O planejamento da educação infantil
O planejamento da educação infantil é muito importante e um desafio para alguns profissionais, pois as crianças precisam de muita criatividade para conseguir focar no que está sendo abordado em sala de aula.
Para isso acontecer, é necessário que todos os funcionários os quais compõem a escola estejam envolvidos nessa tarefa, incluídos nesse processo, para promover um ambiente estimulador e para ser inserido no planejamento da educação infantil. Sendo assim, o planejamento é uma ferramenta orientadora do trabalho docente.
É essencial salientar que o planejamento da educação infantil deve ser elaborado de forma eficiente e que englobe o contexto da sala de aula e principalmente a realidade e o interesse do aluno. Mas, o que de fato, não pode faltar no planejamento da educação infantil para que os objetivos sejam conquistados?
Pensando nisso, preparamos algumas dicas do que não pode faltar no planejamento da educação infantil para ser colocado em prática na instituição de ensino. Esse é o assunto do nosso post de hoje. Boa leitura!
O que é o planejamento da educação infantil e o que é preciso considerar?
Segundo Araújo (2010), o planejamento não pode ser compreendido somente como uma ficha preenchida formalmente ou uma lista do que se pretende fazer na sala de aula. O planejamento é mais do que um papel preenchido, mas um posicionamento crítico do professor voltado para ações e vivencias no dia a dia do trabalho pedagógico.
“Planejar é: Elaborar – decidir que tipo de sociedade e de homem se quer e que tipo de ação educacional é necessária para isso; verificar a que distância se está deste tipo de ação e até que ponto se está contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir essa distancia e para contribuir mais para o resultado final estabelecido; Executar – agir em conformidade com o que foi proposto; e Avaliar – revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados.” (GANDIN, 1983, p.23)
É importante que os funcionários que fazem parte da instituição de ensino tenham participação na construção do planejamento para que seja executado de forma eficiente. O planejamento da educação infantil precisa ser pensado de acordo com os objetivos e a realidade do aluno.
O planejamento do professor é essencial para que os docentes e alunos desenvolvam uma aprendizagem significativa. Contudo, o planejamento é para ser utilizado como um manual para o docente não esquecer os objetivos do plano de ação.
O que o planejamento da educação infantil precisa abordar?
O planejamento é um processo de refletir sobre os desafios da educação escolar no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, o planejamento em si, deve abranger a elaboração, execução e avaliação de planos de ensino. Segundo GANDIN (1983):
“Atualmente, planejar é traçar, delinear, programar, elaborar um roteiro na tentativa de desenvolver conhecimentos, de interação, de experiências múltiplas e significativas para com os alunos. Por isso não é algo que se encontre pronto, como uma receita. Ao contrário, o planejamento é flexível e, como tal, permite ao educador repensar, revisando e buscando novos significados para sua prática pedagógica”. (p.23)
Diante disso, é fundamental não apenas só ter a intenção de fazer o planejamento. O planejamento da educação infantil deve ser planejado de acordo com os objetivos dos alunos e principalmente considerar a realidade de cada aluno. Por isso, a importância que o planejamento seja voltado unicamente para turma proposta e planejada, pois cada realidade é diferente.
Até mesmo em turmas de educação infantil torna-se necessário e muito interessante que habitualmente os alunos participem do planejamento diário, pois assim, eles terão consciência do que será proposto no dia e poderão avaliar ao término do mesmo se todas as atividades planejadas foram executadas e de que maneira foram realizadas, podendo opinar e dar sugestões do que pode ser melhorado e o que pode ser mantido da mesma forma em sua rotina diária. (ARAÚJO, 2010, p. 12)
É importante que o coordenador pedagógico estimule e promova o planejamento participativo e colabore na elaboração do planejamento e principalmente a pôr em prática. Dessa forma, o trabalho pedagógico terá mais sucesso.
O que não pode faltar no planejamento da educação infantil?
Primeiramente é preciso considerar alguns pontos importantes para construção de um bom planejamento para educação infantil. Entre eles, estão:
- Ter o entendimento que a criança é o centro do planejamento;
- Proporcionar um planejamento adaptado entre a criança e a intenção do docente;
- Certificar o caráter comunicativo e pedagógico do planejamento da educação infantil;
- O planejamento deve ter experiências reais da vida cotidiana das crianças;
- Certificar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança;
- Identificar no ambiente escolar os campos de experiência em destaque e desenvolver através dos objetivos;
- Entender que os acontecimentos obtidos no contexto educacional são experiencias. Sendo assim, necessita ser planejado. Dessa forma, o docente não deve elaborar o planejamento voltado para “achismo”, pois é necessário observar, estudar, pesquisar e planejar;
- É importantíssimo conhecer as crianças para que o planejamento seja efetivo. Observação, escuta, e registro são muito fundamentais durante o planejamento e no decorrer do processo.
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Referências
ARAÚJO, Fabíola. Planejamento pedagógico na educação infantil. Monografia (Pós-Graduação em Orientação Educacional e Pedagogia) – Universidade Candido Mendes. P. 35. 2010.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo, Loyola, 1983.
BRINCAR, Portifólio. O que não pode faltar no planejamento? Planejamento Pedagógico na Educação Infantil. Youtube, 13 out. 2021. Disponível em: https://youtu.be/Fh-BEWOibNw. Acesso em: 28 mar. 2022.
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