Atividades que licenciados em letras podem exercer

A atividade mais comum que os licenciados em letras atuam é a de professor, ou seja, exercem o magistério. No entanto essa não é a única área que esse profissional pode atuar, você sabia?!

A graduação em língua portuguesa é uma das que mais abre portas para o mercado de trabalho, pois além de esse profissional poder trabalhar em escolas e/ou universidades, ele também pode atuar de forma autônoma.

O artigo de hoje irá mostrar algumas dessas áreas de atuação. Veja se você se identifica com alguma delas. Aproveite a leitura!

Licenciados em letras e o mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os licenciados em letras é abrangente, por ser uma graduação ampla, ela possibilita diversas áreas de atuação.

Mas antes de falarmos sobre quais são essas oportunidades, falaremos sobre essa graduação.

A licenciatura em letras é um curso de nível superior realizado no período de 4 anos em média. Os interessados podem escolher realizar o curso de letras português, ou letras e outro idioma, por exemplo, letras-inglês, letras-espanhol, letras-libras, entre outros. E essa diversificação do curso é que possibilita a ampla atuação.

Uma graduação em Letras aborda a origem e o desenvolvimento da gramática e da literatura de um idioma. Todavia, antes de decidir, é importante ter em mente que a graduação em letras não é o curso ideal para aprender a falar uma língua estrangeira. Em geral, é preciso que o aluno já domine o idioma para acompanhar as aulas da graduação.

Isso porque os licenciados em letras não aprendem a falar a língua, mas sim a analisar suas características e estruturas. Assim, quem ainda não é fluente e escolher letras-inglês, por exemplo, pode ter muita dificuldade em acompanhar as aulas.

A linguística é um dos campos de estudo dos cursos de licenciatura em letras. Esse campo é uma ciência que estuda a linguagem humana em seus mais diversos aspectos: fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, entre outros, além do seu contexto social.

Outro campo de estudo é a literatura, que se ocupa do uso estético da linguagem escrita, ou seja, da arte desenvolvida com as palavras. Também inclui o estudo dos conhecimentos específicos da docência, fundamentais para a formação de professores de Português ou línguas estrangeiras.

7 áreas de atuação dos licenciados em letras

1. Editoração

Uma das áreas que os licenciados em letras podem atuar é a do mercado editorial. O profissional poderá trabalhar na publicação de livros, folders, revistas, postagens em sites ou blogs, haja visto ser preciso alguém que faça a redação, a revisão e a adaptação dos textos.

Alguns profissionais fazem a seleção dos textos, enquanto outros trabalham na produção deles, ainda há aqueles que são especialista em revisão. Tendo em vista que para um texto ser compreensível é necessário estar gramaticalmente correto, ter coesão, coerência, relevância e outras características que asseguram uma boa escrita.

 2. Tradução 

Tradução de textos é outra atividade requisitada para os profissionais formados em letras. O texto pode ser traduzido da língua portuguesa para uma estrangeira ou vice-versa. Nesse caso é necessário fluência no idioma que vai precisar ser traduzido, além de observar a cultura do país para que o texto esteja adequado à cultura local.

3- Revisão/ Correção

Sabe aqueles textos publicados nos diversos sites, blogs ou ainda redações de alunos que fazem vestibular, por exemplo, o Enem?! Pois é, eles precisam de um corretor, e sabe quem é esse profissional? Mais uma vez os licenciados em letras são chamados a atuar. Algumas dessas atividades são fixas, outras são sazonais, mas que, de um modo geral, são bem remuneradas.

4- Aulas de português em cursinhos

Os cursinhos são tipos de atividade que nunca “saem de moda”. Há sempre um concurso ou vestibular à vista, e como em todos os concursos ou vestibulares a língua portuguesa é  cobrada, essa torna-se uma excelente oportunidade para os licenciados em letras. O bom dessa atividade é que ela também pode ser realizada presencial ou online, nesse último caso, com um público de maior alcance.

5- Atuação junto às escolas de idiomas

O mesmo acontece com as escolas de idiomas: mercado amplo e de muitas possibilidades para o formado. Além disso, é possível atuar como autônomo e dar aulas particulares para os alunos.

Costumam ser aceitos, normalmente, profissionais com Licenciatura. Exige o domínio do idioma que será ensinado.

6- Produção textual

Também é possível produzir textos para sites, blogs ou redes sociais, como freelancer ou profissional contratado. Essa é uma área com muitas possibilidades e com grandes chances de crescimento ao longo dos anos. Pode exigir algumas certificações voltadas para o Marketing ou Marketing Digital, e são aceitos tanto os licenciados quanto os bacharéis. O salário médio varia bastante, pois, geralmente, ganha-se por conteúdo produzido.

7- Educacional em escolas ou online.

Por último e mais conhecida pelos licenciados em letras é a atividade exercida em sala de aula. O profissional poderá atuar como professor do ensino fundamental anos finais ou médio. Nesse caso ele poderá ministrar, além das aulas de português, aulas de redação e literatura. Algumas instituições ainda dividem as aulas em gramática e interpretação de texto.

Outra possibilidade é ministrar aulas online, essa modalidade vem ganhando espaço e muitos adeptos. A vantagem desse modelo de ministração de aula é que o alcance é maior, exatamente por não depender de um espaço físico.

Você pode notar que o mercado de trabalho para os licenciados em letras é amplo e diversificado. Por isso se você já tem graduação e deseja fazer outra, essa área é bem promissora. Depois de formado, busque sempre cursos de aperfeiçoamento, pois a língua é dinâmica.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! ?

Referências:

Conheça 7 áreas de atuação para formados em Letras. Fama, 2020.  Disponível em: https://blog.faculdadedemacapa.com.br/areas-de-letras/  Acesso em: 7 de nov. 2022

Faculdade de Letras: entenda como funciona o curso! Unigram. Atualizado, 2019. Disponível em: https://www.unigran.br/novidades/faculdade-de-letras-entenda-como-funciona-o-curso#:~:text=Uma%20gradua%C3%A7%C3%A3o%20em%20Letras%20aborda,curso%20pelo%20qual%20voc%C3%AA%20optar . Acesso em: 16 de nov. 2022.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *