Vantagens do reforço escolar: quais os benefícios?

Vista lateral da criança estudando em casa com a ajuda do tutor - vantagens do reforço escolar

Reforço escolar

Hoje, com uma boa parte dos pais trabalhando fora, quem vai ensinar a tarefa de casa dos filhos? A opção encontrada por muitas famílias é a de uma contratação de um reforço escolar. Mas até que ponto esse tipo de serviço é benéfico para o processo de aprendizagem de crianças ou adolescentes?

Outra situação que tem levado muitos pais a procurarem um reforço escolar é a quantidade de alunos por sala de aula das escolas brasileira, onde há crianças com vários níveis de aprendizado e necessidades peculiares , e um professor com apenas 50 minutos (média da hora aula no Brasil) para explanar o conteúdo programado para aquele dia.

Diante dessas situações e com as mudanças ocorridas nesses últimos tempos, por exemplo, o avanço da tecnologia modificando a forma de ver o mundo e de como adquirir o conhecimento, o modo de ensinar a tarefa de casa também mudou. Hoje o reforço escolar tem se tornado uma ferramenta essencial na vida de muitas crianças e jovens de todo país.

Neste artigo iremos ver as vantagens do reforço escolar e quais os cuidados que devem ser tomados ao contratar esse  serviço.

8 Vantagens do reforço escolar:

1- O aluno receberá instrução personalizada.

Sabemos que cada criança tem seu tempo de aprendizado e, por isso, uma aula com um professor particular pode ajudar a essa criança a desenvolver-se melhor. Os pais devem apenas tomarem cuidado para que o reforço não esteja tirando a autonomia de pensar da criança e ela não se acostumem com respostas prontas.

2- Diferencial no método de ensino.

Por ter um número bem reduzido de alunos, em salas de reforço escolar, o professor poderá diversificar o método de ensino de forma mais qualitativa, já que o cada aluno tem o seu jeito de aprender.

3- Ajuda as crianças a buscarem excelência.

O fato de ter um professor bem perto orientado de forma personaliza, coopera para que os alunos busquem a excelência. Afinal, a presença direta do professor contribui para que o aluno dedique-se mais ainda as suas atividades.

4- Contribui no processo de alfabetização e letramento.

É muito comum as crianças sentirem dificuldade no processo de alfabetização, pois, de fato, não é um processo fácil para quem está entrando nele. Nessa situação, o reforço escolar pode ser um grande aliado para o desenvolvimento da criança, haja vista que o reforço escolar trabalha necessidades pontuais.

5- Facilita na aprendizagem de disciplinas das áreas exatas.

Quando o assunto é a matemática, não é difícil encontrar quem sinta dificuldade. Muitas vezes ela vem por falta de uma base sólida de conhecimento, fazendo com que as dúvidas e dificuldades só se multipliquem. É nessa hora que as orientações de um professor do reforço escolar entram em ação, ajudando a sanar dúvidas que em sala de aula não foram possíveis serem tiradas, seja por timidez do aluno, ou por grande de quantidade de aluno em uma turma.

6- Possibilidade de aulas mais dinâmicas.

Sabemos que a quantidade de alunos por turma em salas das escolas brasileiras é alta, às vezes, até excessiva, isso compromete a qualidade da aula. Desse modo, o reforço escolar pode ser o diferencial, podendo trabalhar aulas mais dinâmicas com jogos e brincadeiras, já que a quantidade de alunos nessa modalidade de ensino é pouca.

7- Flexibilidade nos horários.

Outra grande vantagem nesse tipo de abordagem de ensino é a flexibilidade nos horários. Os pais podem escolher o horário que melhor se ajusta com a realidade e as necessidades da criança.

8- Evita surpresas ao receber o boletim escolar.

Muitos pais só detectam que a criança ou jovem está com dificuldade quando recebem o boletim escolar, ao perceber que as notas desse aluno estão baixas. Se a família não pode acompanhar, seja por falta de conhecimento, seja por falta de tempo, o ideal é que busque o quanto antes um professor particular, para evitar surpresas desagradáveis.

Importante:

A família não pode esquecer de dar a responsabilidade de estudo aos filhos, principalmente quando já estão na fase da adolescência. É sempre bom orientá-los que o professor é um mediador entre o conhecimento e o aluno, mas quem de fato vai definir o sucesso escolar é o próprio estudante.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

 

Referências.

JOSEANE. O que você precisa saber sobre o Reforço Escolar. Superprof, 2019. Disponível em: https://www.superprof.com.br/blog/as-vantagens-de-ter-aulas-com-um-professor-particular/. Acesso em: 04 abril 2022.

7 vantagens do reforço escolar para crianças de 6 a 8 anos. IPED, 2016. Disponível em: https://www.iped.com.br/materias/reforco-escolar/7-vantagens-reforco-escolar-criancas-6-8-anos.html. Acesso em: 04 abril 2022.

REFORÇO ESCOLAR – 10 MOTIVOS PARA COMEÇAR. Aprenda já. Disponível em: https://aprendajasp.com.br/2020/11/22/reforco-escolar/. Acesso em: 04 abril 2022.

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...