Melhores aplicativos de matemática para estudantes do ensino médio.

Mulher alegre sentada à mesa na frente de um laptop aberto - aplicativos de matemática

Aplicativos de matemática

Os aplicativos de matemática têm sido ferramentas essenciais para auxiliar alunos do ensino médio na hora dos estudos. Sabemos que não é de hoje que a matemática é o “bicho de sete cabeças” para muitos estudantes. E mais uma vez, a tecnologia vem facilitar a vida dos jovens com diversos aplicativos de matemática à disposição de todos que se interessam em aprender mais sobre os números.

Na BNCC, nas suas competências gerais, tem enfatizado que a tecnologia deve fazer parte do cotidiano dos alunos para auxiliá-los no processo de aprendizagem, e não é diferente com o componente curricular matemática.

“Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.”

Desse modo, os aplicativos de matemática vêm literalmente somar no aprendizado dessa ciência que faz parte do cotidiano de todos.

“Certo! Mas quais aplicativos de matemática devo usar?”

No post de hoje, iremos apresentar os melhores aplicativos para ajudar você, aluno ou professor, na hora de estudar ou ensinar matemática.

1- Rei da Matemática.

O primeiro da lista vem com um nome bem atrativo. No Rei da matemática, você encontrará interatividade e ludicidade. Da realização de diversos problemas matemáticos como adição, subtração, raízes, frações ente outros é que depende o desenvolvimento pessoal. Assim o usuário se sente engajado nas situações do reino. Esse aplicativo está disponível para as versões Andriod e iOS.

2- Math Drills Lite.

Esse aplicativo traz um diferencial, pois vai exigir que o usuário tenha um certo conhecimento do inglês. O aprendiz é conduzido a um ambiente com exercícios práticos sobre aritmética, como as quatros operações, que é a base dos problemas matemáticos desde o ensino fundamental ao ensino médio . Além do mais o participante das atividades poderá ver como está seu desempenho através de um gráfico que é disponibilizado. Disponível para a versão iOS.

3- SAT Math Trainer.

O terceiro aplicativo da nossa lista recebeu o nome do teste de aptidão utilizado nos EUA, SAT (Scholastic Aptitude Test). Nele os alunos do ensino médio podem alunos do ensino médio podem testar suas habilidades matemáticas com mais de 10 mil questões que se dividem em álgebra, geometria e estatísticas. Agora fique atento: ele só está disponível na versão em inglês, o que é excelente para aprender ou aprimorar o inglês, no caso dos brasileiros. Ele está disponível na versão iOS.

4- Pense + Enem.

Nesse aplicativo o aluno encontrará todas as provas do Enem desde 2007, somando no total quase 1500 questões para que o vestibulando possa conhecer as avaliações na prática e exercitar suas habilidades, sem esquecer que os estudantes podem verificar seu desempenho na prova.

5- Panda Matemática.

Quer aprender álgebra, aritmética, combinatória, probabilidade entre outros assuntos da matemática? O app Panda Matemática é excelente para ajudar os alunos que estão se preparando para o vestibular. Lá será possível encontrar videoaulas, resumos em PDF para download e muitos exercícios no formato do Enem.

6-MatchUp

Sabemos que a matemática vai além dos números, não é mesmo! Então se você quer praticar o raciocínio lógico, esse aplicativo é ideal para você.  De uma forma lúdica, o aplicativos oferece jogos que têm como objetivo  fazer com que os usuários vejam imagens na tela para, na sequência, encontrarem os pares com o menor número de tentativas possível. Além disso, são diversos níveis para desafiar cada vez mais a memória. Disponível na versão Android.

7-RevisApp.

Ideal para quem está se preparando para o Enem ou outro vestibular. Esse app traz um resumo sobre os principais temas do ensino médio, com palavras-chave, imagens e gráficos. Não é um app de exercício, mas excelente para revisar ou gravar conceitos e fórmulas.

8- Tindin.

Para encerrar vamos conhecer o aplicativo dedicado a educação financeira. Nele é apresentado a matemática do cotidiano, ou seja, a matemática de forma contextualizada. Outro detalhe interessante nesse app é que ele desenvolve a responsabilidade financeira através de elementos lúdicos.

Pronto! Agora que você conhece vários aplicativos de matemática, já pode usar com seus alunos ou como uma ferramenta pessoal.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

 

Referências:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: https://www.alex.pro.br/BNCC%20Arte.pdf. Acesso em: 26 abril 2022.

Conheça 15 aplicativos de matemática para aprender no dia a dia. Novos alunos, 2021. Disponível em: https://novosalunos.com.br/conheca-12-aplicativos-de-matematica-para-aprender-no-dia-a-dia. Acesso em: 23 abril 2022.

5 aplicativos de matemática para estudar em casa. Catraca livre, 2020. Disponível em: https://catracalivre.com.br/educacao/aplicativos-de-matematica-para-estudar-em-casa/. Acesso em: 26 abril 2022.

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...