Como será a escola do futuro? Saiba como se preparar

Alunos assistindo em tablet - Como será a escola do futuro

A escola do futuro

Com o crescimento das novas tecnologias, os educandos possuem mais oportunidades de estudar de forma dinâmica. A prática de ensino vai além da sala de aula e dos livros didáticos. Você sabe como será a escola do futuro escola do futuro? Ela tem a preocupação de investir na qualidade de ensino. Possibilitando que o ensino seja mais inovador em sala de aula e promovendo estratégias para melhorar a educação.

A escola do futuro deve procurar utilizar estratégias como materiais digitas educativos, para essa prática educacional os alunos precisam utilizar notebooks e smartphones. Dessa maneira, as aulas serão mais criativas, e por ser uma ferramenta mais estimulante, o estudante pode ficar interessado e compreender mais as aulas.

Por isso, esse artigo pretende apresentar a escola do futuro, e como se preparar para colocar em prática em sala de aula e no ambiente escolar. Boa leitura!

Como será a escola do futuro?

A escola do futuro deferirá das instituições de hoje, por ser mais inovadora e criativa. É preciso que haja essa mudança, infelizmente as salas de aula ainda tem muita influência das escolas tradicionais. Um exemplo, são as carteiras enfileiradas, essa é uma prática ultrapassada que precisa urgentemente ser modificada.

O especialista Mozart Neves Ramos comenta que: “O Brasil ainda tem uma escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI”. Por isso, que esse modelo tradicional de ensino não é mais válido e nem eficiente. É importante inovar e oferecer meios mais estratégicos e estimulantes para os alunos. Dessa maneira, será provável que o educando se torne protagonista do seu próprio aprendizado com o professor.

A ideia é que os alunos fiquem organizados em grupos ou em rodas, dessa forma os debates e discussões dos conteúdos serão mais práticos e dinâmicos. Em algumas escolas particulares no Brasil, já introduziram esse método em sala de aula. O importante é que o ambiente escolar se adéque a realidade do aluno e que os conteúdos também sejam voltados para resolver o problema do dia a dia dos estudantes.

Pesquisas apontam que a escola será mais participativa, cooperante, estimulante e muito tecnológica. Na escola do futuro a tecnologia não é mais vista como problema, mas como uma ferramenta aliada e usada estrategicamente na sala de aula.

Qual a importância de se preparar para a escola do futuro?

O professor deve fazer parceria com a tecnologia, pois essa ferramenta já está fazendo parte da educação. A tecnologia entra para somar com o docente e ajudar a deixar o ensino mais dinâmico e estimulante. Diante disso, o educador será um mediador do processo de aprendizagem do aluno.

É importante que o professor procure se preparar para atender esses novos recursos na sala de aula. Além disso, muitos professores ainda sentem dificuldade de lidar com as novas tecnologias, por isso é importante uma qualificação. A maioria dos alunos já domina essa ferramenta. Então, para o estudante com dificuldade a escola deve auxiliar e possibilitar meios para incluir esse aluno.

Por isso, é tão importante que as escolas incentivem a formação continua dos professores e promovam meios para isso acontecer. Dessa forma, os estudantes só tem a ganhar em questão de autonomia e se tornam protagonistas nesse método de ensino.

Quais os benefícios que a tecnologia traz para as escolas?

A tecnologia oferta inúmeros benefícios para os alunos e professores. Confira algumas vantagens que a tecnologia dispõe!

  • Melhora a qualidade de ensino

A tecnologia é uma ótima estratégia que proporciona novas direções voltado para o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, os docentes podem procurar outros métodos que possibilite oferecer aulas mais dinâmicas também. A escola do futuro visa inovar o ensino e promover melhores condições para o aluno.

Uma educação inovadora só será possível com o envolvimento dos professores, alunos e pais. A partir da participação da comunidade, como o todo, será possível construir uma educação de qualidade e efetiva. Por isso, é importante enfatizar a questão da tecnologia como ferramenta útil em sala de aula, principalmente no dia a dia dos alunos. Dessa forma, com a tecnologia sendo utilizada no cotidiano é uma forma possibilitar o desenvolvimento dos alunos.

  • Possibilita maior interação

Esse método de ensino, para a escola do futuro, ajuda na interação dos alunos. E também é uma forma dos estudantes interagirem entre si e assim criar um ambiente mais inovador, participativo e incentivador. Essas atividades que utilizam a internet possibilitam que o aluno expresse seus conhecimentos e tenha motivação.

  • Inclusão e respeito às diferenças

O estudante que conhece seu lugar na sociedade, procura se aperfeiçoar, entende seus limites e respeita o próximo desempenha um papel importante na escola do futuro. A escola deve possibilitar meios para que os alunos tenham consciência a respeito da inclusão e sua importância no meio educacional. E também é fundamental que a instituição de ensino adapte a escola para os alunos com necessidades especiais.

  • Ensino híbrido

Na forma presencial e remota com o uso da tecnologia tem mostrado ser muito eficaz de modo equilibrado, o ensino híbrido proporciona um aprendizado de maneira remota e voltada para plataforma de ensinos. Dessa forma, o estudante pode construir sua autonomia e ser protagonista do seu próprio aprendizado. O professor é importante, pois o docente vai orientar o aluno, além de estimular constantemente a turma. Por isso, o professor é fundamental nesse método de ensino.

A escola do futuro começa hoje. O professor, pais, escola e o governo devem procurar meios para oferecer um ensino de qualidade, dinâmico e inovador para os alunos. Além disso, essas estratégias possibilitam que os estudantes tenham preparação na vida e no mercado de trabalho.

Segundo Jean Piaget: “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram”. Por isso, a importância de procurar meios para transformar a educação e não reproduzir um ensino tradicional e repetitivo. Portanto, é fundamental oferecer uma educação inovadora para construção da escola do futuro.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...