Alfabetização infantil: como recuperar o tempo perdido

criança estudando em sala de aula - como recuperar o tempo perdido

A importância de recuperar o tempo perdido na alfabetização infantil

Devida à pandemia, inúmeras crianças ficaram prejudicadas no processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Com a alfabetização em andamento, muitos alunos ficaram sem essa preparação ou pelo menos incompleta, sem a devida instrução necessária preciso para alcançar esse objetivo. Outro problema é que muitas crianças não têm acesso à internet e condições adequadas para assistir aulas online.

Esses alunos que não tem acesso são os mais prejudicados, pois sem acesso e intervenção da professora nas atividades a criança não adquiriu quase nada de conhecimento. Dessa forma, o professor terá mais um obstáculo pela frente para mudar essa questão e promover meios para criança recuperar o tempo perdido. Por isso, é tão importante refletir e procurar meios estratégicos para mudar essa situação.

Nesse contexto, alguns professores procuraram formas para ensinar com eficiência seus alunos. Mesmo com algumas dificuldades, alguns educadores se reinventaram para promover um ensino que suprisse esse déficit de acesso na educação brasileira. Mas mesmo assim, o prejuízo foi grande para nossas crianças.

Nenhuma aula online substitui a forma presencial. É a partir da interação que a criança está propensa a se desenvolver positivamente no seu ambiente escolar. E com a falta dessa convivência a criança foi impossibilitada de se progredir de forma eficaz. No momento o governo estuda a volta às aulas presenciais. E como será esse retorno após tanto tempo? Vai ser possível recuperar o tempo perdido?

Esse processo de como recuperar o tempo perdido, em relação ao processo da alfabetização vai ser dificultoso. Mas para isso é importante que escola, pais e professores seja uma rede de ajuda para essa criança. Diante disso, esse artigo vai abordar como você professor pode recuperar esse tempo perdido com seus alunos. Boa leitura!

 

Dicas para recuperar o tempo perdido com as voltas às aulas

Mesmo depois de um cenário difícil que foi o isolamento social e por consequência o fechamento das escolas. Ainda é possível recuperar o tempo perdido. Pois, a criança possui uma elasticidade cerebral. Significa dizer, que o cérebro da criança tem a capacidade de fazer novas sinapses e aprender. Diante disso, ainda é provável recuperar o tempo perdido. E que o indivíduo tenha oportunidade de aprender e se desenvolver.

Portanto, com as voltas às aulas é importante que a instituição como o todo procure estratégias eficientes para ajudar os alunos nesse processo da alfabetização e no seu desenvolvimento. Por tanto, segue algumas dicas que vai ajudar esse processo a ser mais eficaz. Confira:

  1. Oriente a família

A alfabetização é um processo que se aprende na escola, mas para ser efetivo é preciso dar andamento em casa. Pois, a alfabetização é desenvolvida no cotidiano também com os pais. Portanto, é importante que a escola oriente a família da criança nessa metodologia. Além de ser uma aprendizagem socializada, com o convívio dos pais, a criança também é estimulada.

É fundamental que a família desde cedo coloque a prática de leitura na vida da criança, para ela ter o hábito da leitura. Nesse processo de alfabetização o estímulo é muito importante, principalmente no cotidiano da criança com os pais orientando. Dessa forma, é uma estratégia essencial de como recuperar o tempo perdido.

  1. Utilize o Youtube

Uma dica importante é usar o Youtube como ferramenta para ajudar nesse processo de como recuperar o tempo perdido. Os professores podem utilizar esse meio para fazer brincadeiras, atividades e jogos que auxilie na alfabetização infantil. Essa é uma ótima dica de como recuperar o tempo perdido e facilitar o entendimento da criança, além de ser mais atrativo e uma forma divertida de estimular a criança. É importante usar outros tipos de tecnologia também para ajudar a criança na alfabetização infantil. A tecnologia é uma ótima aliada para otimizar o tempo e que o professor consiga de forma positiva auxiliar o aluno.

  1. Acompanhe de perto

Quando os alunos estiverem em sala de aula é fundamental observar quais dificuldades o aluno tem no seu processo de alfabetização. E a partir disso, criar estratégias voltadas para essa dificuldade. Dessa maneira, acompanhando de perto é uma forma de como recuperar o tempo perdido. O professor, pais e professores são os protagonistas para auxiliar a criança no processo da alfabetização. Reconhecer as potencialidades de cada criança é importante para contribuir com o aprendizado.

  1. Foco no reforço escolar

Manter um reforço na rotina escolar da criança é importante para alavancar na aprendizagem da criança. Mas para isso é fundamental que o professor esteja preparado para assumir essa responsabilidade. O professor quando está preparado, tem um bom planejamento escolar e estimulação. Diante de uma preparação, é provável que o professor possa ajudar a criança nas suas dificuldades. Já um professor que não está preparado, tudo se torna mais difícil e com isso o educador se frustra por não poder auxiliar aquela criança. Com um preparo o professor tem uma maneira de como recuperar o tempo perdido de forma eficaz e que o aluno consiga alcançar seu objetivo que é aprender, o que não foi possível durante a pandemia.

  1. O professor precisa estar preparado

O professor precisa estar preparado para as futuras dificuldades que a pandemia pode ter causado nas crianças, por exemplo: ansiedade, falta de concentração e a interação social de que certa forma foi muito afetada. A partir dessa observação o professor precisa ter paciência para instruir e fornecer meios para ultrapassar esses obstáculos. Criar oportunidades para suprir essas dificuldades e traçar estratégias para que o processo de alfabetização seja efetivado e que os alunos tenham um sucesso escolar exemplar.

Não depende só do professor uma preparação, mas é preciso que a escola e as políticas públicas forneçam esse meio. O professor não é o único responsável para isso acontecer, mas sim o ambiente escolar como o todo. E para isso as instituições precisam estar preparadas.

Diante dessas dicas citadas, são ótimas estratégias para utilizar em sala de aula. Para acelerar o processo de ensino-aprendizagem e partir para próxima etapa de conhecimento. Dessa forma, o foco deve ser no essencial. Promover metodologias, estratégias, técnicas e novas ferramentas para ajudar no processo de alfabetização infantil.

 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...