9 tecnologias que podem ser aplicadas em sala de aula

Crianças usando a tecnologia para estudar - tecnologias que podem ser aplicadas em sala de aula

Ferramentas tecnológicas para uso em sala de aula

Atualmente, as tecnologias vêm se destacando e se tornando uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o uso da tecnologia em sala de aula, já é uma realidade presente nas escolas. Pois, oferecem inúmeras vantagens para a instituição de ensino. Por isso, é importante que o docente tenha um bom planejamento para aplicar o uso das tecnologias em sala de aula.

Além disso, possibilita no compartilhamento de informações e essas ferramentas podem ajudar no engajamento e na participação dos alunos. Outro ponto, é que pode despertar o interesse do estudante e também estimula a criatividade.

Ficou interessado? Nesse artigo, vamos abordar algumas tecnologias que podem ser aplicadas em sala de aula e suas vantagens para as instituições de ensino. Boa leitura!

Tecnologia na escola: 9 dicas de ferramentas para ser aplicado em sala de aula

Filmes e vídeos educativos

É importante que o professor inove na sua prática de ensino, ficar horas sentado e prestando atenção ao que o docente está falando pode se tornar algo cansativo. Sendo assim, é fundamental que o educador possibilite novos recursos para utilizar em sala de aula, que instigue a curiosidade e o interesse dos alunos.

Nessa perspectiva, algumas ferramentas que podem ser utilizadas, são os filmes e vídeos educativos. Outra ferramenta que pode ser aplicada em sala de aula, é o YouTube. Esse recurso disponibiliza videoaulas, filmes, documentários, entre outros que podem ser bastante úteis para as práticas pedagógicas.

Diante dessas estratégias de ensino, os alunos podem aprender de forma inovadora e que possibilite o diálogo entre o professor e o educando, de acordo com os temas vistos.

Material interativo

Uma das tecnologias que podem ser aplicadas em sala de aula são os materiais interativos, como os livros digitais. Essas ferramentas estão adquirindo popularidade nas escolas brasileiras. Isso acontece, porque são recursos práticos e modernos.

Essa tecnologia se destaca, porque disponibiliza outras ferramentas, diferente do livro didático impresso. Diante disso, o uso dos materiais interativos contribui com outros recursos, que podem otimizar os estudos e ajuda os alunos a se aprofundar no assunto.

Aparelhos de uso individual

Antigamente, a realidade das escolas era diferente em relação ao uso das tecnologias. Pois, essas ferramentas eram algo muito caro. Atualmente, há uma grande disponibilidade de recursos digitais, pois, muitas escolas já investem em equipamentos de uso individual, como tablet, celular, entre outros.

Essas tecnologias são de grande utilidade na sala de aula, um exemplo disso, é que o aluno pode acompanhar o professor através do seu próprio dispositivo. Além disso, os estudantes podem fazer pesquisas escolares e interagir o seu conhecimento com os demais integrantes da turma, virtualmente. É importante que o professor estipule o tempo e proponha um uso moderado das tecnologias em sala de aula.

Gamificação

Gamificação é uma importante tendência relacionada a tecnologia utilizada no ambiente escolar. Significa, aplicar a lógica dos games em sala de aula. Dessa forma, instiga a competição saudável e recompensas. A aplicação da gamificação, pode ser a partir da criação de quizzes em sala de aula, ou o professor pode optar por outros tipos de jogos, como vídeos, redes sociais, etc.

A gamificação é uma das excelentes práticas para manter os alunos engajados e para ajudar no desenvolvimento do educando e nas suas habilidades sociais.

Pesquisas em tempo real

As pesquisas em tempo real permitem o acesso rápido as informações. Se o professor optar por utilizar essa estratégia, as práticas pedagógicas têm muito a ganhar. O aluno na sala de aula pode fazer pesquisas, tirar dúvidas e fazer anotações, entre outros.

O importante é salientar, que as tecnologias sendo bem utilizadas, pode ajudar muito no processo de ensino-aprendizagem. Para não a ver perda de concentração, é primordial que o docente enfatize sobre o uso moderado desses recursos em sala de aula. Além disso, trabalhar a conscientização ajuda na autonomia dos alunos.

Conteúdos em nuvem

A nuvem armazena um grande número de dados em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Além disso, os alunos podem acessar videoaulas, slides, textos, atividades e outros materiais apresentados na sala de aula. Essa ferramenta é muito útil, pois, auxilia o aluno e otimiza seus estudos.

Plataformas de ensino adaptativo

Esse recurso ajuda o professor a identificar as dificuldades dos alunos de acordo com a interação com a plataforma. A plataforma de ensino adaptativo, compreende quando o aluno demostra conhecimento pelo conteúdo e então finaliza, pois, o estudante já tem domínio da matéria.

Então, se algum conteúdo não for totalmente compreendido, a plataforma passa dicas de videoaulas, textos sobre o conteúdo apresentado e também exercícios para ajudar na assimilação da matéria que está tendo dificuldades. Essa é uma excelente ferramenta para aplicar na sala de aula, e também para o docente avaliar o andamento da turma, onde pode melhorar o que não está dando certo e as respectivas dificuldades na sala de aula.

Aplicativos de estudo

Os aplicativos de estudos é uma ótima estratégia para aplicar em sala de aula, pois, auxilia a otimizar o tempo de estudos dos alunos. Esses aplicativos podem ajudar o estudante a focar em determinadas matérias, preparação para vestibulares e para o ENEM. Além dos aplicativos, também há jogos que facilita nos estudos.

Outra dica importante, é que os professores podem criar jogos e testes de acordo com o assunto trabalhado na sala de aula. Essas ferramentas são muito úteis para ajudar a manter o foco dos alunos, deixar as aulas mais atrativas, diversificadas, estimuladoras e divertidas.

Avaliação online

Outro exemplo de tecnologias que podem ser aplicadas em sala de aula, são as avaliações online, que podem ser usadas pelo professor de inúmeras formas. O docente, pode disponibilizar a correção da prova online, para os alunos identificar os seus erros e acertos.

A utilização dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino tem muito a oferecer, e a complementar, diante das práticas pedagógicas. Além disso, é uma maneira de ampliar o acesso à informação através do uso de notebooks, computadores, celulares, tablets, entre outras ferramentas. Isso influência na interação dos alunos com os conteúdos aplicados e com a turma também.

Portanto, a implementação da tecnologia em sala de aula é uma proposta que tem aumentado bastante. Além disso, é importante que as escolas fiquem de olho nas tendências tecnológicas voltadas para área da educação.

Pois, a tecnologia auxilia nos processos de aprendizagem. Além disso, as aulas se tonam mais dinâmicas e atrativas para os alunos. Isso porque essas ferramentas fazem parte do dia a dia desses jovens e também, ajuda na percepção dos alunos. Como: melhora a interpretação, no engajamento, assimilação dos conhecimentos e na participação dos alunos.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 😉

Autor

Kelly Silva

Kelly Silva

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...