Conheça 9 filmes sobre bullying para transmitir em sala de aula

Bullying na escola - filmes sobre bullying

Conscientização sobre bullying 

Infelizmente o bullying é muito presente nas escolas, tanto a violência física e psicológica, por isso é importante que os professores e a escola tenham a iniciativa de conscientizar os alunos e comunidade em geral. Diante disso, os docentes podem usar os filmes como estratégia para conscientizar e debater de forma ampla para os alunos.

Os filmes sobre bullying retratam bem o cotidiano das pessoas que sofrem de ataques físicos e psicológicos na escola, mas também ajuda a entender sobre o problema enfrentado por inúmeras crianças e adolescentes nas instituições de ensino.

A seguir veja 9 dicas de filmes sobre bullying para transmitir em sala de aula e debater com os alunos. Confira nossas indicações e aproveite para transmitir e conscientizar os estudantes. Boa leitura!

9 filmes sobre bullying para abordar essa temática em sala de aula

Os filmes sobre bullying são grandes aliados para conscientizar os alunos, como já foi abordado. Dessa forma, as pessoas vão saber o que uma pessoa que é vítima do bullying sofre e quais as consequências dessa prática na vida da criança ou do adolescente.

Além disso, a partir da transmissão desses filmes os alunos podem identificar ao seu redor as práticas de bullying e quem está sofrendo perseguição. Caso aconteça, esse aluno pode ser ajudado e encorajado a denunciar o agressor.

Confira 9 dicas de filmes sobre bullying para transmitir na sala de aula

  1. As vantagens de ser invisível

O filme “As vantagens de ser invisível” salienta pontos importantíssimos, como abuso, depressão e o bullying. Trata-se da vida de Charlie, um adolescente de 15 anos que inicia o ensino médio em uma nova escola, a partir disso se torna vítima de bullying dos outros alunos.

Capa do filme As vantagens de ser invisível - filmes sobre bullying

  1. Ben X – A fase final

Ben é um adolescente com Síndrome de Asperger, que afeta as habilidades de comunicação e socialização. Para fugir do bullying sofrido na escola, ele busca refúgio no jogo “Archlord”. Quando a situação piora, os limites entre a realidade e a fantasia tornam-se muito instáveis.

Capa do filme Ben x - a fase final

  1. Extraordinário

No filme “Extraordinário”, trata-se da trajetória de Auggie, que nasceu com uma deformação facial. Ele foi alfabetizado em casa, aos 10 anos, o garoto inicia sua vida escolar, essa nova rotina é desafiadora. Auggie, sofre bullying praticado pelos colegas por ter o rosto deformado e dessa forma vivência a exclusão no seu ambiente escolar.

Capa do filme Extraordinário

  1. Sete minutos depois da meia-noite

No filme “sete minutos depois da meia-noite” refere-se a um menino chamado O’Malley que tem 12 anos. Ele precisa cuidar da mãe com câncer terminal, durante essa trajetória desafiadora o garoto sofre inúmeras humilhações dos alunos. Para fugir desse mundo de agressividade, ele inventa um mundo só seu de fantasias, nessa fantasia ele recebe visitas de uma árvore diariamente, sete minutos antes da meia-noite.

Capa do filme sete minutos depois da meia-noite

  1. A classe

Nesse filme, Joosep é um adolescente tímido e sensível que começa sofrer bullying de um colega chamado Anders. Esse menino pratica diversas violências contra Joosep. Esse contexto fica pior quando um amigo de Anders, o Kaspar, muda de comportamento e tenta ajudar o Joosep, diante disso ele também se torna uma vítima de bullying.

capa do filme A classe

  1. Bullying – Provações sem limites

Jordi é um adolescente bem esforçado e joga basquete, quando ele vai para outra escola alguns alunos sentem inveja dele. Com isso, sofre violência física como espancamento e violência psicológica como humilhações todos os dias. Sem saber como reagir, ele fica em silêncio, mas isso agrava ainda mais.

Capa do filme Bullying – Provocações sem limites

  1. Cyberbully

É a história de Taylor, uma adolescente que é vítima do cyberbullying. Isso acontece quando ela ganha um notebook de presente. Ao decorrer dos acontecimentos com ataques na internet, ela é ignorada na escola, a garota fica muito abalada e deixa toda a família preocupada com tudo que ela está passando.

Capa do filme Cyberbully

  1. Meu melhor inimigo

Alf junto com outro colega estão cansados de sofrer bullying na escola, então se juntam para enfrentar esse problema. A partir de uma revista de quadrinhos eles tem a ideia de se vingar dos agressores.

Capa do filme Meu Melhor Inimigo

  1. Quase um segredo

Por último, que retrata filmes sobre bullying é o “quase um segredo”, que retrata avida de Sam, que é instigado pelo irmão a se vingar do agressor que maltratava ele na escola. Diante disso, ele atrai o agressor para um passeio de barco. Com o intuito de humilhá-lo. Quando Sam, entende que o colega é uma pessoa solitária, ele tenta interromper o plano, mas já é tarde demais.

Capa do filme Quase um segredo

Além desses filmes ajudarem a entender o que a pessoa vítima de bullying passa na escola, também salienta a importância de não silenciar e denunciar o agressor. Essa atitude pode evitar futuras consequências na vida das vítimas, como problemas psicológicos, suicídio e homicídio. O professor, núcleo gestor e as famílias devem se atentar aos sinais do bullying, pois o quanto antes for evitado menor serão os danos.

 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...