6 dicas de como desenvolver um projeto motivacional para alunos

pessoas conversando em uma musa - projeto motivacional para alunos

Desafios e possibilidades para promover um projeto motivacional para alunos

O mundo não é mais o mesmo, está sempre avançando. Então não é estranho os jovens de hoje não ficarem motivados com o ensino conteudista, sem nenhum estímulo ou motivação por parte da escola, ou dos professores. Alguns professores se apegam ao processo conteudista e esquece de fornecer projetos que envolvam uma aprendizagem0020mais motivada e estimuladora, engajada e chamem a tenção dos estudantes.

Portanto, isso é um grande problema. Pois, o mundo está em constante mudança então é importante que as pessoas mudem com ele. Que tenham ideias inovadoras e motivadoras para os jovens do século XXI. O professor que procura praticar ideias motivacionais para sua turma, mostra um diferencial e uma preocupação em oferecer o melhor. Um ensino mais diferencial e inovador.

Diante disso, esse post vai ajudar você a promover um projeto motivacional para seus alunos. Projetos atrativos e motivadores para uma melhor participação no ambiente escolar e fora dele também. Pois, a escola não prepara apenas para as provas, mas para além dela.

A instituição de ensino tem que ter esse papel de pensar além, de usar estratégias e projetos que alavanque seus alunos. Desse modo, uma boa estratégia para você usar na sua escola. Diante das dificuldades que os professores sentem em motivar o educando, separamos algumas dicas de projeto motivacional para alunos com o intuito de auxiliar o educador diante desse desafio. Boa leitura!

 

O que é um projeto motivacional para alunos?

Um projeto motivacional são ações pedagógicas para promover mais participação dos alunos em relação a sua aprendizagem. Por isso, é tão importante utilizar essa estratégia em sala de aula. É uma maneira de contribuir para ir além da aprendizagem dos alunos, mas também para motivar fora da instituição de ensino. Significa dizer, aprender para a vida. Um projeto motivacional para os alunos é um meio de possibilitar isso. Confira:

 

Como desenvolver um projeto motivacional?

É de extrema importância que primeiro os professores conheçam a realidade dos seus alunos. Não só apenas de forma breve, mas a necessidade de cada um e as dificuldades que enfrentam no seu cotidiano. Dessa forma, o professor deve ter um diálogo ativo com seus alunos para entender os problemas que existe na vida de cada um. Conhecer o contexto da vida do aluno, seus interesses são uma maneira para resolver o possível problema.

E dessa forma, entender o que pode ser trazido do contexto dos alunos para o projeto motivacional. Para isso dar certo, é importante trazer a realidade do aluno para o projeto. Perguntar se o educando gosta de tecnologia, atividades esportivas, gincanas ou passeios que envolvam alguma história voltada para educação. Descobrir a motivação dos alunos é a base para alavancar seu projeto.

Trazer a realidade do aluno, o que ele gosta para o contexto do projeto é enriquecedor. Um exemplo disso, é a tecnologia que poder ser usada ao seu favor de forma positiva, como criar desafios nas redes sociais. O importante é associar a um projeto motivacional para alunos.

Metodologias ativas na aprendizagem é outro exemplo de um projeto motivacional para alunos. E pode ser usado para contribuir em inúmeros benefícios. Diante disso, o educando se torna protagonista do seu processo de ensino aprendizagem. O aluno pode se tornar mais crítico ao invés de apenas receptor. Diante disso, o educando colabora com a sua autonomia e aprendizagem.

 

Qual é a importância de um projeto motivacional para alunos?

Um projeto motivacional é uma questão muito importante e aborda inúmeros benefícios para o aluno, escola, família e professor. Alunos motivados são mais produtivos, criativos, participativos e amplia a interação professor-aluno. A partir de um projeto motivacional, possibilita inúmeras oportunidades.

 

Dicas de projeto motivacional para alunos

  1. Compreenda as dificuldades de cada aluno

Compreender as dificuldades de cada aluno é de suma importância, principalmente conhecer a realidade do educando e suas particularidades. Quando o aluno apresenta alguma dificuldade, o professor deve observar para saber como proceder. O docente deve procurar maneiras de incentivar e motivar esse aluno que apresenta dificuldade e agir diante desse problema. Diante disso, o educador deve procurar ser mais criativo e estimular a turma com estratégias de ensino mais inovadoras para motivar sua turma.

  1. Ofereça recompensas

Oferecer recompensas para os alunos é uma ótima maneira do professor utilizar para de motivar a turma. Dessa forma, quando o aluno concluir tarefas o educador pode disponibilizar recompensas pela atividade concluída. Essas recompensas podem ser pontos extras, oportunidade de o aluno escolher o seu tema de trabalho e entre alternativas que sejam vantajosas em sala de aula. Esses são exemplos de estimular um projeto motivacional para alunos. E que o professor pode utilizar para obter maior empenho e dedicação da turma. Dessa forma o docente possibilita uma participação maior da turma diante dos conteúdos.

  1. Defina metas

Definir metas também é um exemplo de motivar os alunos em sala de aula. Porque a partir das metas bem definidas, será fácil criar um ambiente mais dinâmico e consequentemente, melhora a prática do professor também. É importante que o educador seja flexível em relação a essas metas, pois imprevistos podem acontecer.

  1. Utilize a tecnologia como parceira nesse processo

A tecnologia é uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem. Introduzir no ambiente escolar, pode ajudar em diversas maneiras, inclusive em motivar o aluno. Quando as aulas estavam sendo no contexto remoto, as escolas que já utilizavam a tecnologia tiveram bons resultados, mas as instituições que não usava ou não tinham acesso a esses meios tiveram mais dificuldade de se adequar.

Diante disso, as escolas sentem mais ainda que a tecnologia é importante para aprendizagem, estimulação e motivação dos alunos. A tecnologia inserida no ambiente escolar deve ser uma realidade que é preciso implantar nas escolas para que a aprendizagem dos alunos seja mais efetiva. E dessa forma, a tecnologia pode ser inserida para motivar os alunos a estudar. O professor pode usar sites, plataformas entre outras ferramentas para promover motivação na sala de aula.

  1. Um ambiente escolar interativo

É fundamental que o professor crie um ambiente interativo para incentivar a concentração e a motivação do aluno. Dessa forma, também ajuda na aprendizagem e no desenvolvimento do indivíduo. Além de destacar a importância dos conteúdos.

A relação professor e aluno também é essencial para promover um ambiente escolar mais interativo. Dessa forma a sala de aula se torna mais interativa e positiva para construção do conhecimento. As aulas do professor precisam ser mais inovadoras, que convide o aluno e com isso que ele tenha motivação na sala de aula.

  1. Conte com o apoio da família

O processo de ensino aprendizagem do aluno, será mais eficiente com ajuda continua da família, além da escola e dos professores. A instituição nesse contexto é muito importante para manter um contato frequente com a família e também para orientar como proceder. Dessa forma, com o apoio de ambos a escola será um ambiente mais motivador.

Portanto, é importante que as escolas se adaptem diante das suas necessidades e recursos disponíveis. É fundamental que no ambiente escolar, seja voltado para ter um projeto motivacional para os alunos. Essa é uma forma de incentivar o educando em relação ao seu desenvolvimento e ao ensino-aprendizagem.

 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...