Aprendizagem da leitura e escrita na educação infantil

As habilidades necessárias para a aprendizagem da leitura e escrita na educação infantil são fundamentais para o processo de alfabetização e letramento de uma criança. Mas quais são essas habilidades? Como desenvolvê-las? Sabe-se que o processo de leitura e escrita da criança deve ser iniciado ainda na educação infantil, por isso é necessário que algumas habilidades sejam desenvolvidas para que a aprendizagem seja concretizada. E é exatamente sobre isso que iremos conversar no nosso artigo de hoje.

Fundamentos básicos da aprendizagem da leitura e escrita.

O bom desenvolvimento do processo de aprendizagem da leitura e escrita deve ser organizado, por ser a etapa básica das formações escolar e social das crianças e o que possibilita as aprendizagens posteriores. Para que isso aconteça é necessário que sejam considerados os fundamentos abaixo.

a) A leitura e escrita é o resultado de um processo de aquisição de habilidades específicas.

b) Essa aprendizagem acontece em diversos contextos, seja ela no meio familiar ou escolar.

c) A alfabetização tem início, meio e fim. É necessário primeiramente aprender a ler, para depois ler para escrever.

d) Esse processo só pode ser considerado concluído  quando a compreensão textual for adquirida.

Como desenvolver a aprendizagem da leitura e escrita na educação infantil?

Antes da criança começar a leitura propriamente dita é preciso alguns pré-requisitos.

1- Motivação

O primeiro deles é algo fundamental na vida de qualquer pessoa e em qualquer circunstância, a motivação. A criança precisa se sentir motivada para o desenvolvimento dessa habilidade tão importante, por isso é necessário que na escola seja trabalhado contação de história diariamente e incentivar a família a fazer o mesmo. Deixem a disposição alguns livros para que eles possam ficar livres para a escolha.

2- Recontação de história.

Recontar ou contar história é uma habilidade linguística importantíssima para o processo de leitura e escrita das crianças. Incentivá-las a contar histórias e a fazer perguntas sobre o que leu ou leram para ela ajuda os pequenos a descrever coisas e recontar eventos, dessa forma ela consegue compartilhar suas ideias e conhecimento.

3- Conhecimento/identificação das letras

Umas das habilidades básicas necessárias para que uma criança o nível alfabético de leitura é ela conseguir identificar as letras do alfabeto, ou seja, entender que as letras tem nomes e sons distintos e que a junção delas formam palavras que transmitem mensagens.

4- Consciência fonêmica

A habilidade de identificar e manipular sons individuais é denominada consciência fonêmica, ou seja, a criança é capaz de identificar que as letras têm sons diferentes, mesmo quando esses são parecidos. Por exemplo, a criança percebe que  “p” e “b” têm sons distintos, como também as palavras são divididas por sílabas, todo essas habilidades desenvolvidas irão facilitar na escrita correta quando estiverem no ensino fundamental.

5-Habilidades motoras

Aprender a ler e a escrever são habilidades inter-relacionadas e que são desenvolvidas por etapa. Desse modo, é necessário que atividades que incluem habilidades motoras finas e coordenação olho-mão para controlar as ferramentas de escrita como canetas e lápis.

6-Habilidade de vocabulário 

A nomeação das coisas é o meio mais direto que supre e realiza essa habilidade, ou seja, para aumentar o vocabulário de uma criança, é necessário que um adulto mostre nomes de objetos, cores, formas, sentimentos etc. Assim, o processo de alfabetização passa a ser mais simples e direto.

Dessa maneira, quanto maior o vocabulário, melhor a percepção das palavras, seus sons e suas correlações.

Habilidades preditoras e o processo de aprendizagem da leitura e escrita

O que são as habilidades preditoras?

É um conjunto de habilidades que vem antes da aprendizagem e do domínio que possibilita a decodificação dos signos (as palavras).

As habilidades preditoras oferecem um excelente suporte para dar condições a criança a iniciar o processo de aprendizagem da leitura e escrita de maneira eficaz, por isso é importante saber o motivo pelo qual as etapas anteriores são essenciais para o ato da leitura e escrita. Acima, temos alguns exemplos dessas habilidades, por exemplo, consciência fonêmica, identificação de letras, habilidade de vocabulário, entre outras.

A ciência contribuiu com diversos estudos acerca das habilidades preditoras, elas são consideradas necessárias para as crianças em períodos pré-escolar.

Vale lembrar que cada criança tem seu tempo para se desenvolver. A aprendizagem da leitura e escrita não é um processo simples como se pensa. Mas caso perceba que a criança está com excessivas dificuldades, deve-se procurar um especialista.

Referências

Habilidades de ler e escrever: tudo sobre o seu desenvolvimento. SAE DIGITAL.  Disponível   em: https://sae.digital/habilidades-de-lereescrever/#:~:text=Para%20conseguir%20ler%20e%20escrever,do%20c%C3%A9rebro%20descritas%20na%20sequ%C3%AAncia/ . Acesso em: 16 de ago. de 2022.

Quais são os pré-requisitos para leitura e escrita? NEUROCONECTA. Disponível em: https://neuroconectav.com.br/quais-sao-os-pre-requisitos-para-leitura-e-escrita/  Acesso em: 16 de ago. de 2022

O que são habilidades preditoras? RHEMA EDUCAÇÃO. Disponível em: https://blog.rhemaeducacao.com.br/habilidades-preditoras-educacao/  Acesso em: 16 ago. de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *