A Coordenação Pedagógica na história da educação
Hoje a coordenação pedagógica, que é exercida pelo coordenador pedagógico, faz parte do cotidiano das escolas de todo o Brasil, mas nem sempre foi assim, a história dessa função só começou nos anos 80. Antes a nomenclatura utilizada era a de supervisor pedagógico, que exercia o ofício parecido com o que hoje é chamado de coordenador pedagógico.
O cargo de coordenador pedagógico surge na Secretaria Municipal da cidade de São Paulo pela primeira vez em 1985, através do regimento comum das escolas municipais. Posteriormente, na década de 90, no Rio de Janeiro, através da lei municipal 2.619, também se instituiu o cargo de coordenador pedagógico.
Esse profissional representava (e representa) alguém que pudesse organizar a gestão pedagógica da escola. Para isso foram postos alguns pré-requisitos, entre eles estavam: o profissional deveria ter pelo menos 5 anos na docência e ser indicado pelo diretor e aprovado pela Coordenadoria Regional de Educação-CRE.
A criação da Coordenação Pedagógica foi resultado de uma demanda natural movida pelos movimentos democráticos da época final da Ditadura (ou regime) Militar.
Os três pilares da Coordenação Pedagógica
Há três pilares na Coordenação Pedagógica. São eles:
- Qual a função do coordenador pedagógico?
- Como exercer essa função?
- Liderança e estratégias pedagógicas.
No decorrer desse artigo, iremos trilhar sobre a importância desse cargo para o bom desenvolvimento da escola.
Para iniciarmos, iremos começar falando sobre a função do coordenador pedagógico. É bem comum na rotina escolar encontrar coordenadores pedagógicos sobrecarregados. Isso acontece porque suas atribuições não são bem definidas.
De um modo geral, pode-se dizer que quem exerce a coordenação pedagógica é responsável pelo gerenciamento do processo de aprendizagem. Atuando, portanto, ativamente no planejamento e prática pedagógica, em conjunto com os professores, seguindo as necessidades dos alunos e respeitando as características do docente.
Algumas características como formador de opinião, articulador e transformador são essenciais no coordenador pedagógico, visto que através dessas características ele poderá manter a relação harmônica entre os alunos, professores, direção da escola e pais, criando projetos que visem a integração da escola como um todo.
São atribuições do coordenador pedagógico:
- ser aberto ao diálogo com o professor, outros membros da gestão, alunos e os pais;
- destacar acertos e erros;
- contribuir na formação continuada do professor;
- ser um parceiro nos desafios diários;
- trazer a família para o centro da escola envolvendo os pais em eventos e projetos relacionados aos temas discutidos em sala de aula;
- aproximar os pais dos processos de aprendizagem dos filhos;
- evitar conflitos entre a família e o docente;
- incentivar o trabalho em grupo;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
- respeitar as diferentes funções e valorizar o trabalho dos outros;
- inserir novas formas de pensar às práticas escolares.
- acompanhar o planejamento pedagógico
Como a coordenação pedagógica pode ser executada?
O fato de o coordenador pedagógico estar presente nas demais esferas pedagógicas, ele tem uma visão como um todo da escola. Desse modo, a coordenação pedagógica tem um papel de intermediador entre pais e professores, professores e gestor escolar , podendo criar uma abertura no espaço pedagógico em que todos os envolvidos possam criar questionamentos, intervenções e propostas colaborativas.
Com essas práticas o coordenador pedagógico desenvolve um ambiente de confiança mútua, um clima agradável para se trabalhar, trazendo qualidade no ato de ensinar e aprender.
É importante saber que a LDB 9394, no seu artigo 61, § 2º destaca a importância e a autonomia do profissional da coordenação pedagógica para o bom andamento da escola.
Ter um profissional capaz de gerenciar expectativas e possibilidades, com uma visão agregadora, é uma das maiores vantagens oferecidas pela coordenação pedagógica.
Liderança e estratégias pedagógicas- pontos fundamentais para uma boa coordenação pedagógica.
Juntamente com o gestor escolar, o coordenador pedagógico necessita ter ou desenvolver a habilidade de liderança, traçando estratégias capazes de produzir um ensino de qualidade, e a partir daí colher frutos na vida dos alunos, e, consequentemente, trazer benefícios para toda comunidade escolar.
A coordenação pedagógica e a sua equipe, podem fazer um trabalho de “formiguinha”, ou seja, cada dia fazendo um pouquinho da melhor maneira possível, sem esperar que outras esferas, como os governantes, venham mudar a situação da escola onde atua. Isso não significa isentá-los do seu papel, mas sim trabalhar com o que tem nas mãos até que chegue o que se espera.
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas escolas. Ela é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar, habilidade fundamental na prática da coordenação.
Algumas pessoas têm mais habilidade que outras no papel de líder e algumas são mais motivadas que outras para desempenhá-lo. Outro elemento importante no comportamento do líder é a maneira como se relaciona com sua equipe. É impossível liderar sem possuir um bom relacionamento com o grupo escolar.
As estratégias pedagógicas estão ligadas a proatividade, característica essencial em coordenadores pedagógicos. Por isso, coordenador, esteja sempre empenhado em oferecer soluções e debater meios para garantir a melhoria contínua de todos os processos pedagógicos.
As escolas não são instituições estáticas, estão sempre evoluindo e tentando se adequar às mudanças sociais. Para acompanhar essa constante evolução é fundamental que todas as áreas da instituição estejam em movimento, buscando por novos conhecimentos, práticas, metodologias, ferramentas e estratégias.
O que o coordenador pedagógico não é?
O coordenador pedagógico não é um vigia, tão pouco um inspetor. A função do cargo é estimular a prática pedagógica, otimizando os conhecimentos, técnicas e vivências já presentes nos professores e demais envolvidos.
A Coordenação Pedagógica a as novas tecnologias
O coordenador pedagógico da atualidade tem o desafio de, juntamente com os professores, inserir novas tecnologias no cotidiano dos alunos.
As crianças desde muito cedo têm acesso às mais diversas tecnologias, elas nasceram na efervescência tecnológica, e conseguem se autoinformar sobre uma gama de assuntos pela internet. Desse modo, as práticas pedagógicas devem estar associadas a essa evolução, desde a orientação de como usá-las de forma eficaz a atividades inovadoras.
Para essa geração, não faz sentido assistir de forma estática a professores palestrando sobre algo que poderia ser encontrado com uma rápida pesquisa em buscadores virtuais.
A evolução do ensino está ligada intrinsecamente ao progresso da sociedade, de maneira que a escola fique alinhada com as necessidades sociais. Portanto, o coordenador pedagógico precisa ter consciência da importância das tecnologias da educação, visto que essa é uma realidade que não pode ser ignorada.
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Referências:
Desafios do coordenador pedagógico frente às novas tecnologias escolares. Clip escola. Disponível em: https://www.clipescola.com/coordenador-pedagogico-tecnologia/. Acesso em: 12 de jan. 2023.
O que é uma coordenação pedagógica, principais, importância e funções práticas. Educador do Futuro. Disponível em: https://educadordofuturo.com.br/gestao-escolar/coordenacao-pedagogica/. Acesso em: 13 de jan. 2023.
Qual é o papel da coordenação escolar? Urânia. Disponível em: https://horario.com.br/blog/qual-e-o-papel-da-coordenacao escolar/#:~:text=Princ%C3%ADpios%20da%20coordena%C3%A7%C3%A3o%20escolar&text=Para/. Acesso em: 13 de jan. 2023