A importância do PECS para autistas

Primeiramente, vamos compreender porque é importante utilizar o método PECS para autistas. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por apresentar dificuldade na linguagem receptiva, na comunicação social e expressiva. A criança muitas das vezes quando não é compreendida e apresenta dificuldades para pedir algo, como também expressar desejos e emoções. E isso pode ocasionar frustrações, ansiedade, comportamentos inapropriados etc. Por isso, é importante utilizar o método PECS para autistas a fim de auxiliar na comunicação.

Para saber mais sobre o Transtorno do Espectro Autista, confira este artigo da sóeducador.

O que é o PECS?

Mas o que são os PECS? Você sabe para o que são utilizados? Pois bem! PECS é um Sistema único de Comunicação por Troca de Figuras (Picture Exchange Communication System), foi criado em 1985 nos EUA por Andy Bondy e Lori Frost. O método PECS é um modelo aumentativo e alternativo que tem o objetivo de ajudar na intervenção do autista não verbal e pessoas que apresentam dificuldade em se expressar verbalmente. Sendo assim, é um recurso que ajuda os sujeitos a se comunicarem funcionalmente. Pesquisas apontam que o uso dos PECS para autistas ajuda no desenvolvimento da fala. Além disso, esse método é bastante acessível e pode ser confeccionado e utilizado em qualquer lugar.

Somos capazes de nos comunicar de inúmeras formas. E com essa possibilidade é possível construir uma interação com as outras pessoas, nos comunicar. Por isso, o post de hoje vai abordar sobre essa estratégia bastante importante para ensinar uma comunicação funcional. Boa leitura!

Quem pode aplicar o PECS?

Geralmente, é indicado um treinamento para que o uso do PECS não seja utilizado equivocadamente. O método PECS dispõe de diversos benefícios como já mencionado, e qualquer pessoa pode aplicar esse recurso.

O segredo é a adaptação 

Como o objetivo desse método é o indivíduo ter uma comunicação funcional através de imagens, é importante adaptar as figuras de acordo com o que está presente na vida da criança. Sendo assim, é mais interessante se adaptar ao contexto dela.

Mas como fazer?

Antes de tudo, é fundamental considerar o limite do indivíduo que vai utilizar esse recurso. Isso quer dizer que é importante trabalhar esse método passo a passo com a criança. Em seguida, quando ela estiver mais familiarizada mostrar as imagens do dia a dia. Por conseguinte, falar o nome da figura e pedir para a criança repetir. Para que essa ferramenta seja efetiva, é essencial trabalhar com calma, paciência e compreender que é um processo. E todo processo é importante, principalmente, quando se trata das nossas crianças.

No decorrer do processo, quando a criança apresenta resultados, nesta situação, o número de figuras pode ser aumentado. Também é interessante trabalhar com livros, tecnologias e o lúdico, pois são ferramentas bastante motivadoras para elas, visto que chamam muito a atenção das crianças.

Conheça as 6 fases do PECS:

Sabendo disso, vamos conhecer como funciona o treino com PECS. Esse treinamento é a partir de 6 etapas, mas primeiro é essencial realizar uma avaliação para saber qual é o nível de comunicação do sujeito. Em seguida, essa avaliação é realizada por uma fonoaudióloga que tenha especialização na área. Nesse caso, a família tem uma importante participação e as pessoas que fazem parte também. 

Esse método faz o uso de cartões com figuras apresentando objetos que a criança, adolescente ou adulto possa trocar com a outra pessoa que deseja expressar algo, “parceiro comunicativo”. Para o autista não verbal esse método pode ser um instrumento de comunicação muito importante.  Confira as 6 fases de acordo com o site Pyramid Educational:

FASE I: Como comunicar

Os indivíduos aprendem a trocar uma figura por itens ou atividades que realmente desejam.

FASE II: Distância e Persistência

Ainda usando uma única figura, os indivíduos aprendem a generalizar essa nova habilidade, usando-a em lugares diferentes, com pessoas diferentes e percorrendo distâncias. Eles também são ensinados a serem comunicadores mais persistentes.

FASE III: Discriminação de Figuras

Os indivíduos aprendem a escolher entre duas ou mais figuras para pedir suas coisas favoritas. Estas são colocadas em uma pasta de comunicação PECS – uma pasta com anéis com fitas autoadesivas onde as figuras são armazenadas e facilmente removidas para comunicação.

FASE IV: Estrutura de sentença

Os indivíduos aprendem a construir sentenças simples em uma Tira de sentença destacável usando uma figura “Eu quero”, seguida por uma figura do item que está sendo solicitado.

ATRIBUTOS E EXPANSÃO DA LINGUAGEM

Os indivíduos aprendem a expandir suas frases adicionando adjetivos, verbos e preposições.

FASE V: Solicitação Responsiva

Indivíduos aprendem a usar o PECS para responder perguntas como “O que você quer?”

FASE VI: Comentário

Os indivíduos são ensinados a comentar em resposta a perguntas como “O que você vê?”, “O que você ouve?” E “O que é isso?” Elas aprendem a compor frases começando com “Eu vejo”, “Eu ouço “,” Eu sinto “,” Isto é “, etc.

11 Benefícios do uso dos PECS para autistas:

  1. O uso dos PECS ajuda o sujeito a se expressar melhor e a ser mais compreendido;
  2. Contribui com a interação social;
  3. Minimiza comportamentos inadequados;
  4. Favorece a atenção;
  5. Independência;
  6. Enriquece o vocabulário;
  7. Aumenta o rendimento escolar;
  8. É possível introduzir na vida da criança antes dos 2 anos de idade;
  9. Autoestima;
  10. Qualidade de vida;
  11. Diminui o estresse da criança.

Os PECS para autistas é uma excelente estratégia para que a criança alcance uma comunicação funcional. Dessa forma, é importantíssimo sempre respeitar as necessidades das crianças como também as etapas.

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Referências: 

Comunicação alternativa: o que é PECS? Finaci, 2019. Disponível em: https://blog.inaci.com.br/comunicacao-alternativa-o-que-e-pecs/. Acesso em: 05 de set. 2022.

KERCHES, Deborah. PECS – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. Deborah Kerches Neuropediatra, 2020. Disponível em: https://dradeborahkerches.com.br/pecs-sistema-de-comunicac%CC%A7a%CC%83o-por-troca-de-figuras/. Acesso em: 05 de set. 2022.

O uso de comunicação alternativa com autistas é válido? NeuroSaber, 2017. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/o-uso-de-comunicacao-alternativa-com-autistas-e-valido/?gclid=CjwKCAjwvNaYBhA3EiwACgndgmT12N4bsSUaQ79V_CQ7wEatgDPqEYY0ZBmdETUXcsufEc7E_uSvdBoCUP0QAvD_BwE. Acesso em: 05 de set. 2022. 

Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS). Pyramid Educacional Consultants. Disponível em: https://pecs-brazil.com/sistema-de-comunicacao-por-troca-de-figuras-pecs/. Acesso em: 05 de set. 2022.

 

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