Neuropsicopedagogia: conheça a área e entenda a sua importância

A Neuropsicopedagogia estuda o sistema nervoso e sobre a aprendizagem. No mercado de trabalho essa profissão é muito requisitada, pois é muito importante quando se trata de aprendizagem e como é o desempenho do sujeito em sala de aula. Além disso, esse profissional é responsável por conduzir os indivíduos que necessitam de ajuda em relação ao processo cognitivo. 

Você tem interesse em saber mais sobre essa profissão? Então, confira o post de hoje. Boa leitura!

O que é Neuropsicopedagogia?

“A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos das Neurociências aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional” (SBNPp, 2016, p. 4).

Portanto, o Neuropsicopedagogo estuda como funciona o cérebro, ele busca compreender como o sujeito aprende, seleciona, memoriza e seleciona essas informações. Além disso, como a pedagogia e a psicologia tem conexão, o Neuropsicopedagogo pode fazer a solicitação de exames cerebrais dos seus pacientes e acompanhá-los a fim de avaliar o progresso no processo de aprendizagem. Outro fator é que esse profissional pode receitar medicações de acordo com o diagnóstico obtido. 

Além disso, o neuropsicopedagogo é o responsável por desenvolver metodologias, técnicas e estratégias que ajudem no processo de aprendizagem dos sujeitos. Esse ramo salienta que a aprendizagem é bastante fundamental para o ser humano. E para a aprendizagem ser efetiva é preciso que ele esteja inserido em  um ambiente com estímulos. Outro fato significativo é que não há só uma forma de aprender, mas de formas diferentes. Todos nós podemos passar por dificuldades na aprendizagem, mas a neuropsicopedagogia explica que esses desafios podem ser superados através da neuroplasticidade.

Para saber mais sobre neurociência, confira este artigo da sóeducador.

Como atuar na área de Neuropsicopedagogia?

Primeiramente, antes de se especializar nessa área é preciso fazer uma graduação no curso de pedagogia (duração de 4 anos) ou psicologia (duração de 5 anos). Não é uma regra necessariamente. Depois de ter uma graduação em um desses cursos citados ainda é preciso fazer uma pós-graduação ou especialização em Neuropsicopedagogia para atuar na área. Geralmente, esse ramo tem durabilidade de 2 anos, mas vai de acordo com a instituição que disponibiliza a especialização.

Para saber mais sobre o curso de pedagogia, confira este artigo da sóeducador.

Quais as possibilidades de atuação? 

A Neuropsicopedagogia pode atuar em três áreas, como: 

  • Neuropsicopedagogia Institucional: atuação em Escolas, Faculdades, Universidades e ONGs auxiliando no processo de aprendizagem das crianças. Também atua juntamente com os jovens evitando a desistência por motivos de dificuldades na aprendizagem. O profissional pode ajudar esses alunos identificando e tratando bloqueios no estudo. Além disso, o Neuropsicopedagogo trabalha com indivíduos com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento. Outro tipo de atuação é orientando os educadores e demais profissionais da educação como mediar os alunos diante do processo de aprendizagem.

Para saber mais sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento, confira este artigo da sóeducador.

  • Neuropsicopedagogia Clínica: esse profissional pode atuar em consultórios, clínicas e postos de saúde. A finalidade dessa área é trabalhar com sujeitos que possuem alterações em habilidades comunicativas, auditivas e cognitivas. 
  • Neuropsicopedagogia Hospitalar: trabalha diretamente em espaços hospitalares, como: brinquedotecas, ambulatórios e unidades de internação com indivíduos vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ajudando no processo de reabilitação de danos cognitivos.

A Neuropsicopedagogia é extremamente importante para a sociedade como um todo, pois ajuda na facilitação do processo de aprendizagem de crianças e jovens. E contribui com a inclusão dos alunos com deficiência ou transtornos de aprendizagem. Além disso, esse profissional trabalha com adultos ajudando na recuperação e no tratamento. 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá!

Referências: 

Neuropsicopedagogia: conheça a área e entenda a sua importância. Afya, 2021. Disponível em: https://blogvest.afya.com.br/neuropsicopedagogia-conhe%C3%A7a-a-%C3%A1rea-e-entenda-a-sua-import%C3%A2ncia#:~:text=A%20Neuropsicopedagogia%20%C3%A9%20uma%20%C3%A1rea,processo%20de%20aprendizagem%20e%20comunica%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 31 de agosto de 2022.

SBNPp. Código de Ética Técnico Profissional da Neuropsicopedagogia, 2016. Disponível em: www.sbnpp.com.br. Acesso em: 31 de agosto de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *