do cérebro.
Às vezes achamos que só escrever ou fazer a leitura é suficiente para aprender, não é bem assim. Essas duas questões são essencialmente importantes, mas se prender apenas a isso torna o processo de aprendizagem empobrecido. Então, para deixar o aprendizado mais completo invista em outros estímulos, como: desenhar, mapas mentais, ensinar a outra pessoa, debates, revisões, flashcards como revisão, questões, paródias, músicas entre outras. Quando estudamos o mesmo assunto repetidamente o nosso cérebro entende que a informação é importante. Então, essa informação vai para memória de longo prazo. Essas são excelentes estratégias de como o cérebro funciona e aprende.
Nesse caso, é importante conhecer os alunos para saber qual tipo de metodologia funciona e ajudar os estudantes no processo de aprendizagem. Adapte de acordo com a realidade e necessidades de cada um. Isso é extremamente importante. A neuroeducação defende isso, respeitar as individualidades de cada um e compreender que cada aluno aprende de forma diferente. Cabe ao educador explorar cada estímulo e estratégia que ajude o aluno.
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Referências:
Não consegue aprender? Veja como seu cérebro funciona. Planejativo. Disponível em: https://planejativo.com/nao-consegue-aprender-veja-como-seu-cerebro-funciona/#:~:text=O%20c%C3%A9rebro%20aprende%20a%20partir%20da%20combina%C3%A7%C3%A3o%20de%20est%C3%ADmulos&text=Afinal%2C%20o%20c%C3%A9rebro%20aprende%20a,%2C%20ouvir%2C%20falar%2C%20observar. Acesso em: 17 de out. 2022.
PICCINI, Leandro. Como o nosso cérebro aprende? Estudar e aprender. Disponível em: https://estudareaprender.com/como-seu-cerebro-aprende/. Acesso em: 17 de out. 2022.