10 dicas para incentivar a leitura: entenda qual a importância!

Mãe e criança lendo um livro - Como incentivar a leitura

Como incentivar a prática da leitura na infância

Incentivar a prática da leitura na infância é muito significativo para o futuro da criança. E também para o seu desenvolvimento. Tanto na linguagem, escrita e no desempenho da leitura. Pois, ler é importante para interpretação de textos.

Pesquisas apontam que a leitura e a interpretação de livros de histórias são práticas que promove o desenvolvimento da linguagem. A seguir, veja algumas dicas importantes para a criança criar um vínculo com a leitura desde cedo. Pois, será de grande valor durante a sua vida.

Por que é importante a prática da leitura?

Com a prática de ler diariamente na vivência da criança ela vai desenvolver seu vocabulário e a evolução com a gramática, desse modo estará em contato com inúmeras palavras. São cinco habilidades que a criança consequentemente desenvolvera com o contato diariamente com a leitura. Além de melhorar a concentração e a memória. Por isso é interessante introduzir essa experiência para os pequenos. O contato com os livros estimula a imaginação e a criatividade da criança, pontos essenciais para o seu desenvolvimento.

• Linguagem oral
• Escrita
• Gramática
• Vocabulário
• Leitura

1. Introduzir a leitura desde cedo na vida da criança

Introduzir a leitura desde cedo na vida da criança é indispensável. A partir do incentivo, a criança cria o hábito e também ajuda no desenvolvimento cognitivo, na curiosidade e no diálogo. A criança vai conhecendo o mundo a sua volta a partir do contato com os livros e enriquecendo sua vida. Os pais são os principais motivadores, para que as crianças criem o hábito de ler no seu cotidiano.

2. Criar momentos significativos na hora da ler

Tanto os pais como os professores devem criar momentos significativos na hora da ler. A partir da leitura dos livros, o adulto pode gerar situações que estimulem as crianças. Ao mesmo tempo, compartilham o mesmo interesse e de atenção. Envolvendo-se em diálogos referentes ao que estão tentando compreender. Fazendo perguntas para as crianças, ouvindo suas ideias e discutindo o que se leu.

Outro ponto importante é como conta a história para crianças. Na hora de em voz alta, o professor pode usar suas expressões, o tom de voz, objetos e outros meios para que a criança consiga entender e focar na história que está sendo contada.

3. Colocar a leitura na rotina

A partir de uma rotina, a criança é incentivada a ler diariamente. Então como inserir a rotina na vida da criança? Primeiramente, iniciar desde cedo essa rotina na vida da criança é essencial. Essa rotina pode ser inserida na leitura antes de dormir. Ler para criança, mostrar o livro e as imagens.

4. Seja você professor um bom leitor

Além do professor, ter o papel de incentivar crianças a ler, ele também tem que ter a prática com a leitura. Como o professor vai ser o exemplo, se não gosta de ler? Por isso é importante salientar essa questão do professor ser um bom leitor. Com isso as crianças também seguirão o exemplo. Prestar atenção nas dificuldades das crianças, é muito importante, porque a partir de suas dificuldades o professor pode intervir e ajudar. Para que a criança consiga se desenvolver.

5. Escolha livros com imagens

Quando os livros são ilustrativos, os desenhos se relacionam com as palavras, assim criando uma compreensão para a criança. E também a criança aprende a observar e analisar as imagens. Além disso, explora a imaginação da criança, e no seu desenvolvimento cognitivo. A partir das escolhas dos livros com imagens, a criança desperta também a curiosidade. Um ponto principal é que se as crianças não souberem ler, elas podem ler as imagens.

6. Leitura em grupo

Ler em grupo é um ponto central, porque a partir da prática de ler com outras crianças, e a discussão dos livros com o grupo vai ajudar na interação e comunicação entre elas. Cada criança tem uma compreensão diferente do que leu, então essa troca é essencial para aprender escutar o outro. Pontos fortes para o desenvolvimento de cada uma.

7. Rodas de conversa

É importante criar momentos de rodas de conversa antes e depois de ler. Assim criando circunstancias para que as crianças participem e compreendam. Também é importante orientar as crianças na hora da ler. Antes do momento de leitura, conversar com a criança o que será lido e fazer perguntas. Durante a leitura escutar o que as outras crianças têm a dizer, assim estimula o diálogo e também a questão de se expressar. Assim a criança se envolve e presta mais atenção nos detalhes e a compreensão é mais fácil.

8. Parcerias com os pais

Os pais são os principais incentivadores dos seus filhos. É importante que os pais também gostem do hábito da leitura, assim será mais fácil de incentivar a criança que ela leia também. Outro fator é ler para as crianças, a partir disso os pais poderão estabelecer um diálogo. Acompanhando seu interesse pela leitura, envolvendo as crianças com conversas e o contato com diversificadas culturas.

9. Levar a criança em uma biblioteca ou livraria

Ir a uma biblioteca ou uma livraria é importante porque estimula o hábito com a ler. Incentivar a criança a pegar nos livros, escolher qual livro que quer ler, mas o professor ou os pais ajudem nessa escolha, sejam mediadoras desse processo. Fazer isso desperta o gosto da criança pela leitura. É importante que o professor leve as crianças a biblioteca para elas entenderem o espaço dedicado a leitura, organização e sua estrutura.

10. A escola como principal incentivadora da leitura.

Nem todos os pais têm tempo para promover a leitura com seus filhos, mas é importante que a família atue com a escola. Então a escola deve ser também mediadora dessa situação. Criando condições para que os seus alunos tenham contato com os livros. Fazer projetos pedagógicos, com os professores para influenciar as crianças as práticas de leitura. Promovendo meios para que seus educandos tenham meios para se desenvolver.

Como diz Paulo Freire: “A leitura é um ato de amor”. No momento que incentivamos a criança a prática de ler consequentemente ela aprendera habilidades que serão positivas para o seu desenvolvimento e principalmente para sua vida futuramente.

 

Acesse a nossa plataforma de Cursos Online Gratuitos, CLIQUE AQUI!

 

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...