8 maneiras de promover a participação dos alunos durante a aula

Professor dando aula - como incentivar os alunos

Saiba como promover a participação dos alunos em sala de aula

Alguns professores têm dificuldade de promover aulas mais diversificadas e não sabem como incentivar os alunos. Na maioria das vezes é um desafio em sala de aula, pois os alunos muitas vezes não se interessam por inúmeras questões. Cabe ao professor como incentivar seus alunos e motivar a participação em sala de aula. As aulas ficam mais interessantes com uma aula mais interativa e a sala se torna um ambiente mais participativo, questionador, engajado e curioso.

Os professores que querem promover uma sala de aula mais participativa, procuram um ambiente mais inovador para sua turma. Com isso, a sala se torna mais enriquecedora e a prática pedagógica e o ensino-aprendizagem mais efetiva. Caso, se o seu objetivo for promover a participação dos seus alunos durante a aula, permaneça fazendo a leitura do nosso artigo e veja as 8 maneiras de promover a participação dos alunos durante a aula. Boa leitura!

 

Como incentivar os alunos a participar em sala de aula?

A aula se torna mais interessante quando o aluno se envolve e participa da aula. Assim o aprendizado é mais afetivo, o aluno só tem a ganhar quando aproveita melhor as aulas. E diante disso, seu aprendizado também é mais eficiente, pois dessa forma vai aprender os conteúdos de cada matéria. Pois, participou de forma ativa na sala de aula.

A escola também tem que promover meios para que o aluno seja participativo, porque a partir disso a instituição só tem a ganhar. Quando a escola possibilita um ambiente de qualidade para os alunos, nessa perspectiva contribui para formação integral dos alunos.

 

Como fazer as aulas terem mais participação dos alunos?

Cada aluno aprende de forma diferente, do mesmo jeito é a participação em sala de aula. Há varias causas envolvidas, falta de motivação do professor, da escola, dos pais e cada realidade envolvida. Cabe também ao professor observar e estimular seus alunos a participarem das aulas, proporcionando meios mais incentivadores para isso acontecer. Pensando nisso, preparamos 8 dicas para ajudar no processo de participação dos alunos. Confira:

  1. Faça questionamentos

Para que seus alunos sejam questionadores, é importante que você como professor, seja protagonista desse processo também. É a partir de seu exemplo em sala de aula como questionador, que indaga e reflete. Que os alunos vão se inspirar como modelo, um professor questionador. É fundamental fazer perguntas para os alunos, para que eles também se tornem questionadores.

Contudo, é na prática que se aprende e se torna um aluno mais reflexivo. Possibilite que a turma tenha seu próprio ponto de vista. Promovendo momentos de reflexão e também como incentivar os alunos a terem um pensamento mais crítico.

  1. Seja criativo

Para que a aula não seja tão padronizada, como a maioria dos ambientes escolares são. É importante possibilitar meios criativos para quebrar esse paradigma de aula padrão. As propostas pedagógicas devem ser voltadas para estimular o aluno, tanto na aprendizagem como na participação também. Por isso, é tão essencial a criatividade para promover a participação em sala de aula. Mediar atividades diversificadas, estimuladoras e principalmente criativas.

  1. Invista na tecnologia

Atualmente, a maioria das pessoas utiliza as tecnologias no seu dia a dia. E o professor tem que usar isso ao seu favor. Utilizar a tecnologia como meio de participação ativa na turma. Uma forma de como incentivar os alunos e promover uma aula mais diversificada. Além de ser uma maneira de tornar as aulas mais dinâmicas. Uma forma das aulas serem mais diferentes com a tecnologia ao seu favor é por meio de:

  • Aplicativos;
  • Ambientes virtuais de aprendizagem;
  • Sites;
  • Plataformas de ensino;
  • Filmes e também vídeos educacionais;
  • Jogos e livros digitais.
  1. Apoie e elogie os alunos

Para favorecer uma participação mais ativa da turma é importante que o professor motive, incentive, apoie e elogie frequentemente o desempenho de cada aluno. Isso é uma maneira de como incentivar os alunos a participarem constantemente nas aulas.

  1. Proponha desafios

O professor pode também constantemente desafiar seus alunos. Esse também é um modo de  como incentivar a participação da turma. E também é uma ótima maneira de como incentivar a participação da turma.

  1. Contextualize os assuntos abordados

Muitos alunos acreditam que a maioria dos assuntos estudados na escola, não serão uteis durante a vida. Por isso, é muito importante que o professor também trabalhe assuntos que tenha a ver com a realidade do aluno. Assuntos atuais, e contextualizadas. Dessa forma, o educador vai enfatizar a aprendizagem dos seus alunos e aumentar também a participação em sala de aula de forma acessível, pois vai abordar a vivência do aluno.

O professor, além de possibilitar uma aula mais participativa para a turma. Também está trabalhando as competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se que os alunos possuam possibilidade de executar o que aprendeu em sala de aula no seu cotidiano.

  1. Atividades lúdicas

Atividades mais lúdicas chamam atenção dos alunos. Promove a curiosidade, motivação e estímulos para aprender. Por isso, é importante também utilizar essa metodologia para instigar a participação dos alunos em sala de aula. Essas atividades podem ser utilizadas em sala de aula para possibilitar uma aula mais inovadora e diferente, pois não deve se restringir ao ambiente escolar e aos livros pedagógicos.

  • Atividades criativas;
  • Seminários;
  • Projetos;
  • Passeios;
  • Gincanas;

Dessa forma, os alunos vão se envolver mais no seu processo pedagógico. Além de ser protagonista do seu processo de aprendizagem. Incentivar a participação através dessas atividades vai instigar o engajamento dos educandos nas atividades escolares. E também estimula o aprendizado através de debates e dúvidas.

  1. Estimule a liderança dos alunos

Estimular a liderança do indivíduo é uma maneira essencial de promover uma participação mais ativa em sala de aula. O professor pode identificar os alunos que já tem essa habilidade e incentivar aqueles que ainda estão desenvolvendo. Esse estímulo pode se dar a partir de organizações estudantis, conselho de classe e também seminários. Dessa forma, cada um pode ser protagonista do seu aprendizado através da liderança em sala de aula. Além de ser uma estratégia excelente para que a participação seja efetiva.

Diante disso, os alunos podem se relacionar com as teorias dos livros e com práticas vivenciadas no dia a dia. Com isso, serão alunos mais curiosos, motivados e com senso crítico. De acordo com as orientações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) salienta a importância da participação dos alunos no processo de aprendizagem.

Outra importante dica é fazer o panejamento da aula com a turma, pois a partir disso, os alunos podem escolher o que é melhor e mais diversificado para as aulas. Como, por exemplo escolher realizar entre seminário, debates em grupo e sobre as avaliações. Esse processo também é voltado para participação dos alunos, pois eles estão decidindo sobre as práticas pedagógicas que serão melhores utilizadas em sala de aula.

 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

 

 

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...