Saiba o que é Terapia Comportamental

Sessão de terapia comportamental individual para menina com psicopedagogo

Terapia Comportamental o que é?

A Terapia Comportamental é um processo de aprendizagem de uma pessoa sobre ela mesma, como desenvolver novos comportamentos. Faz parte da psicologia e ajuda o paciente a criar novos padrões de respostas comportamentais, é uma forma de ajudá-la a agir como ela deseja agir.

A origem da Terapia Comportamental é do pensamento Behaviorismo, conjunto de abordagens, nascidas nos séculos XIX e XX, e que investiga o condicionamento do comportamento humano de acordo com os estímulos do ambiente. De acordo com o Behaviorismo, o meio é quem define os padrões de comportamento do indivíduo, desse modo a Terapia Comportamental tem sido uma ferramenta essencial para a vida de muitas pessoas.

Qual o profissional que atua na terapia comportamental?

O profissional que atua nessa área é o terapeuta comportamental. Sua função é ajudar o paciente a entender como aqueles sentimentos negativos e situações inadequadas são produzidos.

Certo! Mas como ele executa essa atividade?

Bom, para isso ele usa um recurso chamado análise funcional, o principal recurso da terapia comportamental. Esse recurso nada mais é do que identificar as relações funcionais entre o comportamento do indivíduo e o ambiente, ou seja, saber o que está causando aquelas sensações negativas e em função de quê. Desse modo o terapeuta comportamental ajuda o paciente a encontrar novas formas de respostas, isso é o foco de intervenção.

O terapeuta entende cada pessoa é única e que seus problemas e dificuldades também. Cada um tem sua história e essas dificuldades são parte dessa história, assim o profissional tenta entender cada paciente, antes de propor alguma intervenção.

Atenção: Não se pode confundir terapeuta com psicólogo. O terapeuta comportamental é o profissional que vai auxiliar em alguns aspectos emocionais do paciente no dia a dia. Enquanto o psicólogo é um profissional graduado que atua com foco na raiz do problema, portanto, lidando com problemas mais graves e intensos, não impedindo; porém, de atuar como terapeuta.

Quais são as técnicas utilizadas na terapia comportamental?

Com o objetivo de modificar os padrões de resposta aos estímulos do ambiente, são utilizadas algumas técnicas. Veja abaixo a algumas delas.

Punição.

Essa é uma técnica que consiste em introduzir um estímulo aversivo para reduzir um padrão de respostas. Há dois tipos de punição, a positiva, quando é inserido um estímulo adverso, por exemplo,um puxão de orelha. E a punição negativa, quando há retirada de um elemento reforçador, por exemplo, proibição que uma criança receba de assistir televisão.

Modelação.

Observar e imitar o outro é o processo utilizado na técnica da Modelação, também chamada de imitação. A partir da observação é que são aprendidos novos comportamentos.  Essa é uma forma de melhorar as estratégias de enfrentamento, além de ajudar na superação de ansiedades e medos, pois ao observar outra pessoa passar por uma situação geradora de ansiedade, por exemplo, mas não se ferir, o paciente pode observar essa pessoa e aprender com ela.

Modelagem.

Nessa técnica o terapeuta reforça os comportamentos desejados, modela o comportamento que deseja. É utilizado treinos de aproximação sucessiva para modificar um comportamento de forma gradual. Somente variações das respostas são reforçadas até chegar ao comportamento final desejado.

Técnicas de relaxamento.

Essas técnicas consistem praticar exercícios de respiração, pensar em imagens relaxantes, relaxar em sequência diferentes grupos musculares. Técnicas como essas ajudam os pacientes com sintomas como ansiedade.

Reforço

Essa técnica pode abranger uma série de ações chamadas de reforço, por exemplo um elogio ou ainda uma salva de palmas. Desse modo, a técnica é aplicada para aumentar a probabilidade de uma resposta mediante uma recompensa.

O Reforço é dividido basicamente em 2 tipos: o positivo, quando aumenta a probabilidade de um comportamento pela a presença de uma recompensa, por exemplo, alguém estuda bastante pela recompensa de tirar boa nota; e o negativo, quando aumenta a probabilidade de um comportamento pela ausência de um estímulo aversivo, por exemplo, sair de um ambiente onde há uma conversa desagradável.

Dessensibilização sistemática ou Inundação.

Essa modalidade terapêutica é muito utilizada em caso de fobia, nela o paciente é colocado diante dos seus medos, ele é exposto a um objeto ou a uma situação temida sem chance de fuga. Assim a pessoa pode passar a ver aquela situação como algo tolerável.

Quais os benefícios da terapia comportamental?

O principal benefício é a qualidade de vida que o paciente passa a desfrutar, mas isso só é possível quando o indivíduo está disposto a mudar, isso é fundamental para o sucesso do tratamento. Essa qualidade de vida é retratada no paciente que passou a adquirir controle sobre si, que consegue reconstruir seu repertório de comportamental, consequentemente, aumentando sua autoeficácia.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

 

Referências

ALVES, Marisa de Abreu. Psicólogos em São Paulo. Disponível em: https://www.marisapsicologa.com.br/terapia-comportamental.html. Acesso em: 2 maio 2022.

Behaviorismo. WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo. Acesso em: 29 abril 2022.

Diversas Técnicas de terapia. Portal da educação. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/diversas-tecnicas-da-terapia-comportamental/11475. Acesso em: 03 maio 2022.

Terapia Comportamental. Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada. Disponível em: https://inpaonline.com.br/para-voce/psicoterapia-individual/terapia-comportamental/. Acesso em: 02 maio 2022.

 

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...