5 DICAS PRÁTICAS PARA PROFESSORES NO ENSINO REMOTO

Ensino Remoto

5 dicas práticas no ensino remoto para professores em sala de aula na educação infantil

É importante nessa pandemia aprender várias formas múltiplas de inovar para que os alunos aprendam de maneira lúdica e prática. Percebe-se que é importante considerar o meio que a criança está inserida e a readequação que as escolas precisam realizar para essa nova experiência de ensino remoto mesmo que esteja retornando gradativamente, algumas instituições ainda estão com essa prática.

Ensino Remoto

1. A importância de um bom planejamento escolar em contexto das aulas remotas

O planejamento é de grande importância para a organização do trabalho escolar. E também para organização do tempo e para não atrasar nas práticas pedagógicas. É de suma importância, para observar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança no cotidiano escolar e sua prática educativa também no contexto remoto. Segundo a BNCC, a Educação Infantil deve contemplar dois eixos estruturantes: interações e brincadeiras, haja vista que a criança se desenvolve, interagindo com o meio e com os outros que constroem o conhecimento. No ensino remoto pode aparecer alguns obstáculos, mas a família deve assumir o protagonismo das práticas pedagógicas com o total apoio dos educadores. Se atentando a realidade do aluno. Na maioria das vezes nota-se que a criança constrói conhecimento em contato com objetos em suas vivências cotidianas. A partir disso, visar um planejamento de valor e promover um ensino/aprendizagem de qualidade.

2. Preparar aulas lúdicas para os alunos no ensino remoto

Outro ponto importante é preparar aulas lúdicas para os alunos principalmente no ensino remoto porquê é primordial a utilização de diversificados materiais, por exemplo: materiais recicláveis, que tenham em casa, acessíveis para as crianças e também para a família. Dessa forma a criança desde cedo vai aprender a importância de reciclar os objetos e evitar o desperdício e a utilizar a imaginação para criar. E para que as crianças aprendam de acordo com sua realidade no contexto do ensino remoto. Os matérias lúdicos além de proporcionar o desenvolvimento do aluno, também ajuda na criatividade e imaginação do educando.

Professor preparando a aula

3. Conhecer a realidade do aluno

Nem todas as crianças têm acesso à internet e a materiais escolares para fazer as atividades. Conhecer a realidade da criança é significativo, para que diante disso os professores possam se reinventar para que os alunos não saiam prejudicados. Contudo, é importante que o professor conheça a realidade dos alunos e o contexto que estão inseridos para que nenhum aluno seja prejudicado. É muito importante salientar que o aluno está em constante desenvolvimento, então é significativo conhecer suas necessidades. A família tem o papel significativo nesse assunto, na orientação das atividades, já que nesse contexto de pandemia algumas escolas ainda estão usando o ensino remoto.

4. É significativo conhecer os pais e as crianças

Contudo, é importante que o professor conheça a realidade dos alunos e o contexto que estão inseridos para que nenhum aluno seja prejudicado. É muito importante salientar que o aluno está em constante desenvolvimento, então é significativo conhecer suas necessidades. A família tem o papel significativo nesse assunto, na orientação das atividades, já que nesse contexto de pandemia não é possível a aula presencial com a professora. Então a presença da família é indispensável, entretanto nem todas as famílias têm acesso aos materiais escolares para fazer as atividades. Pois é importante se reinventar e conseguir fazer com o que tem em casa. Mesmo diante das dificuldades do ensino remoto, é essencial que pais e professores incluam a arte na vida da criança. Pois, ajuda no desenvolvimento, imaginação e criatividade do educando. Além de ser uma fonte de cultura e conhecimento.

Ensino Remoto

5. Incluir contação de histórias em sala de aula

A leitura é muito importante, pois tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Pode entreter e ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades, ativa a criatividade e a imaginação. Por isso acho muito importante passar para os alunos a oportunidade de ter esse contato com a leitura também no contexto remoto. Quem lê enxerga os horizontes com mais clareza. Diante disso, seria interessante passar para as famílias sobre a importância da realização de brincadeiras e atividades como a contação de histórias.

QUER SABER MAIS? DISPONIBILIZAMOS MATERIAIS GRATUITOS NESTA ÁREA, CLIQUE AQUI!

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...