Dia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Língua de Sinais. Por que é importante comemorar essa data?

Pessoas estudando língua de sinais

Por que é importante comemorar o dia Internacional dos Surdos?

O dia Nacional dos Surdos é uma data significativa para comunidade surda, pois precisamos refletir sobre os seus direitos e salientar ainda mais a importância da inclusão.

A data foi legitimada pelo decreto de lei nº 11.796 em 29 de outubro de 2008. O dia 26 de setembro foi determinado por ser o dia de fundação da primeira escola de surdos no Brasil, no Rio de Janeiro pelo imperador Dom Pedro II, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro em 1857.

A comunidade surda vem passando por grandes desafios ao longo dos últimos anos. E a apesar das lutas, as dificuldades ainda estão presentes na nossa sociedade. Por isso é muito importante debater e refletir sobre os direitos da comunidade surda.

Autora Helen Keller exemplo de superação para comunidade surda

Autores de destaque na história dos surdos como Helen Keller, modelo de superação e motivação. Nasceu em 1880, aos sete anos ficou surda e muda. Com a orientação de Anne Sullivan, contratada para orientar Helen. Aprendeu a ler, escrever e também a falar. Assim, superando suas dificuldades. E tornando motivo de grande inspiração para todos.

Língua Brasileira de Sinais e a importância para comunidade surda 

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de especificidade gestual visual, significa dizer que a comunicação é baseada em gestos, expressões faciais e corporais. A Libras é reconhecida pela comunicação e expressão desde 24 de Abril de 2002, através da lei n°10.436. A Libras é um meio usado para a comunicação dos surdos e também para inclusão social. E por meio da Língua de Sinais, haver uma interação com o ouvinte.

E por isso é significativo que o aluno surdo tenha uma Intérprete de Língua de Sinais, para promover uma interação na escola, com os professores e os alunos. Pois nem todas as pessoas sabem se comunicar pela Língua de Sinais. O Intérprete tem como papel traduzir e ajudar a aluno surdo com dúvidas, conteúdo, explicações e assim viabilizado a presença do aluno surdo no contexto escolar e fora da escola também.

 

Dia Nacional dos Surdos

A importância da educação bilíngue na comunidade surda

A abordagem bilíngue na escolarização dos estudantes surdos é importante porque a educação precisa ser separada da educação especial para que o aluno surdo tenha uma educação bilíngue. Para que a educação seja levada para questão cultural, de identidade e do ponto de vista linguístico. É significativo que além da língua de sinais, a língua portuguesa seja abordada como uma segunda língua na educação dos surdos. As pesquisas comprovam a importância da aquisição linguística no desenvolvimento do indivíduo, da sua identidade para que haja uma interação com a sociedade.

Para saber mais sobre, acesse o material completo dos nossos cursos nesta área em nossa plataforma de cursos online., CLIQUE AQUI!

Referências

BRASIL. LEI Nº 11.796, DE 29 DE OUTUBRO DE 2008. Institui o Dia Nacional dos Surdos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11796.htm>. Acesso em: 29 set. 2021 ás 09:00 horas.

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...