Conheça os benefícios da pintura na Educação Infantil

Bom, a pintura para criança é uma das melhores coisas que existe. Não pode ver lápis de cor, giz de cera, pincéis, tinta guache, que já querem sair pintando tudo, até as paredes, não é mesmo? Além das crianças se divertirem muito nesse processo, elas estão adquirindo diversos benefícios para o seu desenvolvimento. Então, é importante que as crianças explorem esse mundo da pintura na Educação Infantil ao máximo, visto que elas só têm a ganhar, principalmente, no quesito da aprendizagem.

Além da pintura ser uma atividade super divertida e interessante, a criança desenvolve várias habilidades, como: cognitiva, motora e socioemocional. Por isso, os professores, pais ou responsáveis devem estimular constantemente a criança, pois a pintura é essencial para o seu desenvolvimento.

Essa atividade é realizada diversas vezes na sala de aula e muitas vezes os professores ou até mesmo os pais não sabem os benefícios e a importância que ela tem. Pensando nisso, preparamos esse artigo sobre os benefícios e a importância da pintura na educação infantil. Boa leitura!

Qual é a importância da pintura na educação infantil?

Muitos artigos científicos apontam que a arte influencia positivamente desde cedo na vida da criança, como em “Art in Early Childhood: Curriculum Connections, de Jill Englebright Fox e Stacey Berry”.

O pedagogo alemão Friedrich Fröbel, fundador do primeiro jardim de infância, considerava que as crianças que estavam na primeira infância precisam se conectar com a própria arte e conhecer a arte de outros sujeitos. 

Segundo Fröbel, se envolver com atividades artísticas era fundamental, não porque possibilitava que os educadores identificassem quais crianças tinham habilidades incomuns, mas porque proporcionava “um desenvolvimento completo e de todos os lados”. 

Fröebel, afirmava que criar arte e conhecer a diversidade de artes que outras culturas têm é essencial para o desenvolvimento completo do sujeito. 

A finalidade do artigo de Fox e Berry é abordar a relevância da arte na aprendizagem e no desenvolvimento dos indivíduos.

Além disso, o artigo traz que as atividades artísticas possibilitam que a criança desenvolva habilidades que podem ser empregadas em diversas disciplinas, no desenvolvimento da confiança para expressar seus pensamentos e sentimentos por meio da arte.

Portanto, a pintura é positivamente eficaz para o desenvolvimento da criança. 

Quais são os benefícios da pintura para educação infantil?

1. Desenvolvimento socioemocional

Quando as crianças manuseiam argila, desenham com giz de cera ou pintam com tinta guache elas sentem uma satisfação emocional.

Isso acontece porque as crianças têm um controle com os materiais que elas estão utilizando e da autonomia que exercem através das inúmeras situações de criar e recriar. Essa liberdade de escolha que envolve a autonomia de selecionar os recursos que vão usar são oportunidades valiosas que as crianças conquistam, visto que essa determinação é o ponto de partida para decisões independentes.

Conforme R. Craig Sautter, no artigo publicado por ele, An Arts Education School Reform Program, retrata que as crianças quando estão expostas a atividades em grupos com os coleguinhas na sala de aula, dando resposta aos trabalhos umas das outras, possibilita a construção da autonomia de ambas, visto que as crianças envolvidas nesse contexto auxilia na aceitação de críticas e elogios do outro.

Além disso, essas atividades em grupos ajudam na aquisição de outras habilidades essenciais, por exemplo, compartilhar e negociar pelos materiais, socialização e esperar pela vez. Você imaginava que uma simples atividade proporciona o desenvolvimento de inúmeras habilidades? Pois bem, a pintura é o ponto de partida para seu aluno potencializar no processo de aprendizagem.

2. Desenvolvimento motor

Quando a criança faz o movimento com os braços para desenhar ou pintar auxilia com a coordenação e a força. 

Os movimentos com os dedos e mãos que as crianças utilizam para cortar com a tesoura, desenhar e pintar em áreas pequenas desenvolvem destreza e o controle na  coordenação motora fina. 

Segundo Koster, atividades artísticas auxiliam no desenvolvimento da coordenação olho-mão.  

Além disso, a coordenação é importantíssima para diversas atividades no contexto escolar, um exemplo disso é na formação de letras.

3. Melhora a motricidade

A motricidade é uma habilidade muito importante na educação infantil, visto que é nesse estágio que a criança desenvolve as capacidades de controle e entendimento do próprio corpo. Por isso, que atividades que envolvem pintura são extremamente importantes para o desenvolvimento dessa habilidade.

O movimento de pinça que a criança faz com os dedos para pegar o pincel e a precisão para conseguir pintar dentro da área que ela está pintando é muito importante para aprimorar as habilidades motoras finas. A criança não precisa necessariamente pintar “corretamente”, entretanto quando o indivíduo busca fazer essa atividade de forma adequada é uma experiência positiva para que mais à frente consiga fazer atividades mais complexas.

4. Trabalha a percepção espacial

A percepção espacial é a captação do que está em volta e como se posicionar  fisicamente no ambiente que está inserido. Quando a criança ainda é pequena ela aprende os princípios básicos de: perto, longe, alto, baixo, longo e curto. 

Então, as atividades de pinturas são importantíssimas para trabalhar esses aspectos com as crianças. Além disso, não são apenas atividades com os pincéis que devem ser oferecidas para as crianças, pois nesse contexto também é interessante possibilitar outras formas de ter contato com a pintura, como trabalhar com as mãos e os pés.

Confira 8 brincadeiras com tinta para a educação infantil

1. Livros para pintar

2. Pintura com as mãos e pés

Arte y creatividad como TERAPIA en tiempos difíciles

3. Tinta de gelo

Receita de tinta de gelo para o verão | Pra Gente Miúda

4. Sabonete colorido

Sabonete Infantil Artesanal no Elo7 | Xuá Cosméticos Artesanais (1319556)

5. Pintura “espirrada”

Pintura

6. Pintura com texturas

7. Desenhos livres

Criança que perdeu parte do dedo em escola de Joinville será indenizada | NSC Total

8. Desenhos para pintar

Desenho Mundo Bita 24 para colorir

Quais são as habilidades desenvolvidas através da pintura na Educação Infantil?

  1. Criatividade
  2. Imaginação
  3. Autoestima
  4. Organização de ideias
  5. Percepção do ambiente 
  6. Relaxa
  7. Concentração
  8. Resolução de problemas
  9. Expressa os sentimentos
  10.  Valorização da arte
  11. Diversão
  12. Aprendem a representar a realidade através da pintura
  13. Habilidades motoras

Para as crianças bem pequenas, o acesso à arte é um mar de diversão, visto que é uma atividade de exploração sensorial. Você sabe por quê? Porque elas amam a sensação de pintar e de sujar as mãos com tinta e aquela bagunça toda na hora da pintura. Então, o contato da pintura na Educação Infantil  possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades como já mencionado, pois são extremamente fundamentais no processo de aprendizagem. 

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá!

Referências:

PONSO, Leonardo. A importância da pintura na educação infantil: entenda porque você deve deixar seu filho pintar, rabiscar e desenhar à vontade. Quindim, 2021. Disponível em: https://quindim.com.br/blog/a-importancia-da-pintura-na-educacao-infantil/. Acesso em: 25 de nov. 2022.

Saiba a importância da pintura na educação infantil. O poder das cores, 2021. Disponível em: https://www.poderdascores.mundobic.com.br/pintura-na-educacao-infantil/. Acesso em: 30 de nov. 2022.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *