Consciência Negra no ambiente escolar: atividades para trabalhar o ano inteiro

“Assim como as flores, pessoas têm cores diferentes”.

Trabalhar atividades no Dia Nacional da Consciência Negra é extremamente importante para a aprendizagem das crianças. 

É essencial salientar que não é somente no dia da consciência negra que precisa ser trabalhada atividades relacionadas à história do povo africano. Essa data não deve ser comemorada apenas nesse dia, mas que essa cultura seja inserida em sala de aula todos os dias. 

Então, nesse post vamos abordar atividades lúdicas para trabalhar no Dia Nacional da Consciência Negra. Para você elaborar com seus alunos nessa data tão importante e em outros momentos na sala de aula também, visto que os educandos precisam conhecer sobre suas raízes e de onde vem diversas culturas que estão inseridas na cultura brasileira. 

Afinal, a Lei 10. 639/2003 “…que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências”. 

Quando o professor possibilita que o aluno tenha acesso a esse conhecimento, ele promove que o estudante tenha acesso a história do povo africano e salienta a importância de respeitar as diferenças. Conhecer sua própria cultura e valorizar as heranças que os povos africanos deixaram para sociedade. Culturas essas riquíssimas, que contribuíram muito com o patrimônio brasileiro. Então, se o seu objetivo é promover uma aula mais dinâmica para abordar o Dia da Consciência Negra, continue nos acompanhando. Boa leitura! 

5 atividades sobre o Dia Nacional da Consciência Negra 

1. Brincadeiras da cultura africana

Você sabia que existem diversas brincadeiras conhecidas de origem africana? As brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde e pula corda são alguns exemplos de atividades que podem ser inseridas nessa data como também no dia a dia da sala de aula. 

Além disso, a cultura africana influenciou muito na nossa sociedade e continua influenciando. As heranças que esses povos deixaram são de suma importância para nossa construção social e pessoal.

É através dessas atividades que você pode explicar para as crianças a origem dessas brincadeiras, que são de origem africana. Muitos deles brincaram e não sabiam que estavam tendo acesso à cultura e herança do povo africano. 

Segue outras brincadeiras para trabalhar com os alunos:

  • Terra e mar
  • Labirinto de Moçambique
  • Jogo dos feijões
  • Pilha de sapatos
  • Jogo da jiboia 

2. Contação de histórias sobre a Consciência Negra 

Nesse caso fica ao critério do professor qual história, conto, fábula, livro infantil que deseja contar para os alunos. O importante é que seja contando uma história voltado para o povo africano e escrita por autores negros(as). 

Há uma variedade de opções de histórias que abordam essa temática. Além disso, a contação de histórias possibilita uma variação de atividades em sala de aula. 

  • Menina bonita do laço de fita
  • Que cor é a minha cor?
  • O cabelo de Lelê
  • O preconceito separa
  • Ubuntu
  • A lebre, a hiena e o Baobá
  • Koumba e o tambor Diambê

Você pode trabalhar iniciando com uma roda para fazerem a leitura. Em seguida, pode elaborar atividades que tenham relação com o que leram. As possibilidades são infinitas, como: desenhar o que mais gostaram na história, reproduzir a história a partir de um teatro de sombras com fantoches que estejam presentes na história, entre outros.

3. Músicas sobre o respeito às diferenças 

Atualmente, existem diversas músicas que abordam a questão das diferenças e o respeito que devem ser constantes na nossa sociedade.

Esse recurso possibilita que as crianças saibam a importância do respeito às diferenças que existem e que elas conheçam sua herança cultural a partir de músicas sobre a temática. 

Confira, exemplos de músicas que abordam a Consciência Negra:

  • Black, black
  • Menina do cabelo crespo
  • Dia da Consciência Negra

4. Sessão cinema 

Outra estratégia para trabalhar a Consciência Negra é investir em filmes ou séries de acordo com a classificação do filme e que sejam protagonizados por personagens negros. Isso possibilita uma aula mais dinâmica e com possibilidades de melhor entendimento acerca do assunto. 

Confira alguns filmes:

  • Harriet
  • Viola Davis
  • Pantera Negra
  • Moonlight: Sob a Luz do Luar
  • Estrelas além do tempo
  • Moana: um mar de aventuras
  • Cada um na sua casa

5. Apresentando personalidades negras importantes para os alunos 

Você pode apresentar personalidades negras(as) que foram importantes na história para os alunos, como: artistas, cientistas, intelectuais, ativistas e ícones mundiais. Para trabalhar com os alunos, comece perguntando se eles conhecem essas personalidades. Em seguida, peça que a turma traga painéis com a história de cada personagem e apresente para a classe. Outra forma de solicitar essa atividade é pedir que os alunos façam pinturas das personalidades que gostaram.

Faça sua parte por uma educação inovadora!

O Dia Nacional da Consciência Negra não é para ser comemorado somente nessa data, mas ter uma consciência todos os dias sobre a luta do povo africano contra a escravidão. Além disso, esse entendimento sobre a luta, o sofrimento e a injustiça nas quais esses esses povos sofreram é importante, pois até hoje infelizmente o preconceito ainda é presente na nossa sociedade. E quando educamos a criança, mostrando o que é certo, ela cresce tendo consciência dessa luta e a importância dela na nossa vida. Nesse caso, a escola deve ser modelo de respeito e referência para as crianças, principalmente, que diz não ao racismo.

Esse foi o post de hoje! Se gostaria de saber mais sobre a Consciência Negra confira esse artigo disponível no blog: 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! ?

Referência: 

FERRAZ, Regiane. 8 atividades sobre consciência negra para educação infantil. Artesanato passo a passo, 2022. Disponível em: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/atividades-sobre-consciencia-negra-para-educacao-infantil/. Acesso em: 11 de nov. 2022. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *