Gestor Escolar e a motivação de professores e alunos
O papel do Gestor Escolar vai além das esferas administrativas e/ou gerenciais de uma escola. As instituições de ensino são como pessoas, cada uma com suas particularidades, pontos fortes e fracos e interesses distintos. Não existe um manual de instruções exato que levará o gestor ao sucesso, mas existem focos importantes que com certeza o ajudarão a atingi-lo.
Para motivar alguém é necessário primeiro estar motivado, caso contrário não será possível acontecer tal motivação. Desse modo, o papel do Gestor Escolar é desafiador; pois, como ser humano, nem sempre é possível estar motivado.
Mas, afinal, o que é essa tal motivação tão necessária às nossas vidas, seja no ambiente profissional, familiar, social, e por último, mas não menos importante, o pessoal?
De acordo com o site Significados, motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos. Ela também é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam.
Existem dois tipos de motivação: a motivação intrínseca e a motivação extrínseca.
A primeira está associada a recompensas psicológicas e abstratas, tais como propor que alguém desenvolva sua habilidade num sentido de desafio e realização, um reconhecimento positivo ou apreciação ao ser tratado de maneira considerável, entre outros. É aqui que o papel do Gestor Escolar faz mais diferença.
A segunda está relacionada a recompensas concretas, como: salários, benefícios adicionais, seguros de vida, promoções, contratos de trabalho, ambiente e condições de trabalho.
Desta forma acredita-se, que o gestor tem papel relevante na motivação do professor, pois na medida em que ele está aberto para dialogar e incentivar os docentes, estará proporcionando um clima organizacional favorável e harmonioso para desenvolver a confiança entre a equipe.
O papel do Gestor Escolar na comunidade pedagógica
O Gestor Escolar coordena todos os setores da escola com o objetivo de promover um vínculo duradouro e positivo com os demais agentes educacionais, alunos, família e membros da equipe pedagógica. Ele é responsável por administrar a imagem da escola perante à comunidade escolar.
Também exerce um papel de intermediador nas áreas financeiras, pedagógicas e administrativas, além de analisar, elaborar, planejar e implementar projetos e políticas pedagógicas.
O papel do Gestor vem sendo modificado com o passar do tempo, hoje além das atribuições descritas anteriormente, esse profissional tem o desafio de implementar inovações para atender as necessidades e as demandas da atualidade, com o objetivo de formar cidadãos responsáveis e capacitados.
Nesse sentido serão listadas abaixo 6 dicas para ajudar a você gestor manter-se motivado e, consequentemente, motivar a equipe que atua ao seu lado
Para executar um trabalho de excelência o Gestor Escolar precisará:
- Ser empático
Uma das práticas fundamentais no ambiente profissional é a empatia para com o professor. O Gestor Escolar não pode esquecer que ele, por muito tempo, talvez, esteve em sala de aula, e sabe que nesse ambiente surgem diversos desafios, tornando muitas vezes o trabalho do docente pesado e enfadonho, ao ponto de alguns adoecerem e até desistirem do magistério, surgindo a não tão conhecida síndrome de Burnout.
Coloque-se no lugar desse profissional, chame-o para conversar, procure em conjunto soluções para o problema do momento, valorizando o trabalho dele e mostrando que há uma saída para tal questão.
Ser empático não é assumir o papel do outro, mas dar direcionamento e autonomia para que o colega de trabalho supere as dificuldades podendo contar com a sua compreensão e direção.
2. Incentivar a formação continuada
A formação continuada é um processo contínuo, ou seja, ela deve acontecer durante o ano letivo, e não somente no início dele. Essa formação tem como objetivo promover a garantia da qualidade do ensino, de modo que o profissional se prepare para atender os desafios educacionais da atualidade.
O papel do Gestor Escolar é muito importante nesse processo, pois ao contribuir com a formação continuada, diversos benefícios são colhidos, desde a motivação do professor a melhorias no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Todo esse progresso traz um bem-estar para toda comunidade escolar, tornando o trabalho do gestor prazeroso.
Então, gestor, inove sempre que possível nas formações continuadas, ajudando a sua equipe a otimizar e aperfeiçoar sempre a sua metodologia e estratégias.
3. Dividir as tarefas
As demandas do gestor educacional são diversas, sendo assim, gestor, não carregue todo peso administrativos e pedagógicos nas costas, divida as atribuições com a equipe pedagógica, como coordenador e supervisor (caso esse último tenha na sua escola).
Não é papel do Gestor Escolar resolver todas as situações que surgem no dia a dia de uma escola, mas a de intermediar, fazendo com que outros agentes da equipe pedagógica desenvolvam habilidades, otimizando o próprio trabalho. Essa atitude certamente trará motivação a você e valorizará o trabalho dos outros componentes da gestão.
4- Desenvolver a cultura de feedbacks
Feedbacks são muito importantes para mensurar o que deu certo, o que não deu, e o que precisa ser aperfeiçoado nos trabalhos. O papel do Gestor Escolar aqui não é o de fiscalizar, mas o de trazer, juntamente com a equipe pedagógica, soluções para questões não resolvidas.
Além do mais, os feedbacks valorizam o trabalho do grupo, pois ao destacar o que foi dado certo, traz realização profissional para a equipe ou indivíduo, levando à motivação. Por outro lado, o que não trouxe resultados esperados, pode ser avaliado pelo grupo e a partir daí serem traçadas soluções.
Esses momentos devem ser sistemáticos, breves e objetivos encontros, podendo acontecer quinzenalmente, mensalmente, ou de acordo com a realidade da escola.
5- Celebrar cada vitória
Gestor, celebrar as vitórias faz com que a equipe fique motivada. Geralmente são celebradas grandes vitórias, mas as pequenas também devem ser motivo de comemoração. Cada atividade ou projeto que teve sucesso, deve ser comemorado para gerar motivação e confiança.
Monte um plano de ação com a sua equipe. Defina pequenas metas durante o caminho — metas desafiadoras, mas possíveis de serem alcançadas. É sempre importante estabelecer os nossos objetivos para analisarmos se estamos no caminho certo.
A cada desafio alcançado, proponha um estilo de comemoração que todos gostem e que seja um momento de festa. Os resultados da instituição serão incomparáveis, e a motivação de todos também.
6- Construir a instituição que tanto sonha
Sem dúvida o papel do Gestor Escolar é a chave do sucesso de uma instituição. E o que você acha de construir a instituição que sonha? Sabemos que não é uma tarefa fácil, pois envolve várias pessoas, diversas formas de pensar e de ser.
No entanto, uma boa gestão pode desenvolver o espírito de colaboração da equipe, e desenvolver a consciência de que o trabalho coletivo é capaz de trazer ganhos pessoais e profissionais.
É desafiador, mas pensar em conjunto fortifica a instituição e dá segurança ao colaborador. Além disso, os profissionais se sentem responsáveis pelo sucesso da escola e são motivados a continuar fazendo além do esperado.
Essas são algumas dicas que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar, mas sabemos que o papel do Gestor Escolar vai muito além do sugerido. É um trabalho lindo e essencial para o sucesso de todos.
Gostou do nosso conteúdo?
Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!
Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🥰
Referências
Motivação. Significados. Disponível em https://www.significados.com.br/motivacao/ Acesso em: 9 de jan. 2023.
O gestor do futuro: como motivar a formação dos professores. English Stars. Disponível em: https://www.englishstars.com.br/o-gestor-do-futuro-como-motivar-a-formacao-dos-professores/ Acesso em: 9 de jan. 2023.
6 dicas de como motivar a equipe pedagógica em tempos difíceis. Blog Lyceum. Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/6-dicas-de-como-motivar-a-equipe-pedagogica-em-tempos-dificeis/ Acesso em: 10 de jan. 2023.