Já ouviu falar em Deficiência Intelectual?

Estudante com Deficiência Intelectual tem dificuldades para estudar online usando computador

Você sabe o que é Deficiência Intelectual e como reconhecê-la?

Deficiência Intelectual é um transtorno do campo cognitivo, é uma patologia neurológica que atinge cerca de 3% a 4% das crianças. Esse transtorno tem como principal característica o nível de inteligência abaixo da média. Crianças com D.I têm a interação social e a comunicação comprometidas e o raciocínio lógico afetado, causando dificuldades nas áreas do aprendizado, da atenção, da memória e da linguagem da criança.

As estatísticas revelam que o transtorno é mais comum em crianças do sexo masculino, e que questões socioeconômicas contribuem para o índice de casos. Por exemplo, a maior prevalência ocorre em países de baixa e média renda onde as taxas são quase duas vezes maiores que nos países de alta renda.

Pessoas com Deficiência Intelectual tem o Q.I abaixo de esperado: 75 ou menos, enquanto a média é de 100 a 114 pontos.

Como identificar se uma criança possui Deficiência Intelectual?

Quem possui D.I tem o comportamento de uma pessoa com a idade inferior a que ela realmente tem, pois sente dificuldades para entender e realizar tarefas comuns do dia a dia. Mas alguns sintomas deixam mais claro se uma criança possui ou não o transtorno.

Há 4 níveis classificados: o leve, o moderado, grave ou profundo. Somente com uma avaliação feita por especialistas é possível identificar em que nível a criança se encaixa. No entanto, nem sempre é possível chegar a um resultado preciso, apenas quando a criança entra na idade escolar é que os sintomas tornam-se mais visíveis.

De acordo com a revista Neurosaber, são consideradas três áreas de funcionamento para chegar a um diagnóstico.

Conceitual — linguagem, leitura, escrita, matemática, raciocínio, conhecimento, memória.

Social — empatia, julgamento social, habilidades de comunicação, capacidade de seguir regras e de fazer amizades.

Prática — independência em áreas como cuidados pessoais, recreação e organização de tarefas escolares e cotidianas.

O funcionamento adaptativo é avaliado através de conversas com a criança, com os pais, professores e cuidadores.

Quais são os sintomas?

1- Atraso no desenvolvimento.

Crianças com D.I tem um perceptível atraso no seu desenvolvimento cognitivo. Por aprenderem de forma mais lenta, elas têm dificuldade em pronunciar palavras e construir frases.

2- Doenças.

Algumas doenças podem ser comuns em crianças com DI, por exemplo, convulsões, atraso no crescimento e distúrbios alimentares. Em bebês não conseguem realizar atividades motoras simples como virar na cama.

3- Ingenuidade Exacerbada.

O indivíduo com D.I são muitos ingênuos, além de terem uma idade cronológica, mas apresentam outra inferior, as suas atitudes também revelam o distúrbio. É comum uma criança de 10 anos se comportar como criança de 4 ou 5 anos.

4- Alto nível de dependência nos pais.

Por terem o desenvolvimento muito lento, crianças com o transtorno não desenvolvem a independência comum às crianças de acordo com suas faixas etárias. Assim elas precisam dos pais para desenvolverem práticas comuns do cotidiano.

5- Problemas de inter-relacionamentos.

Crianças com D.I podem sentir dificuldade na socialização até mesmo com outras crianças. Questões como habilidades ligadas à consciência das experiências alheias, empatia, habilidades com amizades, julgamento social e autorregulação não são atividades simples para quem possui o transtorno.

Qual o tratamento para pacientes com Deficiência Intelectual?

Por ser um transtorno de caráter genético, não há medicamentos para cura, no entanto alguns medicamentos são utilizados para regular os sintomas e ajudar a criança a se desenvolver melhor nas terapias e estimulações.

A Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis)) é um dos métodos aplicados com crianças com DI e autismo. Ele tem como objetivo a melhora das habilidades e comportamentos sociais. Não há um tipo específico de ferramenta para esse tipo de terapia, podendo ser feita até mesmo em casa, pelos responsáveis da criança, com a orientação de um profissional. A consistência do tratamento no seio da família é muito importante para o desenvolvimento do paciente.

Atividades que ajudam no desenvolvimento de crianças com D.I

O lúdico é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento cognitivo de toda a criança, inclusive as com D.I. Jogos e brincadeira estimulam a criatividade e desenvolve habilidades de diversos campos pessoais. Abaixo será listado algumas atividades que ajudam no progresso dessas crianças.

  • Vôlei sentado; 
  • Jogo de passes;
  • Usar formas geométricas para montar um robô, por exemplo;
  • Escrever o nome próprio com prendedores de roupas (cada letra em um prendedor);
  • Passar o cordão pelos canudos de macarrão (trabalhar a motricidade fina);
  • Canção nos palitos de picolé;
  • Memorização de letra X imagem;
  • Contar palitos (trabalhar números);
  • Quebra-cabeça personalizado;
  • Associação de cores entre garrafas e tampinhas.

É necessário que o professor tenha conhecimento sobre D.I e sobre a pessoa portadora do transtorno, para que a relação entre o profissional e o paciente seja proveitosa, ajudando no desenvolvimento cognitivo dessa criança ou adolescente.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Referências:

O que é deficiência Intelectual. Instituto Neurosaberttps. Disponível em:https://institutoneurosaber.com.br/o-que-e-deficiencia-intelectual-2/?gclid=EAIaIQobChMIp43Zt8Tk9wIVShXUAR3hSgkjEAAYASAAEgIC1_D_BwE Acesso em: 13 de maio de 2022.

Pimenta, Tatiane. Deficiência Intelectual: principais características, sintomas e tratamento. Blog Vittude. Disponível em: https://www.vittude.com/blog/deficiencia-intelectual-caracteristicas-sintomas/ Acesso em 14 de maio de 2022.

Brandão, Rui. Deficiência Intelectual: o que é, como reconhecer e tratar. Blog Zenklub. Disponível em: https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/deficiencia-intelectual/ Acesso em: 16 de maio de 2022.

Deficiência intelectual: quais os sintomas e tratamento mais adequado. SALZ- Clínica de especialidades. Disponível em: https://salzclinica.com.br/deficiencia-intelectual/ Acesso em: 17 de maio de 2022.

Rodrigo, Leandro. Como trabalhar com crianças com deficiência intelectual. Disponível em: https://institutoitard.com.br/como-trabalhar-com-alunos-com-deficiencia-intelectual/ Acesso em:17 de maio de 2022.

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...