8 melhores livros de artes para crianças

professora ensinando criança negra com livros de artes para crianças

Por que usar livros de artes no desenvolvimento infantil?

Os livros de artes para crianças são excelentes aliados para o desenvolvimento da criatividade dos pequenos. Por isso a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) enfatiza o componente curricular Artes como fundamental no processo de aprendizagem de crianças e jovens.

“Essas linguagens articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte” (BRASIL, 2017, p.193).

Qual a importância dos livros de artes?

A infância é uma importante etapa da vida, nela é definida muito do que serão essas crianças na fase adulta. E é aí que os livros de artes para crianças podem contribuir para desenvolver a sensibilidade, perceber o invisível e enxergar o belo em coisas simples do cotidiano, seja uma flor, uma nuvem que passa no céu ou uma pequena formiga no quintal da sua casa.

Pensando na importância que a artes tem na vida de todos, desde a infância, separamos uma lista, no post de hoje, com os melhores livros de artes para crianças. Boa leitura!

8 melhores livros de artes para crianças.

1. Tarsilinha

O primeiro da lista conta a história de uma das maiores artistas do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral. No livro, podemos encontrar o ambiente que foi palco de inspiração para boa parte das obras de Tarsila, a fazenda do seu pai. As paisagens da fauna e da flora, os animais e todo aquele ambiente foi inspirador para as criações da artista. Escrito por Patrícia Secco e Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista.

2. Limeriques para pinturas

Uma das formas de expressar a arte é através da escrita, e dentro da escrita temos os poemas. O livro Lameriques para pinturas é uma ótima escolha de desenvolver a arte dos poemas nas crianças. Escrito por Élias José, inspirado nos quadros de Gustavo Rosa.

3. Arte Brasileira Para Crianças: 100 Artistas e Atividades Para Você Brincar

100 grandes nomes da arte estão reunidos nesse livro, Nuno Ramos, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, entre outros nomes da arte moderna brasileira. Nesse livro você encontrará um pouco da história desses grandes artistas, além de um glossário com os termos usados nas artes visuais, assim as crianças poderão ter mais familiaridade. Além disso, é proposto uma atividade de acordo com a obra selecionada para representar.

4. Tesouros da arte

Quais materiais os artistas como Van Gogh utilizavam para criar suas artes? Esse livro de Rosie Dickens responde essa pergunta. O livro informa quais materiais os pequenos irão utilizar, antes mesmo de começar a leitura. Com atividades baseadas nos trabalhos de alguns dos principais artistas do mundo, a criança poderá aprender a realizar curvas como as de Van Gog. Outro detalhe importante é que antes de cada atividade a criança ler sobre a obra do artista.

5. Fabriqueta de ideias.

Colagens, gravuras em isopor, raspagem papel-carbono, pintura pré-histórica e muito mais você encontrará nesse livro de Katia Canton. O livro tem uma proposta baseada na literatura, meio ambiente e língua portuguesa.

6. Meu primeiro livro de artes.

No Meu primeiro livro de artes a imaginação corre solta! Obras com rostos, animais, mares tempestuosos e a singeleza das flores são alguns exemplos que serão encontrados nesse livro. Nele não é selecionado artistas e suas obras, mas várias obras agrupadas em diversos temas. A criançada aprende a fazer arte com o auxílio da palma de suas mãos.

7. Meu cadernão de jogos e desafios- Pinturas famosas.

Quer desenvolver habilidades artísticas de forma fácil e divertida? Se sua resposta for sim, você poderá utilizando o Meu cadernão de artes. Nele você encontrará pinturas famosas e uma série de brincadeiras como terminar desenhos, encontrar palavras, procurar detalhes das pinturas e ainda reúne curiosidades sobre o autor.

8. Tarsilinha e as formas e Tarsilinha e as cores.

Para encerrar a nossa lista, temos mais dois livros de artes para crianças que apreciam as obras de Tarsila do Amaral. São dois livros curtos, mas de grande riqueza artística. Enquanto um ( Tarsilinha e as formas)explora as figuras geométricas por meio da observação dos elementos que compõem as pinturas da artista, o outro (Tarsilinha e as cores) atrai os pequenos com as paisagens fauna e flora, cenário inspirador da autora.

Nesses livros, a criançada encontrará muitas fontes de estimulo para desenvolverem o seu lado artístico. Elas perceberão que os grandes artistas  inspiravam-se para criar suas obras em situações simples do cotidiano, mas que resultava em belíssimas obras de arte.

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Referência

CARARO, Aryane. 6 livros para o seu filho curtir as férias e gostar de artes. Revista crescer, 2019. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2019/01/6-livros-para-o-seu-filho-gostar-de-artes.html. Acesso em:19 abril 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <https://www.alex.pro.br/BNCC%20Arte.pdf>. Acesso em: 19 abril 2022.

RAMOS, Franciane. 8 livros de arte para crianças. Livro e café, 2011. Disponível em: https://livroecafe.com/2019/01/12/8-livros-de-arte-para-criancas/. Acesso em: 19 abril 2022.

 

Autor

Izabel Barros

Izabel Barros

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...