Saiba como as tecnologias digitais na educação podem ser aplicadas

Meninos e meninas multiétnicas felizes usando a tecnologia para estudar na escola primária - tecnologias digitais na educação

As tecnologias digitais na educação

A transformação digital na educação é marcada pelo avanço das ferramentas digitais e por todos os benefícios que elas promovem. Compreender essa concepção é base para mudar o sistema de ensino, para potencializar o uso da tecnologia no cotidiano e também possibilita bons resultados.

Esse post pretende salientar os benefícios da tecnologias digitais na educação, apontar algumas ferramentas que auxiliam em sala de aula e recursos que possibilita otimizar o tempo. Boa leitura!

Por que as tecnologias digitais na educação melhoram o desempenho dos seus alunos?

Alguns professores procuram novas maneiras de ensinar e estratégias que sejam voltadas para a realidade de cada aluno. Em determinadas instituições de ensino, professores e alunos utilizam a tecnologia digital com diversificados recursos tecnológicos, como livro digital, aplicativos para tablets e smartphone, etc. Dessa maneira, a tecnologias digitais na educação é uma maneira de melhorar o desempenho dos alunos na sala de aula.

Por que as tecnologias digitais na educação são importantes?

A tecnologia é um recurso muito presente na sociedade, por isso é importante que seja inserida na educação também. É fundamental e urgente na nossa sociedade.

Atualmente, com o avanço das tecnologias as profissões estão muito envolvidas com o uso das tecnologias e não será diferente nos próximos anos. Dessa forma, o uso das tecnologias digitais na educação vai possibilitar que o aluno tenha acesso a essa formação voltada para inovação.

Para isso acontecer é importante que as escolas estejam preparadas para ofertar mecanismos que possibilite que o ensino seja mais dinâmico, inovador e de qualidade. A tecnologia precisa ser acessível para os alunos para isso acontecer. Muitas escolas infelizmente ainda não possuem acesso à tecnologia digital, isso é um grande problema da educação brasileira. Cabe ao poder público ofertar o acesso a essas tecnologias para os alunos, pois é um direito. E a educação precisa andar para frente e não para trás.

Confira 7 razões em relação a usar a tecnologia digital em sala de aula para ajudar no desenvolvimento dos alunos.

  1. As tecnologias digitais  na educação estimula o interesse e instiga a atenção dos alunos

Utilizar a tecnologia digital na educação possibilita que o aluno tenha mais participação no ambiente escolar. Para deixar a sala de aula mais dinâmica é importante diversificar na rotina de estudos, fazer mudanças para estimular os estudantes. E também é fundamental que sejam disponibilizados distintas ferramentas e recursos tecnológicos. Novas maneiras de lecionar e estudar, possibilita que as aulas se tornem mais prazerosas.

  1. As tecnologias na educação colabora com a construção do senso crítico

É primordial a utilização das tecnologias digitais na educação, pois possibilita pesquisar determinados assuntos a qualquer momento. Desse modo, essas informações em tempo real contribuem para a socialização dos conhecimentos, argumentação e o desenvolvimento do senso crítico. Contudo, prepara também para obstáculos no dia a dia e na formação acadêmica.

  1. As tecnologia digitais na educação ajuda na compreensão e na solução de problemas reais

A Base Nacional Comum Curricular salienta a importância de associar o conteúdo adquirido na sala de aula de acordo com a realidade dos alunos. Por isso, que a As tecnologias digitais é importante como ferramenta estratégica para usar na sala de aula e transformar o ensino mais dinâmico e eficaz. Além disso, contribui no entendimento do conteúdo e também ajuda na resolução de problemas que surgi no cotidiano do estudante.

  1. As tecnologias digitais ensina como utilizar a internet e os recursos digitais com responsabilidade

A tecnologia digital é muito utilizada atualmente pelas crianças desde muito novas. A integração da tecnologia na escola possibilita definir regras em relação aos ambientes virtuais. Outro ponto importante para ser debatido é a responsabilidade com o uso das tecnologias. Utilizar com moderação é essencial também, e a escola pode conscientizar os alunos nessa questão.

  1. As tecnologias digitais na educação colabora para democratizar o acesso ao ensino

Atualmente há inúmeras ferramentas e técnicas avançadas para auxiliar os professores a possibilitar a democratização de acesso ao ensino e voltada para uma educação mais inclusiva. Pois, a tecnologia é uma excelente ferramenta para ajudar o aluno com necessidades especiais a alcançar suas potencialidades. Na sala de aula pode usar esses recursos sonoros, escrita e visuais. Uma forma de possibilitar que o aluno deficiente, com algum transtorno ou problemas de aprendizagem desenvolva sua autonomia na sala de aula e supere suas limitações.

  1. As tecnologias digitais na educação ajuda na aprendizagem

A tecnologia possibilita que as aulas sejam mais dinâmicas e menos tradicionais. Isso é um ponto positivo para estimular o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Logo, as tecnologias digitais na educação contribui com um ensino mais dinâmico, de qualidade e acessível, como:

  • Os materiais são mais acessíveis;
  • Adianta as atividades passadas no dia a dia;
  • Desperta a curiosidade;
  • Comunicação direta;
  • Redução de papel;
  • Flexibilidade;
  • Com o uso das tecnologias em sala de aula é mais fácil fazer pesquisas;
  • Os assuntos podem ser abordados de forma mais ampla.

Os alunos também podem usar outros recursos para otimizar as aulas e aumentar o seu nível de aprendizagem na sala de aula. Dessa forma, o ensino possibilita que o aluno desenvolva suas potencialidades de uma maneira dinâmica e diversificada.

  1. Estimular a leitura em sala de aula com o auxílio da tecnologia

Em algumas escolas, infelizmente ainda existe uma grande dificuldade de inserir o hábito de leitura no cotidiano dos alunos. Um problema, pois a prática da leitura ajuda em vários aspectos da aprendizagem. Sendo assim, o professor pode utilizar as ferramentas tecnológicas para estimular e incentivar o hábito da leitura na sala de aula.

O livro físico é muito importante, mas através das ferramentas tecnológicas o aluno pode fazer as leituras em: tablets, smartphones e o kindle. Além disso, os aplicativos de leitura fornecem dicionários e bibliotecas online. Os audiolivros também é uma forma de influenciar a leitura na sala de aula, os alunos podem desfrutar de acordo com a sua realidade.

Fundamentais tecnologias utilizadas na educação

  • Jogos;
  • Vídeos aulas;
  • Biblioteca digital;
  • Plataformas digitais;
  • Aulas ao vivo.

As tecnologias digitais na educação não é a única estratégia disponível para tornar as aulas mais dinâmicas e inovadoras, mas são práticas pedagógicas que o professor pode desenvolver técnicas para ajudar os alunos e efetivar o processo de ensino-aprendizagem.

Qual a forma que você usa a tecnologia na sala de aula? Observou algum resultado positivo nos alunos? Compartilhe sua experiência!

 

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...