Educação inovadora com auxílio da criatividade

professora e alunos olhando o globo - criatividade naala de aula

Educação criativa: possibilidades para estimular a criatividade de forma inovadora na sala de aula

Até hoje existe uma grande dificuldade da escola em propor uma aprendizagem criativa, por múltiplos fatores. O aluno fica três a quatro horas sentado na cadeira e o professor passando o conteúdo na lousa. Muitas das vezes não propõem uma aula mais criativa, que instiga os alunos a querer aprender. Que desperte no aluno curiosidade e o desejo de conhecer.

A seguir veja algumas dicas para uma educação inovadora com auxílio da criatividade e estimular essa questão dentro da escola. Três pontos que é importante salientar para que o aluno tenha motivação no ambiente escolar: O que é criatividade, como utilizar a criatividade em sala de aula, obstáculos a criatividade na escola e educação criativa.

O que é criatividade?

Segundo Szent Gyogi “A criatividade consiste em ver o que todo mundo vê e pensar o que ninguém pensou”. Então, criatividade significa olhar para problemas e situações de maneira diferente. Pensar em ideias inovadoras, originais e então descobrir respostas para dificuldades. Atualmente a criatividade é uma habilidade muito importante. Os seres humanos têm uma capacidade enorme para aprender e ela é ilimitada.

Como utilizar a criatividade em sala de aula

No Brasil, em algumas escolas o ensino ainda é voltado para o passado. Uma escola inovadora instiga a criatividade dos seus alunos. Pois, a escola tem o dever de planejar um ensino em direção ao futuro. A criatividade está presente na BNCC, por isso é significativo incluir no ambiente escolar. É uma habilidade que é importante tanto na escola, como também na nossa sociedade.

Na sala de aula há várias maneiras de introduzir a criatividade. Então como podemos ser professores mais criativos? E criar aulas interessantes? O professor tem que conhecer os seus alunos e suas dificuldades. E também trazer para sala de aula inúmeras maneiras de chamar atenção do aluno para determinado assunto. Significa dizer, ser criativo e inovar. Fazer uma aula mais diversificada, diferente e principalmente que faça seu aluno querer estar nessa aula. Que fique entusiasmado em aprender e não assustado por não conseguir.

Um professor apaixonado no que ele faz, vai utilizar estratégias diferentes em sala de aula. Não basta o professor conhecer a matéria, mas que simplesmente inova dentro da sala de aula e fora também. O educador deve ser um exemplo de competência, de ética, que demostre entusiasmo nas suas aulas. É importante salientar que cada criança aprende no seu tempo, o professor deve ajudar aqueles alunos que apresentam dificuldade.

O professor é essencial nesse aspecto, porque devem passar para seus educandos que são capazes. Outro ponto fundamental, é que o professor deve passar para seu educando, um comentário da sua postura como aluno. Isso pode ajudar no crescimento pessoal do seu educando.  A relação professor e aluno é indispensável, porque faz muita diferença dentro da sala de aula. O professor que tem uma boa relação com seus alunos é aquele que valoriza e tem uma boa convivência de respeito com seu educando. É fundamental esse vínculo de respeito do aluno com o professor também.

Obstáculos a criatividade na escola

Um dos principais fatores que dificulta a aprendizagem do aluno é o medo de errar. O professor mesmo de forma voluntária ou involuntário passa para o aluno que ele não pode errar. Que sempre deve acertar. Isso é um fator que atrapalha sua criatividade. O educador deve passar para seus alunos que se aprende errando. E o aluno pode pensar diferente do professor também, ter uma opinião distinta. Uma educação inovadora dentro do ambiente escolar, incentiva seus alunos a ter opinião própria.

Outro obstáculo que atrapalha a criatividade do aluno na escola é a respeito   dos bloqueios emocionais que impede o educando de ser criativo. Isso também pode desencadear uma questão psicológica, porque se aluno perceber que vai ser ridicularizado, que vai ser penalizado. Dessa maneira não vai expressar novas ideias. Se o professor perceber essas questões no seu aluno, cabe a ele procurar meios para ajudar.

Educação criativa

A educação criativa pode ser estimulada dentro da sala de aula e também no espaço escolar. Cabe ao professor estimular seus alunos a demostrar ideias inovadoras, originais. Acreditar que seu aluno é capaz de inovar, de fazer o que ninguém fez, de ousar. E isso tem a ver com a criatividade. Nas instituições de ensino pode acontecer do professor querer que o aluno sempre acerte ao invés de errar. Mas não é bem assim. Pois, é errando que chegamos no caminho certo, que aprendemos. Então, o professor tem que valorizar o trabalho do seu aluno.

Estimular o aluno a valorizar suas ideias, também é essencial. A partir disso ele vai criar autoconfiança, questão fundamental para sua aprendizagem e desenvolvimento. Provocar a curiosidade no aluno também estimula a criatividade. Outro ponto indispensável é manter a comunicação com seus alunos, impulsionar o diálogo ajuda no desenvolvimento da criança. É crucial que o professor incentive seus alunos a ter iniciativa, pois é indispensável para criatividade e para vida.

 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

                                        

 

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...