5 maneiras de aumentar a criatividade em sala de aula

Linda professora conversando com os jovens alunos em sala de aula - criatividade em sala de aula

Criatividade em sala de aula: 5 maneiras de promover uma educação criativa

A criatividade é uma habilidade de extrema importância na sociedade, principalmente no meio educacional, pois é uma forma de demonstrar novas ideias, na vida acadêmica e profissional também. Por isso, é fundamental desenvolver essa habilidade desde que as crianças ingressam na escola.

É na sala de aula que o professor deve estimular a criatividade dos alunos, visto que a criatividade em sala de aula tem como objetivo tornar as aulas menos cansativas e mais estimuladoras. Dessa forma, o docente pode explorar o potencial do aluno e instigar a participação. Essa é uma forma de promover a autonomia dos alunos.

Pensando nisso, reunimos estratégias para a escola trabalhar a criatividade em sala de aula. A seguir veja algumas dicas de promover a criatividade em sala de aula e a importância no ambiente escolar. Esse é o post de hoje. Boa leitura!

O que é necessário para promover a criatividade em sala de aula?

Como já mencionado, a criatividade é uma forma de expressar algo em novas ideias, assim como a capacidade de produzir, imaginar, criar ou reinventar. Sendo assim, a criatividade possibilita uma educação inovadora e a solucionar problemas.

A criatividade é fundamental para o desenvolvimento da criança. Além disso, utilizar a criatividade em sala de aula é uma maneira enriquecedora de estimular as crianças e promover um ensino-aprendizagem de qualidade.

Como o ambiente escolar pode estimular a criatividade em sala de aula? E como implementar práticas que contribua de forma positiva para o desenvolvimento dessa competência? A aprendizagem criativa é uma excelente estratégia para aplicar a criatividade em sala de aula.

O que é aprendizagem criativa e por que trabalhar a criatividade em sala de aula?

A aprendizagem criativa é um tipo de aprendizagem que tem como foco a criatividade. Esse processo é totalmente diferente da forma tradicional de ensino.

Segundo Albert Einstein, “Criatividade é a inteligência se divertindo.” A criatividade em sala de aula pode ser trabalhada de inúmeras formas e através de diversas ferramentas para estimular o desenvolvimento cognitivo, social e intelectual da criança, além de ser uma forma divertida de trabalhar com as crianças.

Os quatro princípios da aprendizagem criativa

  • Pessoas

A criatividade é aprendida de forma coletiva. É na sala de aula que as crianças terão essa troca de conhecimentos, partilha de ideias, conhecer novos pensamentos e opiniões.

  • Projetos

Uma forma de aprender de maneira significativa é através de projetos, pois é uma forma de se apropriar de novas habilidades e ideias. Dessa forma, o conteúdo pode ser abrangido de forma ampla.

  • Jogos

Frequentemente, as brincadeiras fazem parte da rotina das crianças. Por que não inserir e ajustar nos estudos? É a partir das brincadeiras que as crianças têm contato com suas primeiras experiências e estão aprendendo ao mesmo tempo.

  • Paixão

A criança fica mais motivada quando tem interesse por algo, consequentemente, sua atenção é voltada para o que a criança goste.

6 benefícios para estimular a criatividade na sala de aula

Esses são alguns dos benefícios que estão voltados para aprendizagem criativa, como:

  1. A criatividade ajuda na resolução de problemas;
  2. Incentiva a colaboração;
  3. Estimula autonomia nas crianças;
  4. Desenvolve competências e habilidades;
  5. Auxilia o indivíduo a se expressar bem;
  6. Ser criativo exercita a coragem.

5 maneiras de aumentar a criatividade em sala de aula

Primeiramente, é importante que o professor estimule os alunos a ser participativos, a ter uma comunicação ativa e alternativas para usarem a criatividade em sala de aula. Diante disso, há inúmeros recursos que voltados para esse processo podem ajudar na aprendizagem. Confira:

  1. Possibilitar debates na sala de aula

Um espaço criativo é aquele que possibilita diálogo na sala de aula, pois é uma forma de estimular a criatividade nos alunos. É de extrema importância, pois debater um determinado assunto ajuda na fixação, consequentemente, na aprendizagem do conteúdo que está sendo discutido.

Além disso, o debate pode proporcionar diferentes percepções de ideias e com isso aumentar significativamente o ensino. O debate vai além de estimular a criatividade, pois ajuda o aluno a compreender que o conhecimento não é apenas decorar o conteúdo, mas é aprender, de forma enriquecedora e que leva o aluno a ser criativo.

  1. Invista na educação artística

Essa é mais uma dica de como estimular a criatividade no ambiente escolar, que é a educação artística, pois a arte e a criatividade são interligadas.

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a educação artística nas escolas deve contemplar matérias sobre: artes visuais, música, teatro e dança. Esses conteúdos ajudam os alunos a desenvolverem diversas maneiras de expressão através de produções artísticas.

  1. Incentive o desenvolvimento de ideias

Para que o desenvolvimento de ideias aconteça o docente pode propor que os alunos solucionem alguns problemas, por exemplo, meio ambiente, tecnologia, sustentabilidade, energia entre outros. É uma estratégia para que os alunos tenham ideias inteligentes e ao mesmo tempo possibilita que sejam criativos ao desenvolver soluções.

  1. Estimule o hábito da leitura

Essa é mais uma maneira de estimular a criatividade em sala de aula, como o incentivo a leitura. A escola, pais e professores devem instigar o gosto pelos livros desde cedo. É criando o hábito pela leitura que aprende a gostar dos livros. Por isso, a importância de buscar maneiras para que os alunos tenham interesse na leitura.

Como estimular o hábito de leitura e ainda promover a criatividade? É agregar o hábito da leitura por meio de projetos interdisciplinares, como a história de livros, através de peça de teatro, apresentação de dança e música. São aspectos que estimulam a criatividade e a paixão pelos livros.

  1. Instigue a curiosidade

Portanto, a curiosidade também é uma maneira de estimular a criatividade em sala de aula. O professor pode incentivar os alunos a buscar uma solução para um problema em questão e com isso instigar a curiosidade nos estudantes para descobrir o obstáculo que precisa de solução.

3 materiais para promover a criatividade em sala de aula

  1. Piões

Esse recurso pode ser muito produtivo para inserir na sala de aula e na explicação de alguns conteúdos, como: gravidade e forças da física. Além disso, é uma forma divertida de aprender e instigar a criatividade dos alunos.

  1. Cilindros

O cilindro é uma figura geométrica espacial que pode ser utilizado em diversas atividades em sala de aula. O professor pode ensinar vários assuntos a partir desse recurso pedagógico, como: telefone sem fio e encaixe de formas geométricas.

  1. Papel mágico

O papel mágico é uma maneira de estimular a criatividade através dos desenhos. O professor pode usar essa estratégia em sala de aula e chamar a atenção dos alunos, além de motivar e ser uma forma divertida de aprender algum conteúdo que o docente julgue importante para empregar esse material com a turma.

Conforme Steve Jobs, “Criatividade é a arte de conectar ideias”. Sendo assim, utilizar a criatividade em sala de aula no dia a dia ajuda a estimular no desenvolvimento psicopedagógico da criança.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

 

Referências

AMARAL, Matheus. Criatividade em sala de aula: a importância de desenvolver essa habilidade. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/criatividade-em-sala-de-aula/. Acesso em: 08 abril 2022.

Autor

Kelly Silva

Kelly Silva

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...